Conforme a sociedade muda, mudam também os hábitos da clientela e, por isso, é fundamental que bons gestores e empreendedores se adaptem a essa nova realidade na recepção para salão de beleza. E você, quer ficar sempre bem antenado? Então, precisa conhecer o conceito de recepção 4.0 e saber como ele se aplica a um recepcionista de salão de beleza!
A recepção é um dos primeiros contatos do cliente com o seu negócio. Por isso, deve ser eficiente, objetiva e prática, mas sem perder a elegância e a funcionalidade. A recepção 4.0 é tudo isso e muito mais!
A seguir, saberemos o que é esse conceito, como ele se aplica, quais são os seus pilares e suas vantagens para os salões de beleza. Assim, você poderá implementar essas mudanças em seu negócio e observar, de perto, todos esses benefícios. Vamos lá? Boa leitura!
O que é o conceito 4.0?
O conceito 4.0 foi um termo que surgiu a partir das indústrias. Ele é utilizado para designar um momento que é conhecido como a 4ª Revolução Industrial.
A indústria passou por muitas fases ao longo do tempo. Foram etapas voltadas ao surgimento das primeiras máquinas, ao uso do carvão, ao desenvolvimento dos computadores e, agora, estamos em um momento cujo foco está em conceitos como a Internet das Coisas (IoT), o uso da nuvem e a inteligência artificial.
Avançamos, portanto, ainda mais! E essa realidade é levada a todos os âmbitos, inclusive ao comércio.
E a recepção 4.0? A que se refere?
A recepção 4.0 nada mais é do que um ambiente de comunicação com o cliente que respeita às características mencionadas acima.
É uma recepção mais moderna, computadorizada, que utiliza recursos tecnológicos para otimizar o atendimento ao cliente e melhorar, também, o nível de organização dos dados e a produtividade dos profissionais encarregados.
Apesar disso, as pessoas ainda são o mais importante em todo esse conceito. A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar as relações com a clientela e torná-las ainda mais humanizadas.
Quais são os pilares desse conceito?
De modo resumido, o conceito da recepção 4.0 é sustentado por quatro pilares. Eles são:
- pessoas;
- tecnologia;
- processos;
- experiência.
O foco, portanto, continua sendo as pessoas. O atendimento, mesmo quando for iniciado pela inteligência artificial ou mensagens automáticas, deverá ser humanizado, acolhedor e respeitoso, fazendo com que a clientela se identifique desde um primeiro momento.
A tecnologia, por sua vez, é uma importante parte desse processo. Ela entra não para substituir o calor humano, mas sim para fazer com que os processos sejam mais rápidos e eficientes para todos.
Tudo isso melhora, portanto, a experiência do cliente. Mas não é só isso! Colabora também para que colaboradores e gestores possam trabalhar com mais tranquilidade e segurança, levando um atendimento ainda mais personalizado a cada um de seus clientes e melhorando a visibilidade geral de seu negócio.
Quais habilidades são fundamentais para um recepcionista de salão de beleza?
Algumas das habilidades desejadas nos colaboradores que atuam na recepção são:
- saber lidar com as emoções e trabalhá-las da melhor forma possível;
- saber contar histórias e cativar o cliente para conquistar vendas;
- ter uma boa técnica de convencimento;
- conhecer bem os produtos e serviços do salão;
- saber lidar com as tecnologias aplicadas (o que, não se preocupe, é conquistado apenas após um bom treinamento!).
Todas essas habilidades podem ser trabalhadas ao longo do tempo. Sendo assim, um bom profissional da recepção 4.0 é aquele que tem a mente aberta, vontade de aprender e muita determinação para se atualizar com as tendências!
Quais são os benefícios da recepção 4.0?
Agora, veremos algumas vantagens da implementação desses conceitos em seu salão de beleza.
Aumento do ticket médio
Ticket médio é um conceito que corresponde ao valor gasto em um estabelecimento por cada cliente. Com uma recepção mais eficiente e acolhedora, é bem provável que você consiga aumentar esse número consideravelmente.
Melhor taxa de conversão
A taxa de conversão nos dá uma ideia sobre como os clientes são “captados” pelo seu negócio. Esse é um bom indicador de desempenho e há vários modos de aumentar o seu valor: marketing (incluindo o digital e de relacionamento) e investimento em inovação são apenas alguns deles.
Melhor taxa de retenção
A retenção, por sua vez, fala sobre a fidelização do cliente que foi captado na etapa anterior. De nada adianta fazer uma alta conversão se os clientes não se tornam parte de sua rotina no salão de beleza. Sem dúvidas, a recepção 4.0 ajuda bastante nesse processo.
