Não há dúvidas de que, para oferecer os melhores produtos aos clientes, uma empresa de qualquer porte precisa armazenar bem os itens até que sejam vendidos ao público. Nesse sentido, fazer o controle de estoque do salão de beleza é indispensável para maximizar a margem de lucro e baixar os custos de manutenção da mercadoria.
Pensando nisso, este conteúdo explica o que você precisa saber para controlar o estoque do seu empreendimento, gerenciando os itens comercializados de maneira eficaz. Isto é, evitando erros como a falta de insumos e demais produtos necessários para a realização de determinados serviços estéticos na loja.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Qual é a importância de fazer controle de estoque no salão?
Respondendo à questão, a importância de controlar o estoque é manter o nível de investimentos e minimizar os gastos associados à manutenção dos itens vendidos no negócio. Assim, a gestão de estoque é crucial para que a equipe possa oferecer os inúmeros serviços aos clientes do salão e também evita perdas (devido à validade ou às condições climáticas, por exemplo) durante o processo de acondicionamento dos insumos.
Como funciona o controle de estoque no salão de beleza?
Muita gente se pergunta como, afinal, funciona o controle de estoque, certo? Essa etapa é feita com o constante monitoramento dos materiais estocados (tanto os produtos acabados quanto as matérias-primas). Igualmente, um controle de estoque eficaz deve analisar não apenas o fluxo de entradas e saídas dos itens (todas as alterações que ocorrem no armazém), mas também é preciso minimizar as perdas e prever a demanda por novos insumos.
Quais são os métodos de controle de estoque?
A depender do tamanho e do segmento no qual atua a empresa, existem muitos métodos que podem ser usados pelo gestor para ter um controle de estoque eficaz, por exemplo:
- UEPS ou Último a Entrar, Primeiro a Sair, estratégia comum em salões, que prioriza a saída de insumos com maior custo de armazenamento;
- custo médio ou Média Ponderada Móvel, método que ajuda a calcular os tributos, sendo, inclusive, recomendado pela Receita;
- Just in Time, também chamado No Tempo Certo, modelo que mantém um estoque mínimo e, geralmente, depende de um sistema de gestão empresarial para funcionar;
- curva ABC, estratégia que otimiza a operação, considerando fatores como lucratividade, faturamento e giro;
- preço específico, estratégia que reduz a baixa dos produtos no estoque e é muito usual para quem vende maquinário e automóveis;
- ciclo PDCA, focados nos processos Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Act (agir), etapas que ajudam a resolver os problemas de armazenamento de produtos;
- giro de estoque, identificando o desempenho do negócio a partir do fluxo da mercadoria e da distribuição dos produtos em um determinado tempo;
- e PEPS ou Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, muito aplicado à realidade dos salões de beleza, define a saída do estoque pelo fator cronológico e evita desperdícios durante a alocação dos itens.
Quais dicas ajudam a fazer controle de estoque no salão de beleza?
Até aqui, você entendeu qual é a dimensão que o controle de estoque tem em uma empresa. No entanto, a questão que fica é sobre como colocar essa estratégia em prática no seu salão de beleza, não é?
Listamos as principais dicas. Confira!
1. Mapeie os materiais que não podem faltar
A lista não poderia começar de outra forma, pois, para fazer uma boa gestão de estoque, é preciso mapear os itens que não podem faltar no salão. O motivo é que deixar de fornecer um produto ou um insumo prejudica a realização dos serviços e pode impactar negativamente a satisfação do cliente com a marca.
2. Preveja as demandas
O trabalho de gestão de estoque deve colocar em prática, também, a previsão sobre novas demandas do público, antecipando-se às tendências do mercado da beleza, a fim de garantir que não faltem insumos necessários para a realização de tratamentos e demais serviços de estética, por exemplo.
3. Analise as entradas e as saídas
Não há como fazer um bom controle do estoque sem analisar o que entra e sai do armazenamento. Assim, o gestor, focado em aumentar a lucratividade do negócio e se ater às metas da empresa, deve manter atualizada a planilha com o fluxo de produtos e matérias-primas comercializados no salão de beleza.
4. Coloque em ordem por prazo de validade
Outra dica é usar o método do Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS), especialmente se o empreendimento não tiver um estoque muito amplo, sendo mais fácil priorizar a saída de itens que estão mais próximos de vencer. Assim, o gestor garante a qualidade do serviço prestado ao cliente, sem desperdiçar insumos após o prazo de validade estabelecido pelo fornecedor.
5. Automatize os processos
Por fim, a dica é automatizar os processos, isto é, investir em tecnologia para aumentar a confiabilidade do controle de estoque e zerar os erros durante o armazenamento da mercadoria. Além disso, softwares e sistemas de gestão substituem funções humanas e otimizam o trabalho dos colaboradores no salão de beleza.
Como a tecnologia auxilia o controle de estoque do salão?
Atualmente, os sistemas de gestão empresarial melhoram a qualidade do controle de estoque nas empresas, especialmente em salões de beleza, que costumam ter um grande fluxo de clientes e precisam de tecnologia para preservar a integridade dos dados e das informações pessoais dos clientes.
Por outro lado, adquirir impressoras de etiquetas e leitores de códigos, por exemplo, pode ser uma estratégia para aumentar a automação dos serviços no salão e, claro, melhorar a gestão do estoque, controlando as entradas e as saídas dos produtos e dos insumos estocados.
Neste conteúdo, você aprendeu como fazer o controle de estoque do salão de beleza, uma etapa indispensável para a empresa melhorar a lucratividade e evitar que alguns produtos faltem no dia a dia. Então, coloque as dicas em prática e, se possível, conte com a automação de processos para reduzir erros de gerenciamento na loja.
Gostou do texto? Se sim, continue descobrindo dicas para administrar melhor o seu salão. Veja, agora, como calcular a margem de lucro de um produto!