Com o avanço da tecnologia, o uso de aplicativos em aparelhos móveis tem feito parte da vida de muitas pessoas. Eles trazem uma maior praticidade e podem aproximar empresas que optam por utilizar aplicativos próprios para os seus clientes. Essa ação aumenta a presença da organização na rotina dos consumidores e facilita uma maior interação entre as partes.
Apesar dos pontos positivos, os empreendedores ainda ficam em dúvida se realmente vale a pena investir em um aplicativo. Se esse for o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo nessa decisão. Neste post, vamos falar das vantagens e das desvantagens de adotar o uso de um app no seu salão de beleza. Continue a leitura!
Os benefícios de utilizar um aplicativo próprio
Para você decidir se vale a pena investir em um aplicativo próprio para o seu salão de beleza, vamos iniciar falando dos benefícios que essa ação pode proporcionar para a empresa. Confira, a seguir, algumas das vantagens que podem ser exploradas.
Marcação facilitada
O primeiro ponto positivo de apostar em um aplicativo próprio é a possibilidade de ter uma marcação facilitada dos serviços. Com a rotina corrida, é cada vez mais comum que os clientes prefiram visualizar diversos horários disponíveis para que consigam decidir qual melhor se encaixa no intervalo dos seus compromissos.
Imagine a seguinte situação: você quer agendar um corte de cabelo, mas está com o tempo curto. O que você prefere fazer: consultar na tela do celular quando pode agendar o corte ou pegar o telefone, ligar e tentar achar algum horário adequado à sua agenda?
Nesse exemplo, é muito mais provável que os clientes optem pelo uso do aplicativo e agendem o procedimento em um salão que disponibiliza esse serviço de forma online do que resolvam ligar para algum estabelecimento que só faz esse atendimento pelo telefone. Devido a essa facilidade de acesso, a marcação feita por aplicativos de celular tende a aumentar a probabilidade de que os consumidores marquem um horário para realizar algum procedimento no seu salão.
Registro de pagamento
Outro benefício do uso de um aplicativo próprio é a facilidade no controle de pagamentos e de recebimentos. Sabe aquele caderninho com o nome do cliente e o valor gasto que você nunca mais vai passar a limpo? Pode esquecê-lo! No app, você poderá ter todas essas informações na tela do celular ou do computador.
Essa estratégia permite uma organização financeira muito mais prática. Em alguns minutos, é possível gerar relatórios com a quantidade de pagamento que entrou no dia, em determinada semana ou durante o mês. Além disso, alguns aplicativos também têm conexão com meios de pagamento, facilitando essa ação.
A possibilidade do registro de pagamento via aplicativo facilita muito a vida de todos os colaboradores do salão, uma vez que eles podem direcionar todos os seus esforços para o atendimento ao cliente. Assim, o gasto de tempo com questões que envolvam o recebimento e outras partes administrativas diminui.
Acesso fácil ao histórico do cliente
Uma importante vantagem que o uso de um aplicativo próprio para salão pode oferecer é a possibilidade de manter salvo o histórico do cliente. Para tanto, é necessário que o app esteja programado para realizar essa função.
A partir da coleta desses dados, o empreendedor pode realizar diversas ações que podem manter o seu público mais próximo ao salão. Algumas medidas que podem ser adotadas a partir do histórico de agendamentos e procedimentos realizados são:
- oferecer uma premiação para os consumidores assíduos;
- enviar e-mails lembrando que o cliente não aparece no salão há algum tempo e oferecer algum código de desconto para ele agendar um procedimento pelo app;
- enviar um e-mail lembrando que está na hora de refazer determinado procedimento.
Informações facilitadas de contato
Por fim, o último benefício que escolhemos trazer hoje é a melhora na comunicação entre o salão e os clientes. Por meio do aplicativo próprio, é possível conseguir informações facilitadas de contato com todos os frequentadores.
Assim como o app pode ser programado para receber e registrar os pagamentos, ele também pode conter ações direcionadas para facilitar a interação direta com o cliente. Isso diminui o tempo de trabalho e aproxima o público do salão, aumentando as chances de se ter clientes fiéis.
Os desafios de utilizar um aplicativo próprio
Agora que você já conhece os benefícios de investir em um aplicativo próprio para o seu negócio, chegou o momento de ficar por dentro de alguns desafios que essa decisão pode trazer. Veja, a seguir, alguns deles.
Desenvolvimento do aplicativo
Um dos grandes desafios de quem decide adotar um app próprio é o desenvolvimento da ferramenta. Para atender a todas as demandas de projetos do negócio, o aplicativo precisa ser pensado e programado de maneira estratégica.
Essa ação pode trazer um pouco de trabalho, uma vez que o recurso precisa ser realmente bom e conversar com o público. Caso ele seja de difícil manuseio, a estratégia pode não gerar os resultados esperados.
Custo e retorno
O outro desafio que deve ser considerado e pesado no momento da decisão de ter ou não um aplicativo próprio é a relação entre o custo e o retorno que o app trará para a empresa. Para conseguir decidir, o mais indicado é colocar na ponta do lápis todos os gastos que envolvem a aquisição e o desenvolvimento do aplicativo.
Depois disso, é necessário fazer uma estimativa do retorno que o app trará. Algumas questões que podem ser consideradas para essa medição são:
- o aumento no número de agendamentos que o aplicativo trará;
- o tempo economizado com relatórios;
- o tempo economizado com planilhas financeiras etc.
Vale lembrar que as horas poupadas poderão ser revertidas em um número maior de atendimentos, uma vez que os colaboradores poderão focar mais o seu trabalho.
Não existe uma resposta certa para o questionamento sobre a validade de investir ou não em um aplicativo próprio para o salão de beleza. É necessário que se faça uma avaliação conforme as especificidades de cada negócio. Neste material, como visto, trouxemos alguns benefícios e alguns desafios. Cada gestor precisa observá-los com cautela para tomar a decisão acertada para o seu estabelecimento.
Então, gostou das nossas dicas envolvendo o uso de tecnologias e de um aplicativo próprio? Agora que você aprendeu um pouco sobre o assunto, que tal permitir que os seus amigos também tenham esse conhecimento? Compartilhe o post em suas redes sociais e espalhe essa informação!