Você sabe como fazer parcerias para expandir o seu salão? Hoje, existe a necessidade de buscar diferentes estratégias de marketing para que seu negócio se destaque e conquiste um número maior de público. Porém, apenas investir em redes sociais ou ter o marketing offline para alcançar os seus resultados almejados não é suficiente. Nesse contexto, as parcerias têm ganhado um crescimento significativo no mercado, seja qual for o nicho de atuação.
Na área de estética, inclusive para salões de beleza, trata-se de uma ação efetiva, que gera engajamento e atrai potenciais clientes. Porém, precisam ser estratégicas, contando com um bom planejamento para que sejam efetivas. Neste conteúdo, a gente explica algumas dicas sobre o que deve ser levado em consideração. Continue a leitura e saiba mais!
Analise o público do salão
O primeiro passo para definir parcerias é entender quem é o público de seu salão. Por essa razão, indicamos também que você tenha uma persona bem alinhada. Qual a diferença entre ambos? Enquanto o público é mais abrangente, a persona traz mais especificidades sobre o seu potencial cliente. Veja um exemplo:
- público-alvo — mulheres entre 20 e 50 anos que desejam passar por uma transformação em seu visual;
- persona — Juliana, 32 anos. De classe média, vai semanalmente aos salões retocar o cabelo, fazer as unhas e realizar outros procedimentos conforme a sua necessidade. É advogada e utiliza as redes sociais para se informar e buscar indicações. Segue bastante influencers de sua região, e leva em consideração a opinião dessas pessoas no momento de escolher por uma empresa.
Conforme podemos perceber, ao ter a sua persona alinhada, consequentemente tem a possibilidade de definir as estratégias de marketing com mais eficiência. No caso das parcerias, você terá a oportunidade de entender quais delas melhor se identificam com os seus clientes, de modo que atraia um potencial público para o seu estabelecimento.
Defina o objetivo da parceria
Independentemente de qual seja a ação adotada em seu negócio, ter um objetivo bem definido deve ser uma das prioridades. Dessa forma, ao final do processo, você terá a possibilidade de analisar se de fato teve sucesso com o projeto, além de estudar quais foram os pontos positivos e os pontos negativos.
Exemplo: suponhamos que o seu salão fechou parceria com uma influencer de destaque de sua região. Ela tem mais de 40 mil seguidores no Instagram e muita credibilidade para divulgar produtos e serviços. Para que a influencer, de fato, foque nas necessidades do estabelecimento, isso deve ser alinhado previamente.
Se o objetivo de seu negócio for divulgar um novo serviço, por exemplo, a influencer pode falar sobre ele, utilizar o serviço para trazer suas percepções para o público, filmar o passo a passo de como foi feito, além de mostrar o resultado.
Caso o interesse de seu salão seja apenas em brand awareness (ou seja, ser reconhecido no seu mercado), não há necessidade de a influencer abordar sobre produtos e serviços específicos, mas sim falar sobre o salão como um todo.
Entenda o alcance do parceiro
Conforme o exemplo acima, uma influencer de 40 mil seguidores pode ter um significativo alcance em uma região. Porém, esse é um ponto que deve ser avaliado no momento de fechar a parceria. Se a sua opção for nessa estratégia de pessoas que exercem um papel importante nos canais da cidade, analise não apenas seguidores, como também o engajamento que ela tem nas curtidas.
Muitas vezes, alguém que tenha relativamente poucas pessoas em sua página consegue ter uma boa interação, com usuários comentando e perguntando sobre as parcerias feitas, com postagens que tenham muitas curtidas, entre outras métricas.
Também é importante entender se aquela pessoa, de fato, se alinha com o seu negócio. Se você fechar parceria com alguém que constantemente está envolvido em polêmica, pode ser prejudicial para a imagem do salão. As pessoas naturalmente vão associar o seu negócio com esses casos, o que seria negativo para os seus resultados, o que impacta os lucros.
Avalie a concorrência
Não deixe de fazer um benchmarking para entender o que a concorrência vem fazendo. Dessa forma, você pode analisar quais foram as parcerias fechadas por ela nos últimos meses, qual foi o engajamento nas redes sociais, além de verificar se o modelo de campanha de fato é algo que interesse o seu estabelecimento.
Ao adotar essa etapa, consequentemente sua empresa fica atualizada em relação à estratégia, mais competitiva quanto às decisões tomadas, além de possibilitar uma visão mais abrangente do negócio.
Porém, sempre tenha em mente que você precisa adaptar as ações de acordo com a realidade de seu salão e de seu público. Muitas vezes, um estabelecimento, apesar de fornecer os mesmos produtos e serviços, foca em uma parcela de pessoas completamente diferente, influenciando nas decisões de marketing.
