Atrair público para um empreendimento comercial é um dos principais desafios do gestor, e não seria diferente com o salão de beleza masculino. Pensando nisso, o texto a seguir explica por que entender a clientela é essencial para traçar estratégias comerciais e mostra como definir a persona do seu negócio, focado no atendimento aos homens.
Além disso, o material explica quais são as melhores dicas para quem deseja atrair mais clientes, apostando em campanhas promocionais, investindo em Marketing Digital, fazendo uma decoração harmônica e deixando o atendimento em equipe personalizado, por exemplo. Tem interesse nesse assunto, certo? Então, comece agora a leitura e tire as suas dúvidas!
Por que entender o público ajuda a traçar estratégias?
Traçar um plano estratégico é essencial para manter a saúde financeira de um empreendimento, mas, antes de ir a fundo em aspectos de venda, por exemplo, é preciso entender qual o público-alvo da sua empresa, uma vez que todo empreendimento precisa dos clientes para movimentar o caixa.
Igualmente, para apostar em meios de comunicação adequados, é preciso, antes, entender a persona que você deseja atingir com a divulgação de mensagens online (em redes sociais, e-mail, site etc.) ou offline (por propaganda boca a boca ou panfletos distribuídos na rua), de acordo com o perfil do seu público.
Não adianta, dessa forma, enviar e-mail marketing para pessoas que não usam esse mecanismo com frequência ou, por outro lado, fazer um perfil no TikTok para clientes que mal conhecem esse aplicativo de vídeos engraçados. Conhecer detalhadamente a sua clientela, portanto, é o primeiro passo para fundamentar estratégias eficientes para o negócio.
Como é o processo para definir o público do seu salão masculino?
O processo para definir o cliente da sua marca pode ser complicado, mas seguir este passo a passo vai ajudar a entender quem deve consumir os seus produtos de beleza e serviços:
- para quem já atua no mercado da beleza, comece entendendo a demanda atual, com os clientes que já procuram o seu salão regularmente;
- depois, pense no diferencial competitivo da sua empresa, isto é, veja o que é determinante para o seu salão ser exclusivo frente a concorrência;
- conheça o seu público detalhadamente, classificando-o em dados demográficos (idade, sexo, escolaridade, nível de renda, origem étnica etc.), que ajudam a segmentar os clientes.
A partir dessas etapas, que farão com que conheça melhor o consumidor do seu negócio, você pode partir para outras estratégias, com o objetivo de atrair novos clientes.
Quais são as melhores dicas para atrair o público para o seu salão de beleza?
Até aqui, você sabe como funciona o processo para definir o público de um salão de beleza masculino e por que é importante conhecer o perfil do cliente para planejar estratégias eficientes para o negócio. Mas, depois de conhecer bem a persona do seu empreendimento comercial, o que fazer para aumentar a clientela?
Algumas dicas ajudam você a se dar bem nessas horas, seja apostando em campanhas promocionais, melhorando o atendimento, investindo em Marketing Digital, ajustando a decoração do local ou integrando os canais de atendimento do seu espaço de beleza.
Realize campanhas promocionais locais
Campanhas promocionais (do tipo “compre um produto e leve outro” ou “agende um serviço e pague menos na próxima compra”) focadas no público local são uma das estratégias mais utilizadas pelo setor de marketing para atrair novos clientes, e não seria diferente com os salões de beleza masculinos.
Pensando nisso, você pode promover descontos ou elaborar um programa de fidelidade, os quais contribuem para o seu empreendimento aparecer para o público, destacando as vantagens dos seus serviços diante da concorrência.
Molde a decoração de acordo com o público
Engana-se quem pensa que a decoração serve apenas para deixar o ambiente bonito. Muito pelo contrário, pois os objetos decorativos junto ao projeto arquitetônico e paisagístico são responsáveis por criar uma imagem para o estabelecimento comercial, devendo essas características estéticas coincidirem com o perfil de público da empresa.
Com um salão de beleza decorado para receber o público, fica mais fácil fidelizar os clientes, deixando-os bastante à vontade para ocupar o espaço e usufruir dos serviços oferecidos pelos seus colaboradores. A decoração, assim, deve se moldar aos gostos da clientela, proporcionando sempre conforto e segurança para as pessoas.
Promova o atendimento personalizado ao cliente
Esta dica é bastante importante para os empreendedores da beleza: antes de focar no serviço em si (corte de cabelo, cuidados com a barba etc.), o salão precisa oferecer uma recepção adequada para a clientela. Já no primeiro contato do cliente com a sua equipe, na marcação de horário ou na resposta a dúvidas sobre o orçamento, deve-se proporcionar uma experiência positiva marcante para a pessoa.
Dessa forma, cabe ao empreendedor treinar a sua equipe profissional, mantendo a qualidade do atendimento sem abrir mão do trabalho humanizado, focado nas preferências de cada cliente. Esse diferencial, além de destacar a marca em relação à dos concorrentes, ajuda a atrair novos clientes, já que ninguém gosta de ser mal atendido em um espaço comercial.
Invista em Marketing Digital
Marketing Digital é a expressão que se usa para definir uma série de estratégias que melhoram a presença de marcas no mundo virtual. Por isso, nos dias atuais, um salão de beleza competitivo deve investir no posicionamento online, criando conteúdos (posts nas redes sociais, e-books explicativos, vídeos sobre tratamentos estéticos etc.) que beneficiem os clientes e atraiam o público para o seu negócio.
Busque integrar canais de atendimento online e offline
A administração no salão de beleza deve integrar, também, os canais de atendimento ao consumidor. Nas redes sociais e nos mecanismos offline (chamada por telefone, SMS, visita presencial ao salão etc.), você deve ficar atento para oferecer o melhor atendimento à clientela, deixando bem claro para os clientes por que meios a sua equipe pode ajudá-los.
Neste post, você aprendeu por que entender o seu público ajuda a ampliar a clientela do salão de beleza masculino. Por isso, antes de traçar o planejamento estratégico, conheça melhor o perfil de consumidor dos seus serviços. Com esse estudo sobre a persona, você consegue pensar melhor, por exemplo, no catálogo e nos canais de divulgação do empreendimento.
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