O fluxo de caixa é indispensável para um negócio ter êxito, mas existem alguns imprevistos que podem prejudicar esse montante e interferir nos planos de gestão. Pensando nisso, este texto apresenta o que é e por que evitar a inadimplência em salão de beleza, uma prática que gera prejuízo para os empreendimentos e ameaça a saúde fiscal da empresa.
Adiante, você entende, também, quais são as melhores dicas para fugir de clientes inadimplentes, seja atualizando o cadastro, enviando lembretes de pagamento, apostando em tecnologia, mantendo um bom relacionamento com a clientela, facilitando a quitação de dívida, valorizando bons pagadores e, claro, priorizando o pagamento à vista.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
O que é a inadimplência?
A inadimplência ocorre, no meio financeiro e jurídico, quando não se cumpre devidamente uma obrigação, como o não pagamento de produtos e serviços na data de vencimento ou o não cumprimento de um contrato, em relação ao que foi combinado previamente entre as partes.
Dessa forma, é inadimplente, em resumo, a pessoa que está com o “nome sujo” no mercado, podendo ter restrições de crédito e financiamento por causa da dívida. Um exemplo: o cliente gostou de um cosmético vendido no salão de beleza e definiu com a gerência que pagaria pelo item até o dia 1° do próximo mês, mas, com o passar do prazo, ele não cumpriu o combinado. Portanto, a partir do dia 02, já está inadimplente.
Por que a inadimplência pode prejudicar o salão de beleza?
A inadimplência é prejudicial para qualquer negócio, uma vez que envolve a saída de bens e serviços que não são devidamente pagos pela clientela, tendo como resultado um prejuízo para o empreendimento.
Em relação aos salões de beleza, a inadimplência é ainda mais prejudicial, visto que esse tipo de negócio lida diretamente com o público e precisa de um fluxo de caixa otimizado para operar no mercado e investir em mix de produtos e novos tratamentos estéticos. Sem o capital, a gerência pode enfrentar problemas para quitar os custos fixos e variáveis da empresa.
Como evitar a inadimplência na sua empresa de beleza?
Até aqui, você já sabe o que é e por que evitar a inadimplência na sua empresa, mas a dúvida que fica é: como fugir de clientes com “nome sujo” no seu salão de beleza? Listamos as principais dicas para esquivar-se dessa prática.
1. Priorize o pagamento à vista
A primeira tática para evitar a inadimplência em um salão de beleza é priorizar o pagamento à vista, que já garante a quitação do serviço ou do bem adquirido, realizando a transferência do capital, em um curto prazo, para a empresa contratada. Dessa forma, a gestão garante o fluxo de caixa e dispensa imprevistos na hora de fechar as contas sobre custos e despesas mensais.
2. Tenha um cadastro atualizado
Muitos salões de beleza trabalham com a compra feita a crédito (o popular fiado), para pessoas que desejam um serviço ou um produto da cartela, mas não podem remunerar o estabelecimento na mesma hora. Se esse for o caso, é importante manter o cadastro dos clientes sempre atualizado, para saber quem tem mais chance de ser inadimplente.
3. Envie lembretes de pagamento
Ao realizar uma compra a prazo, que não garante o pagamento na hora, o salão de beleza deve estabelecer um contrato formal ou informal com o cliente, no qual o devedor se compromete a ressarcir a empresa em uma data específica. A partir desse momento, a gerência pode enviar lembretes para a pessoa, certificando-se de que está a par da data limite e informando que ela será inadimplente caso não cumpra com o acordo.
4. Mantenha um bom relacionamento
O salão depende do contato com as pessoas e, por isso, deve sempre manter um bom relacionamento com o público. Essa tática é importante, também, para evitar inadimplência, pois os contratos financeiros em uma empresa dependem da comunicação com os clientes, que deve ser preferencialmente clara e objetiva.
5. Conte com a tecnologia
Atualmente, existe tecnologia para reconhecer quem está com o “nome sujo” ou que cliente tem mais probabilidade de ser inadimplente. Por isso, ao trabalhar com compras a prazo no seu estabelecimento, certifique-se, com sites oficiais ou softwares específicos, do score (pontuação usada por instituições financeiras para avaliar se o perfil é um bom pagador) da pessoa.
6. Facilite o pagamento
Outra forma de garantir o recebimento na compra de produtos e serviços a prazo é facilitar a cobrança financeira, o que pode ser feito ao diversificar as opções de crédito. Para entender como aplicar isso na empresa, é importante ouvir os seus clientes, entendendo qual é o método de pagamento mais prático para o público do seu salão de beleza.
7. Valorize os bons pagadores
Não é por acaso que o mercado financeiro trabalha com o conceito de score, que ajuda a definir bons e maus pagadores. Por isso, ao ter certeza sobre o cadastro da sua clientela, é importante valorizar os clientes que pagam por serviços e produtos em dia. Uma dica é oferecer a esse público estratégias de fidelização, como brindes, cupons exclusivos e um programa de fidelidade.
Que erros evitar ao cobrar os clientes inadimplentes no salão de beleza?
Salões de beleza podem contribuir para a taxa de inadimplência dos clientes quando não têm uma postura proativa. É preciso cobrar devidamente as contas atrasadas e respeitar, sempre, o Código de Defesa do Consumidor, que regula as relações no comércio.
É um erro não avaliar as condições de crédito da pessoa, consultando a tecnologia da Serasa Experian e do Serviço de Proteção ao Crédito, por exemplo, antes de realizar a venda. Da mesma forma, a gestão deve fazer um contrato antes de realizar transações com um maior valor, o que pode gerar despesa em dívida não paga pela clientela.
Neste texto, você viu o que é e como evitar a inadimplência em salão de beleza, uma prática que gera custos e compromete a saúde fiscal e financeira da empresa. Por isso, caso o empreendedor decida trabalha com venda a prazo, é necessário manter o cadastro atualizado sobre os clientes, para saber quem está com o “nome sujo” ou quem tem chance de ser inadimplente.
O artigo foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando com dicas que ajudam a melhorar a gestão na sua empresa. Saiba, agora, como administrar um salão de beleza com profissionalismo!