Ter sucesso em um empreendimento nem sempre é algo simples, ainda mais quando estamos tratando de um salão de beleza, ramo que cresceu significativamente nos últimos anos. Para conseguir se destacar entre a concorrência, é necessário prestar atenção em uma série de detalhes, fornecendo o melhor serviço possível para os consumidores.
É comum que os gestores desses negócios não trabalhem somente com a administração, mas também com o atendimento e até mesmo com as vendas. Por conta dessa dupla jornada, fazer a gestão de salão de beleza de maneira adequada pode ser mais complicado. Por isso, elaboramos este texto. Nele, daremos algumas dicas importantes de boas práticas dessa administração. Boa leitura!
O que é gestão?
Antes de tudo, é válido esclarecer o que significa gerir um empreendimento. A gestão, para além da administração das questões do empreendimento, envolve também o incentivo à participação e o estímulo à autonomia e à responsabilidade dos colaboradores, por exemplo.
Nesse sentido, o gerenciamento tem um teor tanto administrativo quanto de relacionamento e posicionamento do negócio. Isso significa que fazer a gestão envolve, além de estipular metas e organizar documentações, traçar planos e tomar atitudes para que os objetivos sejam atingidos, engajando os funcionários e os clientes, trazendo destaque e atenção para a marca etc.
Como fazer uma boa gestão do seu salão?
Agora que você compreende melhor o que significa gerenciamento, vale a pena refletir sobre algumas atitudes e dicas que podem ser tomadas para alcançar uma excelência na gestão de um salão de beleza. Você perceberá que os detalhes fazem toda a diferença.
1. Faça parcerias
Em todos os ramos do mercado, é necessário fazer parcerias para poder alavancar o negócio. Quando o assunto envolve um salão de beleza, essa realidade é ainda mais verdadeira. Mesmo que grande parte do trabalho seja focado em um profissional central, cooperações são necessárias.
É possível se relacionar com terceiros que fiquem responsáveis por determinados serviços fora de sua especialidade, ou, então, para o fornecimento de produtos que podem ser comercializados em seu estabelecimento e até mesmo utilizados em tratamentos específicos.
No entanto, lembre-se de que é necessário ter muito cuidado e conhecer bem as parcerias que você faz. Uma escolha errada pode ser prejudicial para a imagem de todo o salão. Portanto, procure o histórico dos parceiros e estabeleça com clareza como acontecerá essa relação.
2. Participe de eventos
Outro ponto indispensável é a participação em eventos. Esse aspecto é bastante amplo para quem trabalha com salões de beleza. São inúmeros os congressos, cursos e demais reuniões que visam a promover e gerar networking entre marcas e profissionais. Esses eventos são ótimas oportunidades para estabelecer parcerias e aprimorar os conhecimentos.
Além de reuniões direcionadas ao ramo, é importante ficar por dentro dos eventos sociais que permeiam o seu público. Procure informações sobre eles em sua cidade. Essas são ótimas oportunidades para divulgar o seu trabalho, conquistar novos clientes e contribuir para o meio em que você se insere.
3. Escolha com cuidado o seu ponto
Muitas pessoas negligenciam esse elemento, mas o local em que será instalado o seu salão é fundamental em diversos aspectos. É comum pensar que espaços entre shoppings ou centros comerciais são bons, mas nem sempre isso é verdade. A questão mais importante na hora de escolher o seu ponto é pensar em um local que tenha a ver com o seu público.
Pense em qual clientela quer atingir e qual é a melhor estratégia para isso. Muitos salões começam dentro de bairros, atendendo aos moradores daquele local e, aos poucos, com o bom trabalho, vão ganhando mais destaque, chamando a atenção de pessoas de outras localidades. Nesses casos, talvez valha a pena migrar para um local mais central.
É importante que o seu ponto possa ser bem visualizado e que esteja em um lugar agradável para a sua clientela. Além disso, a estrutura do estabelecimento precisa ser capaz de atender ao volume de clientes que chegará até ele. Muitas vezes, as pessoas ficam bastante tempo no salão, portanto, prepare um ambiente em que os clientes possam ficar à vontade e tranquilos.
4. Foque o bom atendimento
De nada adianta haver boas parcerias, um excelente local de atendimento e um ambiente confortável se a maneira como os clientes são tratados é inadequada. Não é possível ter sucesso com um empreendimento sem trabalhar um bom atendimento ao público. Por isso, procure dar o máximo de atenção a esse aspecto e invista no treinamento de pessoal. Além disso, é sempre importante fazer pesquisas de satisfação para poder aprimorar a experiência.
5. Diversifique as formas de pagamento
Um ponto muito importante, mas ao qual muitas pessoas não dão atenção com relação à gestão de um salão de beleza, é a diversificação nas formas de pagamento. Cada cliente lida com as suas economias da maneira que entende ser mais adequada, por isso, é importante que o salão esteja preparado para enfrentar essa realidade. Existem inúmeros aplicativos de pagamentos, máquinas de cartão de crédito e outras formas de diversificar o recebimento com segurança.
6. Invista em marketing sensorial
O marketing sensorial explora os cinco sentidos do corpo. Por meio dele, é possível causar experiências marcantes nas pessoas. Nesse sentido, algumas técnicas podem ser levadas em consideração de acordo com cada uma das experiências sensitivas, tais como:
- visão: evite a poluição visual, investindo em um ambiente limpo e agradável. Elabore uma identidade visual e siga padrões de cores que se relacionem com os produtos ofertados;
- olfato: procure utilizar incensos e essências naturais para que o ambiente tenha uma atmosfera agradável. Tome cuidado apenas para não misturar aromas;
- audição: procure reproduzir músicas que tenham a ver com o gosto musical dos seus clientes. O ideal é evitar o rádio e contar com serviços de playlists personalizadas;
- tato: tenha sempre amostras de tintura de cabelo, esmalte e demais produtos ofertados pelo salão. Deixe que os clientes toquem nos produtos, leiam os rótulos e explorem a embalagem antes de utilizá-los;
- paladar: ofereça lanches, bolachas e biscoitos aos clientes, com um café, um chá ou um suco, enquanto eles aguardam ou posteriormente ao atendimento. Nesse sentido, é possível fazer parcerias com padarias ou confeitarias.
Como foi possível notar ao longo do texto, para garantir uma boa gestão de salão de beleza, é necessário ter atenção a detalhes e dedicação. Nem sempre essa é uma tarefa fácil devido ao acúmulo de afazeres. Mas, seguindo as nossas dicas e mantendo a organização, é possível alcançar o sucesso e conquistar o espaço que o seu salão merece.
Quer saber mais sobre como gerir e administrar o seu salão da melhor forma possível, angariando cada vez mais clientes? Então, confira o nosso artigo sobre como melhorar a comunicação para fidelizar mais!