Definir o valor de um serviço em um salão de beleza não é uma tarefa simples, mas aumentar preços e informar o reajuste aos clientes pode ser ainda mais desafiador. Essa costuma ser uma grande preocupação dos empreendedores.
É nesse momento que o cliente faz uma análise sobre a relação de custo-benefício que ele vai passar a receber. Assim, pode decidir entre continuar investindo em você ou procurar algum concorrente.
Ao aumentar preços, é preciso tomar alguns cuidados para não perder clientes e acabar transformando uma melhoria em uma grande dor de cabeça. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as 7 dicas deste post!
1. Não faça reajustes sem justificativas
Reajustar o preço de um produto ou serviço é uma prática comum para qualquer tipo de empreendimento. Afinal, todos os anos a economia traz essa necessidade devido à inflação e outros aspectos.
Mesmo assim, existem mais questões que podem forçar o empreendedor a rever seus preços. Entre elas, a atuação da concorrência, o reajuste dos fornecedores, o aumento dos custos internos e assim por diante.
Fora essas situações, é preciso tomar muito cuidado ao reajustar, principalmente quando o principal objetivo é aumentar o lucro. Lembre-se de que seus clientes precisam perceber as vantagens em pagar mais caro por seus serviços.
2. Torne os benefícios evidentes
Mesmo que um determinado reajuste não tenha relação direta com um investimento palpável, como oferecer produtos de maior qualidade, aumentar o espaço físico ou adquirir equipamentos mais modernos, é preciso procurar realizar melhorias constantes no salão.
O cliente não leva em consideração o reajuste dos seus fornecedores, ele não percebe que seus custos passaram a ser maiores e nem imagina que seus concorrentes estão mais competitivos. O cliente quer perceber os benefícios que ele ganha.
Por isso, é essencial promover melhorias constantemente. Assim, um aumento nos valores não será recebido como algo injustificável e sim como um benefício constante.
3. Aprenda a diferenciar preço de valor
Muitos empreendedores não levam em consideração que preço e valor são coisas distintas. Preço é dinheiro pago para receber um produto ou serviço que resolve um problema. Já o valor representa os benefícios que esse produto ou serviço pode oferecer, que vão muito além de cumprir sua função principal.
Em um salão de beleza, pode-se explorar os benefícios à autoestima que os tratamentos trazem, o resgate da autoconfiança, da beleza, do poder pessoal, das conquistas do dia a dia e assim por diante.
Hoje em dia, o valor de um serviço é muito mais percebido do que seu preço. Esse aspecto tem um grande peso na decisão da compra. Por isso, vale a pena deixar claro o valor do seu trabalho.
4. Dê foco para seus diferenciais competitivos
Diferencial competitivo é uma ou mais características que tornam uma marca diferente da outra, mesmo quando ambas oferecem soluções muito parecidas. São esses diferenciais que chamam a atenção dos clientes e fazem com que eles decidam pagar mais caro para estar ali.
O salão pode se diferenciar, por exemplo:
- pela excelência no atendimento;
- pela especialização em um tipo de serviço específico;
- por oferecer produtos exclusivos;
- por criar novas técnicas;
- por ter uma agenda flexível;
- por oferecer uma experiência diferenciada etc.
Primeiro, é preciso identificar quais são os seus diferenciais. Eles precisam ser reais para que possam trazer verdadeiros resultados. Se você não consegue identificar nenhum agora, pode começar a trabalhar no objetivo de desenvolver um hoje mesmo.
5. Mantenha os clientes informados sobre os reajustes
Reajustar os valores dos serviços e só informar os clientes na hora do pagamento sempre é visto como um sinal de desrespeito com o consumidor. Além disso, passa a impressão de que houve uma tentativa de omitir o aumento.
O cliente está acostumado a pagar um determinado valor, marca um horário e vai preparado para gastar a quantia de sempre. Descobrir que terá que desembolsar mais pelo mesmo serviço, sem ter percebido nenhuma vantagem que justifique ou ser avisado, cria a experiência de insatisfação.
Procure informar sua clientela com antecedência. Hoje, existem diversos canais de comunicação com os clientes, como grupos no WhatsApp, postagens no Facebook ou stories no Instagram.
Também é importante manter toda a equipe informada sobre reajustes e mudanças em pacotes e procedimentos. Assim, não haverá divergências na hora de passar uma informação.
6. Faça uma previsão antes de lançar um reajuste
Informar a clientela sobre o ajuste é a parte que mais assusta os empreendedores. Portanto, a grande maioria deles prefere não ter que passar por isso todos os anos.
Para resolver esse problema, é possível fazer um reajuste por período, pulando 2 anos, por exemplo. Para que isso funcione, é preciso fazer uma boa previsão dos aumentos que o salão de beleza vai sofrer dentro dos próximos anos e lançar o reajuste de uma só vez.
Lembre-se de que essa é só uma dica e não uma prática obrigatória. O ideal é procurar soluções que se encaixem na realidade do seu espaço.
7. Ofereça condições especiais para clientes fiéis
O salão de beleza é um tipo de empreendimento que fideliza clientes por anos. Não é incomum encontrar profissionais que se tornam amigos de longa data das pessoas que são atendidas.
Essa possibilidade de interação e fidelização não é possível em todos os setores. Por isso, essa relação precisa ser preservada da melhor maneira possível, mesmo na hora do reajuste.
Ao aumentar o valor dos seus serviços, procure oferecer condições especiais para aqueles clientes que já estão há muito tempo com o salão e garantem a fidelidade. Você pode possibilitar que ele parcele em mais vezes ou tenha descontos maiores.
Você já teve alguma experiência ao aumentar preços em seu salão? Se ainda não passou por esse momento, essas dicas serão muito valiosas para que o reajuste não se transforme em um risco e afaste sua clientela.
Por fim, nossa dica é que analise muito bem todas as possibilidades, custos e variáveis antes de lançar um aumento de preços no seu salão. Tenha sempre estratégias para tornar essa mudança menos drástica aos clientes.
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