Você costuma acompanhar o desempenho do seu salão de beleza? Se a resposta para essa pergunta for não, saiba que você está perdendo uma ótima oportunidade de ver o seu espaço crescer.
Monitorar seus resultados é essencial para entender como o seu salão tem se saído em diversas áreas. Da mesma forma, é preciso entender se os seus clientes estão satisfeitos para identificar possíveis pontos de melhoria.
Quer aprender a fazer a gestão de salão de beleza e acompanhar mais de perto o seu negócio? Então, continue a leitura e confira quais são os principais indicadores de desempenho que você deve acompanhar!
Satisfação dos clientes
Um dos maiores indicadores de desempenho do seu salão é a satisfação dos clientes, afinal, uma pessoa insatisfeita com um serviço dificilmente retorna a um estabelecimento.
Para fazer esse levantamento, você pode realizar uma pesquisa básica com cada pessoa que é atendida no seu espaço. Pode ser por meio de um formulário preenchido, de um aplicativo ou somente fazendo uma pergunta na hora do pagamento.
Ofereça espaço para que o cliente possa comentar o que ele mais gostou e o que poderia melhorar. Dicas de sugestões também são muito bem-vindas.
Ticket médio
O ticket médio é o valor que cada cliente costuma gastar no seu salão. Quando se tem uma boa ideia disso, é possível fazer uma previsão de vendas e até mesmo planejar estratégias comerciais. Também fica mais fácil segmentar seus clientes por perfil e criar estratégias de preço e promoções.
Custos do salão
A performance do salão também pode ser medida pelos seus custos. Geralmente, eles seguem um padrão e não costumam ultrapassar uma média programada.
Para entender se estão exagerados, é preciso confrontar o faturamento. Despesas elevadas e um faturamento alto pode ser justificado. Já um gasto maior e um faturamento menor é sinal de problemas.
Faturamento do salão
O faturamento do salão é outro índice básico que deve ser acompanhado com frequência, já que as vendas não são fixas e variam muito em certos períodos.
Saber como vai o faturamento do seu espaço ajuda a entender se houve queda, aumento ou estabilidade nas suas demandas. A partir daí é possível encontrar os pontos responsáveis por transformar seus ganhos para melhor ou para pior.
Ações de marketing
Muitos estabelecimentos investem em várias estratégias de marketing para melhorar o desempenho, mas apenas alguns deles acompanham o resultado de cada campanha.
Muitas vezes essas ações representam um custo para a empresa, por isso, se não há efeito positivo, é preciso empregar outros métodos e abandonar aquilo que não está dando certo.
Para cada estratégia de marketing, existe uma forma diferente de acompanhar a produtividade. Na internet existe o custo por lead e o por clique. Para outras mídias, existe o ROI, que é o retorno do investimento.
Se suas ações de marketing não são tão elaboradas e não têm custo algum, o monitoramento deve ser feito com o objetivo de entender o que funciona melhor para seu salão e geralmente não requer nenhum cálculo, apenas observação de resultados.
Fazer a gestão de salão de beleza e observar esses índices de desempenho são essenciais para a tomada de decisões. Afinal, não é possível elaborar uma estratégia e seguir um caminho se não houver conhecimento do que funciona para seu espaço, certo?
Agora é hora de começar a acompanhar o desempenho do seu salão. Tudo o que você precisa é um pouco de organização e paciência. Seguindo essas dicas, temos certeza de que terá muito sucesso!
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