Oferecer um excelente mix de produtos é um dos objetivos de grande parte dos empreendimentos, independentemente do nicho de atuação. No caso de um salão de beleza, não é diferente. Mas afinal, do que se trata esse termo? Mix de produtos é a definição para um conjunto de produtos que a empresa vende.
Exemplo: se o seu salão, hoje, se limita a vender itens para hidratação e nutrição de cabelos, esse é o seu mix (pequeno, por sinal). Com o objetivo de aumentar o ticket médio, de melhorar as vendas e de trazer maior confiabilidade para os clientes, o ideal é que ele seja pensado de forma estratégica e aprimorado continuamente.
Pensando nisso, elaboramos este material para explicar algumas dicas de como elaborá-lo. Quer saber mais? Confira!
Defina seu público-alvo
Seja qual for a estratégia de sua gestão, o primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo. Ainda, sugerimos que o seu negócio tenha o conhecimento sobre a sua persona. Trata-se da representação semifictícia do cliente ideal. Contudo, qual a diferença entre público e persona? Enquanto a definição de público é bem mais abrangente, persona traz mais informações e exemplificações para as suas estratégias. Veja:
- público-alvo — pessoas entre 20 e 40 anos que desejam melhorar o tratamento com seus cabelos;
- persona — Clara, 26 anos. Recém-formada, acumula dois empregos para poder ter uma renda maior. Por essa razão, não tem tempo de cuidar de seus cabelos, a não ser que conte com o apoio de profissionais que indiquem produtos diários para passar após o banho. Se informa pelas redes sociais e busca indicações com amigos e familiares para encontrar um salão que mais a agrade.
Percebe como a persona traz dados que serão muito úteis para as suas ações e estratégias? Por meio dessa compreensão, o empreendimento tem a oportunidade de entender qual vai ser o nicho principal que vai atacar.
Mulheres que desejam fazer a transição capilar e que, consequentemente, não usam produtos com sulfato? Atender ao público de forma geral, com produtos que sejam para todos os gostos e objetivos? Essa definição é o ponto de partida para que você conte com um mix de produtos que atraia a clientela e, ao mesmo tempo, melhore seus resultados.
Considere a sazonalidade
Em qualquer negócio, é essencial que você analise o fluxo de vendas em diferentes períodos. No caso de um salão de beleza, por exemplo, é comum que o movimento aumente significativamente em períodos festivos, como o fim do ano. Afinal, é durante o mês de dezembro que as maiores festas de formatura ocorrem, bem como há Natal, Ano Novo e viagens de férias.
Por essa razão, é importante que, durante esses períodos, também haja um controle mais preciso de seu estoque, de modo que não falte produtos quando alguns de seus clientes procurarem. Além disso, há aqueles períodos nos quais o movimento reduz. Entretanto, você só vai saber quais são esses meses quando faz um acompanhamento anual, que permitirá, inclusive, comparativos — qual foi o mês que mais vendeu em relação ao ano anterior e qual foi aquele que não foi tão bom assim?
Busque resolver os problemas dos clientes
Essa dica está diretamente atrelada à primeira. A partir do momento que você tem o conhecimento sobre a sua persona, você consequentemente tem a oportunidade de entender quais são as principais dores de seus clientes. Suponhamos que grande parte das pessoas que frequentam o seu espaço sejam aquelas que estejam em transição capilar. Como abordamos, para esse tipo de cliente, produtos que contenham sulfato não terão saída, uma vez que eles prejudicam a formação natural dos cachos.
Nesse sentido, o ideal é apostar no mix de produtos em uma variedade de itens para No e Low Poo, que consiste justamente na técnica de tirar produtos que contenham alguns componentes em suas fórmulas. Contudo, se você conta com uma base de clientes mais dividida, é natural que a escolha dos produtos a serem vendidos também seja meio a meio.
Independentemente do mercado que você vai atacar, essa definição será ainda mais precisa se você manter uma comunicação próxima com suas clientes, fazer pesquisas de satisfação, entender o que elas acham dos materiais disponíveis, analisar aqueles itens que têm mais saída e adaptar a sua estratégia conforme os resultados.
Busque por boas parcerias
Outra dica que contribui significativamente para a definição do mix de produtos é a de buscar por boas parcerias, especialmente quando nos referimos a fornecedores. Dessa forma, além de ter o conhecimento, por meio de quem entende dos produtos que mais estejam em alta no mercado, você terá a possibilidade de fazer negociações mais atrativas, bem como terá mais agilidade quando houver a necessidade de trazer um produto com urgência para o seu salão.
Para que você chegue a esse patamar, algumas dicas podem ser aplicadas. Entre elas, ressaltamos:
- caso faça alguma parceria com fornecedores que já estejam em sua base, tenha objetivos bem definidos;
- escolha fornecedores que tenham tradição no mercado e que já sejam bem recomendados por outros empreendimentos;
- organize os processos de seu salão, para você ter um controle preciso de quais são esses fornecedores e quais são aqueles com um melhor relacionamento;
- tenha atenção à logística, especialmente quando houver um aumento no mix de produtos — afinal, alguns prazos devem ser considerados, como o tempo do pedido e a logística de entrega.
Faça testes
Por fim, não deixe de fazer testes. Qualquer estratégia em qualquer empresa exige aplicação do que foi pensado e análise dos resultados. Se determinado mix de produtos não surtiu efeito em suas vendas, considere fazer trocas de marcas ou, até mesmo, trocar para outros itens com objetivos distintos.
Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre como montar um mix de produtos para salão. Para que haja um destaque ainda maior em suas vendas, o ideal é oferecer uma linha completa e diversificada de marcas para as suas clientes. E, claro, sempre considerar os resultados da sua atual estratégia e estudar modificações conforme as vendas saem.
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