Se você já trabalha na área da beleza há muito tempo — ou tem seu próprio salão — já deve ter notado como a maneira de se relacionar com o cliente mudou. Antes, o que ditava a decisão do público era o preço dos serviços, assim como a qualidade dos produtos usados ou a exclusividade sobre determinados tratamentos de beleza.
Embora todas essas questões ainda sejam relevantes e façam parte do processo de decisão de compra do consumidor, existe um ponto que faz toda a diferença: o relacionamento com o cliente. As pessoas valorizam cada vez mais a forma como uma empresa se relaciona com ela, portanto, vale a pena ficar de olho nessa tendência.
Aliás, essa tendência tem um nome: marketing de relacionamento. A seguir, vamos explicar mais sobre essa prática e você vai entender todas as vantagens que seu negócio pode alcançar apostando em um bom relacionamento com a clientela.
Confira a seguir!
O que é marketing de relacionamento?
Antes de entender as vantagens do marketing de relacionamento, é essencial descobrir o conceito por trás dele. Portanto, marketing de relacionamento é uma estratégia que cria uma série de ações para manter um ótimo relacionamento com os clientes e, assim, garantir a sua fidelidade, além da satisfação.
O objetivo por trás dessa estratégia é fazer com que o cliente enxergue o seu salão de beleza não como apenas mais uma empresa que presta serviços para ele, mas como um parceiro que soluciona problemas, eleva a autoestima e está disponível sempre que ele precisa.
No entanto, o bom relacionamento com o cliente não deve ser encarado apenas como uma estratégia. Ele também deve fazer parte da cultura do seu negócio e precisa ser executado por todos. Desde o primeiro contato do público com o seu espaço e, indo além, mesmo após ele pagar pelo serviço e deixar o salão.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Quando você mantém um bom relacionamento com seus clientes é possível esperar bons resultados em seu negócio. Contudo, quais seriam esses resultados especificamente? Eles são inúmeros, mas reunimos os principais a seguir.
Fidelização de clientes
Mais importante que conquistar um milhão de clientes é fazer com que eles retornem com frequência. Esse é o engano de muitos profissionais — não só da beleza, mas de diversos segmentos —, que acreditam que a chave para o sucesso é conquistar novos clientes todos os dias.
A verdade é que você precisa concentrar seus esforços em fidelizar essas pessoas e o marketing de relacionamento faz isso por você. Quando o cliente sente que é bem atendido, ele sente vontade de voltar e experimentar a mesma experiência. Assim, você terá cada vez menos trabalho em correr atrás de novos clientes e vai notar que eles vêm até seu espaço sem esforço.
Redução de custos
Muita gente não percebe, mas conquistar novos clientes exige investimento. Muitas pessoas usam aplicativos pagos para divulgar seus serviços, além de investir em páginas na Internet, serviços de social media, e-mail marketing e muito mais. Se você nunca usou nada disso, é possível que já tenha gasto bastante tempo tentando conquistar mais clientes.
Portanto, atrair pessoas para seu espaço nunca é algo gratuito, mesmo que você não gaste dinheiro nessa busca. Com a fidelização dos seus clientes, você pode investir um pouco menos tentando atrair a atenção do público e, consequentemente, reduz custos no salão.
Aumento do ticket médio
Se você paga por um serviço em um salão de beleza e gosta da experiência, é natural que deseje experimentar cada vez mais opções de tratamentos, não é mesmo? Usando o marketing de relacionamento, você pode fazer com que seus clientes tenham essa mesma visão do seu espaço e passem a consumir mais e mais os seus serviços.
Por isso, é importante reforçar a necessidade de fazer do marketing de relacionamento uma característica da cultura do seu negócio. Todos os profissionais do salão precisam estar alinhados com as estratégias de relacionamento ou o cliente pode ter a impressão de que é bem tratado apenas por profissionais específicos.
Ganho de autoridade
O marketing de relacionamento é uma das melhores ferramentas para gerar o famoso boca a boca. Quando seus clientes começam a indicar seu trabalho para outras pessoas, você ganha não só mais pessoas circulando no seu espaço, mas também conquista autoridade no mercado.
Pessoas, profissionais e até outras empresas passam a reconhecer você como uma referência nos serviços que oferece e você ganha muito mais visibilidade no mercado. Assim, é possível até cobrar mais pelos serviços de beleza, uma vez que o valor do seu trabalho passa a ser mais percebido que o preço.
Visibilidade na Internet
Você deve saber como a presença na Internet é essencial para qualquer negócio hoje. Páginas movimentadas em redes sociais, como o Instagram, podem fazer verdadeiros milagres para o seu salão, principalmente quando existem muitas pessoas seguindo e elogiando o seu trabalho por lá.
Quando as pessoas confirmam que gostam do seu atendimento, elas ajudam você a conquistar a confiança de outras pessoas, sem que precise se esforçar muito para isso. Todo esse movimento vai criar um sistema autossustentável de captação de clientes e você não vai sofrer para encontrar pessoas interessadas em conhecer o seu trabalho.
Por fim, o marketing de relacionamento não deve ser encarado apenas como uma ferramenta que traz benefícios para o seu salão de beleza, mas sim, como uma estratégia que propõe satisfazer todas as necessidades do seu público, gerando maior satisfação possível. É uma via de mão dupla que traz benefícios para ambos os lados.
Por isso, comece a pensar hoje mesmo sobre como se relacionar melhor com seu público, crie um planejamento estratégico e comece a colher os benefícios do marketing de relacionamento em breve!
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