Mais produtividade para o negócio
Com o uso da tecnologia, fica muito mais fácil ter tempo e disposição para investir na dedicação em outros setores. Assim, a produtividade de todos os funcionários se torna muito maior e, consequentemente, a qualidade do serviço também!
Captação de talentos entre os colaboradores
Bons funcionários devem ser mantidos perto da gente. Com a recepção 4.0, os colaboradores desse setor se veem frente a frente em um mundo completamente novo, com mais qualidade de trabalho e um ambiente profissional mais saudável. Assim, você capta talentos e os torna parte de seu time por muito mais tempo.
Qual a importância de implementar a recepção para o salão de beleza?
Implementar a recepção para salão de beleza é fundamental para garantir um bom andamento das atividades organizacionais. Ou seja, ao utilizar boas estratégias de implementação, será possível ter uma equipe mais preparada para realizar um trabalho eficiente e de qualidade.
Além disso, os seus profissionais poderão contar com equipamentos e softwares de gestão que facilitem o seu dia a dia de trabalho. Essa implementação também permite que tenha um time empático e capaz de compreender as necessidades dos consumidores. Por isso, você não pode deixar de lado essa estratégia.
Como implementar a recepção no salão de beleza?
A implementação da recepção para salão de beleza é algo que deve ser feito gradualmente. Pensando nisso, listamos alguns tópicos que vão ajudar você nesse processo. Confira a seguir!
Faça um planejamento
O primeiro passo é estudar bastante sobre o assunto e, em conjunto com os recepcionistas de salão de beleza, discutir sobre quais seriam as melhores estratégias para a empresa.
Nessa etapa, também é importante entender bem quem são as pessoas que fazem parte do perfil do seu público-alvo. Dessa forma, será mais fácil traçar ações efetivas que visam encantar a clientela.
Organize o espaço
Deixar a recepção para salão de beleza com uma boa aparência é fundamental para que consiga encantar os consumidores que frequentam o estabelecimento. É preciso que o espaço esteja organizado com todos os itens no seu devido lugar. Assim, conseguirá passar uma imagem positiva da empresa, além de evitar perder documentos importantes dos clientes.
Treine a equipe
Essa é a hora de trabalhar as habilidades e saber qual a melhor aptidão de cada profissional. Cursos, treinamentos, palestras e até mesmo videoaulas são supereficientes para essa etapa. E você, como gestor, deve fazer parte desse aprendizado, a fim de poder gerir melhor o seu negócio, além de ser uma forma de incentivar o seu time a também querer participar das qualificações.
Esses treinamentos são indispensáveis para garantir que os processos do empreendimento sejam realizados corretamente, evitando falhas na comunicação e na execução das atividades diárias dos trabalhadores.
Com uma boa qualificação da equipe, também conseguirá evitar que os clientes fiquem insatisfeitos com o atendimento prestado pela empresa. O que evita passar imagem negativa do salão de beleza para o seu público-alvo.
Adquira os equipamentos necessários
Ter bons equipamentos também faz parte da implementação de recepção para salão de beleza. É preciso que você invista em alguns itens essenciais para a execução do trabalho dos profissionais. Por exemplo, em uma recepção não pode faltar um aparelho para fazer e receber ligações, além de um bom smartphone para entrar em contato com os clientes por meio dos aplicativos de mensagem.
Você também deve apostar em cadeiras confortáveis, visto que os recepcionistas passam muito tempo sentados no local. Deverá contar ainda com computadores e notebooks potentes, que auxiliem na execução do trabalho, além máscara de proteção, caso necessário, entre outros itens.
Invista em softwares
Esse é o momento de implementar as tecnologias em seu negócio. Para isso, é preciso investir em softwares de gestão, de atendimento e acompanhamento dos consumidores, a fim de que consiga otimizar os processos da recepção do salão de beleza, deixando-os mais eficientes e rápidos. Contar com a ajuda de uma empresa especializada nesse momento é muito importante. Afinal, estamos lidando com algo que demanda conhecimento técnico para a instalação e treinamento.
Com ajuda especializada, você também pode buscar outros diferenciais para o seu salão, como o desenvolvimento de um aplicativo próprio e ferramentas para a organização da agenda. Vale a pena investir!
Como pudemos ver, a recepção 4.0 é um conceito que pode fazer maravilhas para a experiência do cliente e melhorar o dia a dia do recepcionista de salão de beleza. Agora é hora de estudá-lo cada vez mais a fundo e, depois, implementar essas mudanças em seu empreendimento. Todos os envolvidos agradecem!
Contudo, para buscar inspirações que visem implementar a recepção do seu salão de beleza de forma eficiente, você deve acompanhar os conteúdos publicados no nosso blog. Lá tem muita informação importante que pode ajudá-lo a otimizar não só a recepção, mas todos os processos organizacionais da sua empresa.
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