Analise potenciais parceiros
Muitas vezes, uma empresa pode ser uma excelente parceira mas que não atenda ao objetivo que foi traçado anteriormente. Por essa razão, é sempre importante que o seu time identifique quais são as intenções de se fazer uma parceria, qual é o resultado que deseja alcançar para só então avaliar potenciais parceiros.
Entenda: suponhamos que o seu intuito é aumentar as vendas por meio de um combo de serviços. Se você fecha parceria com uma empresa que nada tenha a ver com o seu público, dificilmente tem a possibilidade de chegar a esse resultado. Do contrário, se você fecha negócio com uma clínica de estética que oferece apenas serviços que não têm em seu salão (depilação a laser, por exemplo), você vai conseguir gerar valor para os seus clientes oferecendo descontos se ele fechar negócio com os dois empreendimentos.
Faça eventos
Uma outra ação que traz bons resultados para o seu negócio é a realização de eventos que contribuam para a divulgação dessa parceria e também de seu salão como um todo. Para essa estratégia, alguns cuidados devem ser tomados. A seguir, a gente listou os principais, confira:
- planeje os custos — você deve levar em consideração que um evento seria mais um custo para o seu salão. Portanto, entenda se os gastos estão de acordo com o orçamento planejado para o marketing e analise se isso não impactaria na saúde financeira;
- procure bons fornecedores — um bom evento exige bons fornecedores. Nesse sentido, faça uma lista de todos os itens necessários para realizá-lo e avalie quais são as melhores empresas do mercado para te atender;
- divulgue bem o evento — utilize suas redes sociais para ampliar a divulgação do evento e aumentar o alcance da sua proposta;
- gerencie o pós-evento — de nada adianta aplicar investimento se você não analisar os resultados. Por isso, metrifique os principais indicadores e entenda o que isso trouxe de positivo;
- peça feedback aos seus clientes — no pós-evento, não deixe de solicitar feedback às pessoas que participaram do evento. Assim, você poderá entender o que deu certo e o que pode ser aperfeiçoado nas próximas estratégias como essa.
Utilize as redes sociais
Por meio das redes sociais, o seu salão tem a oportunidade de estabelecer diferentes estratégias. Desde atração de clientes à comunicação mais adequada com o seu público até a conseguir parcerias de sucesso.
Quando abordamos sobre parcerias de sucesso, precisamos identificar que é preciso estabelecer diferentes etapas depois que o contato já foi feito. De nada adianta você fechar uma ideia muito boa se você não divulga e nem mesmo estabelece uma estratégia para colocar em prática essa estratégia, concorda?
Nesse sentido, você pode utilizar seus diferentes canais para que essas parcerias sejam divulgadas para a sua base, de modo que os resultados realmente sejam alcançados para ambas as partes e a parceria surta o efeito desejado.
Nas redes sociais, nunca se esqueça de voltar às particularidades de sua persona para a definição da estratégia. Afinal, é preciso estar nos canais onde ela está presente, com o tom de voz adequado e também com o timing certo das publicações. Somente assim é que as postagens terão o engajamento necessário para que a sua parceria seja reconhecida e vista pela sua audiência, bem como haja compartilhamentos e engajamento por parte dos usuários que acompanham o seu salão.
Defina tudo o que pode oferecer aos parceiros
O planejamento é a peça chave para que qualquer parceria tenha um bom resultado. É nessa etapa que você vai definir o objetivo, um dos pontos principais para que se estabeleça métricas para analisar os resultados.
No planejamento, você também vai definir tudo o que pode oferecer aos parceiros e vice-versa. Essa etapa contribui para que haja alinhamento de expectativas e que cada empresa (tanto o seu salão quanto o outro negócio) já definam o que pode ser entregue e quais os ganhos que isso pode trazer.
Ao final da parceria, com isso tudo levantado e analisado, vocês têm a possibilidade de identificar quais foram os custos, quais foram os ganhos e identificar pontos positivos e de melhorias. Assim, nas próximas parcerias, certamente os resultados tendem a ser mais expressivos.
Neste conteúdo você pôde entender como fazer parcerias para expandir o seu salão, com dicas práticas para serem adotadas. Seja qual for a estratégia pensada, é importante contar com um bom planejamento, uma vez que a empresa terá a oportunidade de identificar quais são os principais passos e o que deve ser feito para alcançar os objetivos almejados. Assim, certamente os resultados serão mais positivos.
Parcerias são importantes ferramentas para aumentar a percepção de valor de seu negócio. Se você deseja saber dicas de como aprimorar essa questão, é só continuar no blog e conferir outro material que produzimos!