Prestar um serviço de qualidade é essencial para conquistar clientes. Contudo, também é importante prestar atenção em diversos outros aspectos quando o assunto é conquistar fidelizações, já que a maneira de lidar com o público muda com cada vez mais frequência. Por isso, investir em uma boa comunicação com o cliente é fundamental.
É necessário ter um bom atendimento para fazer com que as pessoas percebam que seu empreendimento gera valor na vida delas, demonstrando a importância que cada cliente tem para seu negócio. Pensando nisso, elaboramos este texto sobre as principais estratégias para aproximar seu empreendimento de seus consumidores e alcançar mais fidelizações. Confira!
Entenda o perfil do cliente
O primeiro passo para ter uma boa relação com as pessoas que consomem seus serviços é compreender o perfil de cada uma delas. Entender como seus clientes pensam e o que gostam faz com que você possa oferecer o produto certo, do jeito certo e na hora certa. Quanto melhor você conhecer sua base, mais fácil será para manter uma boa comunicação com ela.
Para conhecer melhor sua clientela, você pode conversar durante o atendimento, prestar atenção no histórico de agendamento para entender a rotina de cada pessoa, fazer pesquisas de satisfação e questionários para perceber quais os pontos do atendimento que mais chamam atenção. Mas fique atento para não ser uma pessoa invasiva ou chata. Procure sempre estabelecer uma relação respeitosa.
Demonstre organização e preocupação com o ambiente
Para que as pessoas compreendam o valor que possuem para seu empreendimento, é necessário demonstrar a seriedade e a preocupação que você tem com seu trabalho. Nesse sentido, nada melhor do que ter um ambiente organizado e com os devidos cuidados de higiene e segurança.
Quando o assunto é salão de beleza, é fundamental que o ambiente passe a sensação de relaxamento e bem-estar. Deixe o local sempre limpo e com equipamentos em bom estado de conservação. Evite misturar diferentes serviços no mesmo ambiente. Assim, você garante qualidade e conforto, causando uma boa impressão.
Explique o serviço com antecedência
Se você pretende passar confiança e respeito aos seus clientes, é necessário deixar claro como funcionam seus serviços. Explique cada passo e avise sobre os procedimentos antes de começar. Lembre-se de explicar os detalhes e, ao final, pergunte se o resultado ficou bom ou se quer que mude algo. Não hesite em fazer ajustes e retoques necessários quando solicitados.
Seja profissional
Outro ponto essencial para garantir uma melhor comunicação é lidar com os clientes de modo profissional. Por mais que a intimidade com a clientela seja importante para gerar a sensação de familiaridade e conforto, é preciso tomar cuidado para que essa intimidade não ultrapasse a barreira do profissionalismo.
Tenha em mente que, antes de mais nada, você está prestando um serviço profissional justamente porque tem a qualificação necessária para isso. Portanto, seus clientes esperam de você seriedade e respeito tanto com eles quanto com o seu próprio trabalho.
Invista em qualificação e treinamento
Todo mercado tem inovações e isso é ainda mais intenso no universo da beleza. Novas técnicas, modas e procedimentos surgem constantemente, por isso é importante manter atenção e deixar seu pessoal informado sobre as novas tendências. Quanto melhor qualificada for sua equipe, mais clientes procurarão seus serviços, principalmente quando o assunto é um empreendimento moderno.
Trabalhe o pós-venda
Após fornecer um bom atendimento, com respeito e em um ambiente agradável, é importante tomar certas atitudes para conquistar a confiança dos clientes. Por mais que o serviço prestado tenha sido bom, isso não garante que eles voltarão, portanto, invista em seu pós-venda.
O pós-venda é o processo realizado depois que o cliente consome seu produto ou serviço. Essa é uma das ferramentas mais importantes de comunicação com o cliente e, quando feita de modo caprichado, tem grandes chances de gerar fidelização e retorno ao seu estabelecimento. Uma estratégia de pós-venda bem-feita permite que sua marca seja lembrada, querida e desejada. A seguir listamos algumas boas práticas de pós-venda.
Manter contato frequente após o atendimento
Você quer que as pessoas voltem, então uma boa estratégia é sugerir o próximo agendamento ao final do primeiro atendimento, assim será muito mais provável o retorno do cliente. Além disso, você pode enviar mensagens alguns dias ou horas antes do atendimento agendado, como uma forma de lembrete.
É também válido enviar mensagens em datas especiais, como aniversários. Nesses momentos você pode oferecer promoções e serviços, mas tenha cautela. Lembre-se de optar por um tratamento humanizado nas mensagens e não falar apenas de produtos ou vendas. Dessa forma, você garante que sua marca fique presente de forma afetiva no cotidiano das pessoas.
Fazer pesquisas de satisfação
O cliente é importante na hora de consumir seus produtos e serviços, mas também é fundamental para saber se a qualidade do seu trabalho está satisfatória. Por isso, finalizado o atendimento, ofereça uma pesquisa de satisfação para que possam tanto elogiar quanto criticar seu serviço.
Procure fazer isso sem que pareça uma pressão. A intenção é que as pessoas se sintam parte da evolução do empreendimento, portanto, precisam ficar à vontade para poder criticar e sugerir. Assim você estabelece uma relação de parceria e cumplicidade com aqueles que utilizam seus serviços, além de fazer um melhor diagnóstico de atendimento.
Promover programas de fidelização
Essa é uma prática de pós-venda que tem bastante espaço em negócios dos mais diversos segmentos. Criar programas de fidelização é uma ótima maneira de recompensar aquelas pessoas que mais frequentam seu estabelecimento, além de atrair novos, já que todo mundo gosta de receber vantagens e certos mimos.
Existem diversas formas de implementar um programa de fidelização. Você pode optar por realizar sorteios, descontos especiais por tempo determinado ou até mesmo indeterminado, criar um clube de vantagens. Enfim, não existe uma fórmula mágica para programas de fidelidade, por isso é importante conhecer bem seus clientes para saber ao certo o que é mais interessante para eles.
Estabelecer uma boa relação com as pessoas que utilizam seus produtos e serviços nem sempre é algo fácil, mas sem dúvida passa pela organização de uma boa comunicação com o cliente. Como você pôde perceber ao longo do texto, pequenos detalhes fazem toda a diferença. Assim sendo, leve em conta as dicas que trabalhamos neste texto, pois garantir a fidelização de clientes é tão importante quanto conquistar novos.
O que achou de nossas dicas para que você melhore a comunicação com sua clientela? Quer ter acesso a mais conteúdos para melhorar seu empreendimento de beleza? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e também no Instagram!