Ter uma boa imagem de divulgação é fundamental para o processo de vendas nas redes sociais. Isso porque, por meio dessas fotos, você consegue chamar a atenção do seu público-alvo para os serviços ofertados, visto que essa é uma forma de fazer a clientela ficar encantada com os procedimentos realizados em seu salão de beleza. Dessa forma, é possível ter uma melhor reputação no meio digital e atrair mais clientes para o empreendimento.
Para entender melhor sobre o assunto e descobrir como é possível postar uma boa imagem de divulgação do seu trabalho, continue a leitura do artigo. Vamos lá?
Entenda a necessidade de desenvolver uma identidade visual para o seu negócio
Desenvolver uma identidade visual para o seu empreendimento é fundamental para deixar a “marca” da sua empresa na mente das pessoas. Ou seja, fazer com que elas sempre associem determinada foto à sua empresa. Contudo, para que isso seja possível, é preciso manter as imagens de divulgação dentro dessa lógica.
Então, não se esqueça de reforçar a identidade visual da sua marca em todos os posts que fizer. Você pode fazê-lo por meio de cores, logotipos, entre outros. A partir disso, é possível tornar os consumidores mais próximos do seu salão de beleza e das informações que são divulgadas nas suas redes sociais.
Saiba como fazer uma boa imagem de divulgação do seu trabalho
Para fazer uma boa imagem de divulgação do seu trabalho, é preciso seguir algumas orientações. Por isso, preparamos para você algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo. Confira!
Use paletas limitadas
A paleta de cores é considerada um conjunto de cores pré-selecionadas, as quais são utilizadas em harmonia para transmitir uma ideia, uma sensação, um sentimento ou uma identidade visual. A partir disso, é possível deixar as artes das redes sociais mais sofisticadas e atrativas aos olhos dos consumidores.
Para que isso seja possível, é necessário usar paletas limitadas, que definam quais as cores da identidade visual do seu negócio. Isso porque elas têm grande poder de representação da sua marca e influenciam a forma como ela será vista pelo público.
Ao definir a paleta, ela precisa ser usada com frequência em suas postagens e em todo o material de divulgação, para que o reconhecimento da marca seja feito de maneira espontânea. Assim, caso opte pela tonalidade azul como a principal para a sua identidade visual, as pessoas vão passar a criar um sentimento de associação ao verem determinada cor na cidade, no objetivo, nas roupas etc.
Então, não se esqueça de que a paleta de cores deve ser inserida de forma estratégica em sua imagem de divulgação para que os clientes conheçam os traços da identidade visual de forma automatizada e sem esforço. Com isso, a sua empresa passa a ficar sempre na memória dos consumidores.
Tenha atenção com a composição
Na hora de fazer uma boa imagem de divulgação do trabalho, é preciso ficar atento à sua composição. Ou seja, o arranjo de elementos que vão contribuir para a quebra de monotonia da foto ao acrescentarem um efeito emocional.
Isso significa que, para agradar aos clientes, é preciso usar mais do que uma imagem “bonita”. As fotografias devem transmitir uma mensagem, a qual esteja em concordância com a disposição dos seus elementos.
Veja, a seguir, os três principais elementos da composição de uma imagem:
- linhas: ao usar as linhas horizontais, é possível passar uma sensação de calma e estabilidade. Já nas linhas verticais, é notada uma sensação de grandiosidade, sendo recomendadas para dar destaque ao tamanho de alguns elementos e deixar a figura mais dinâmica;
- cores: têm o objetivo de transmitir sentimentos e sensações. Dessa forma, as cores frias, como verde, azul, branco e cinza, dão um ar de calma, equilíbrio e controle. Já as cores quentes, como vermelho, preto, amarelo e laranja, tendem a despertar a satisfação, o impulso e a ação;
- formas: os círculos e triângulos são formas que tendem a despertar curiosidade e estímulo, além de levarem a uma maior identificação com a imagem.
Invista em fotos com qualidade
Um dos maiores erros cometidos na web é publicar imagens com baixa resolução e fora do contexto. Isso pode fazer com que as fotografias fiquem borradas e tremidas, não despertando o interesse do seu público, visto que não conseguirão passar uma boa impressão da sua empresa e dos serviços ofertados.
Isso tende a impactar diretamente o número de seguidores que você terá nas redes sociais e a interação dos consumidores com a sua marca. Essa prática, inclusive, pode influenciar o número de novos clientes que vão entrar em contato com você.
Por isso, caso você vá tirar uma foto do seu salão de beleza, ou se quiser investir em ilustrações, preste atenção a esses pontos que citamos. Antes de fazer as postagens nas redes sociais, certifique-se de que as imagens estão sendo salvas com uma boa resolução.
Busque entender a preferência do público
Saber do que o seu público gosta é fundamental para conseguir postar um conteúdo e uma imagem de qualidade, que desperte o interesse de todos. Isso pode ser feito por meio de uma enquete nos Stories, por exemplo, perguntando o que levou aquelas pessoas a clicarem no seu anúncio ou na imagem de um serviço.
A partir de uma entrevista, que também pode ser feita nos Stories ou por meio de links externos para os seus leads, você também consegue ter boas pistas e ideias que contribuam para melhorar a sua comunicação visual. Além disso, esse recurso pode ajudá-lo a ter um bom relacionamento com os seguidores da sua página.
Portanto, não esqueça que ter uma boa imagem de divulgação do seu trabalho é indispensável para conseguir atrair e fidelizar mais clientes. Além de ser, é claro, uma ótima oportunidade de mostrar para os usuários das redes sociais que o seu serviço é de alta qualidade e bastante profissional.
No entanto, para que isso seja possível, não se esqueça de investir em fotos com uma boa resolução, usar paletas limitadas, ter atenção com a composição e buscar entender a preferência do seu público. Assim, o seu negócio estará cada vez mais capacitado para atender às necessidades da clientela.
Gostou do artigo sobre o uso de uma imagem de divulgação no seu trabalho? Vai usar essas dicas para as suas redes sociais? Deixe o seu comentário sobre o assunto. A sua opinião é fundamental!