Em uma gestão de salão de beleza, é essencial buscar pelas melhores práticas e estratégias que impactem o funcionamento do negócio e otimizem o trabalho de seus funcionários. A agenda online é uma dessas ferramentas. Hoje, a tecnologia tem trazido ganhos para diversos setores de um empreendimento, desde a divulgação até o controle de seus clientes.
Por meio da agenda online, existe a possibilidade de você utilizar uma solução própria para salões com o objetivo de marcar os serviços com o seu público, de modo que qualquer pessoa possa visualizá-la antes de confirmar o horário com quem estiver do outro lado da linha — além de trazer mais autonomia para quem quer fazer por si só o agendamento.
Você ainda não conhece os principais benefícios de contar com esse tipo de solução? Neste artigo a gente explica, confira!
Redução de erros
Especialmente para salões que estão em crescimento, é preciso ter muito cuidado quanto ao agendamento de clientes. Imagine só a seguinte situação: o seu negócio oferece tanto os serviços de manicure quanto o de cabeleireira. Dessa forma, a secretária marca ambos os trabalhos para uma mesma cliente. No entanto, em outro momento, novamente marca ambos os trabalhos para um horário logo em seguida. Ou seja, não daria tempo de concluir um serviço para dar início ao outro.
Consequentemente, a cliente ficaria insatisfeita, uma vez que ocorreria atraso em seu atendimento. Isso pode impactar a imagem de seu negócio, que ficaria negativa perante o seu público. Dessa forma, é uma perda de diferencial competitivo, o que aumenta os riscos de essa mesma pessoa ir para a concorrência.
Por meio do agendamento online, todos os serviços e horários disponíveis terão uma melhor visualização por parte do atendimento, o que minimiza consideravelmente as chances de ocorrer uma situação como essa. Além, é claro, do fato de que o próprio cliente pode ter acesso a esses espaços e ele mesmo marcar o seu horário.
Diminuição da fila de espera
Se o agendamento for feito de forma manual, para evitar situações como as que mencionamos no exemplo acima, é comum que os salões adotem fila de espera para marcar um novo atendimento. Ou, ainda, há riscos de haver fila no próprio espaço físico do negócio, principalmente em dias de maior fluxo de clientes (épocas comemorativas especialmente, como final de ano, Dia das Mães etc.).
Com o agendamento online, as chances de isso ocorrer são pequenas. Afinal, o sistema identifica quais são os períodos em que toda a equipe estará ocupada, além de a secretária ter a oportunidade de visualizar todos os espaços que estão vagos. Sendo assim, o retorno ao cliente é imediato, não havendo a necessidade de entrar em contato novamente para identificar se haverá ou não a oportunidade de realizar aquele serviço.
Melhora no atendimento
Para atrair mais clientes, é importante investir em boas práticas de marketing, ter um contato frequente nas redes sociais e atualizar constantemente as técnicas oferecidas aos seus clientes, independentemente da área (manicure, pedicure, cabeleireiro etc.). Porém, todas essas estratégias podem ser prejudicadas caso não haja um bom atendimento.
Quando há preocupação com esse tópico, alguns ganhos podem ser usufruídos pelo seu empreendimento, como:
- maior satisfação de todo o seu público;
- fidelização dos clientes, uma vez que eles estarão satisfeitos com o serviço oferecido e também com a pontualidade de seus profissionais;
- melhora na experiência do seu cliente;
- aumento na receita;
- oportunidade de as próprias clientes divulgarem o seu negócio, o chamado marketing boca a boca.
Por essa razão, entender quais são as melhores práticas, implementá-las e analisar como impactarão os seus indicadores deve ser uma das prioridades. No caso do agendamento online, alguns ganhos nesse sentido podem ser percebidos, como o rápido atendimento.
Como explicamos, os funcionários têm acesso rápido e prático aos horários e, caso haja disponibilidade no seu site, o próprio cliente tem esse tipo de acesso. Todas as pessoas que frequentam o seu negócio se sentirão mais especiais, uma vez que elas mesmas terão um controle mais preciso sobre o momento ideal para fazer o serviço.
Diminuição do no-show
Você já passou por uma situação de esperar um cliente e ele nunca aparecer? Certamente você se prejudicou não apenas pelo dinheiro perdido naquele horário, como também por perder a oportunidade de destinar esse espaço da agenda para uma pessoa que de fato se comprometeria a comparecer.
No agendamento online, o próprio cliente tem a oportunidade de desmarcar ou remarcar, conforme suas necessidades. Sabemos que imprevistos acontecem e nem sempre existe o tempo hábil de avisar. Porém, como a pessoa já tem o entendimento dessa funcionalidade, ela recorrerá à solução para fazer a remarcação, caso queira.
Disponibilidade 24 horas
Como já sabemos, o mercado está competitivo. Por essa razão, continuamente precisamos buscar estratégias que possibilitem que o salão saia na frente de seus concorrentes. É humanamente impossível oferecer um atendimento 24 horas, uma vez que, fora do horário comercial, seria muito desgastante manter uma comunicação — independentemente do canal.
Se o seu site traz uma alternativa para que a própria pessoa possa entrar e marcar o serviço pretendido e o horário ideal, oferecerá a oportunidade para que seu público realize agendamentos a qualquer hora do dia — sem que, para isso, haja a necessidade de contar com um profissional disponível.
Além disso, o cliente pode realizar essa prática de qualquer aparelho e em qualquer lugar. Isso garante mais flexibilidade para a sua base. Ao mesmo tempo, o seu negócio pode caminhar cada vez mais para o digital. Você não apenas estará presente nas redes sociais, como também vai aplicar o que a tecnologia oferece de melhor para aprimorar o contato com quem já conhece seus serviços.
E então, o que achou de saber um pouco mais sobre os diferenciais de uma agenda online? Para implementá-la, é importante conhecer os fornecedores disponíveis no mercado e avaliar como as funcionalidades se adéquam às suas necessidades, além de realizar um breve treinamento com a sua equipe para que qualquer pessoa saiba utilizá-la sempre que necessário.
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