Algumas estratégias de fidelização de clientes bem planejadas são capazes de render muitas visitas a um salão de beleza. No entanto, para que isso ocorra, é preciso ter atenção a certos erros que são cometidos por muitos empreendedores.
A maior parte deles acontecem quando o gestor concentra sua atenção apenas na execução de suas ideias e não no planejamento. Essa é uma decisão muito negativa para o salão, já que temos poucas chances de fidelizar um cliente.
Para não cometer esses erros, nós listamos 5 atitudes que devem ser evitadas na sua estratégia. Quer descobrir mais? É só acompanhar este post!
1. Executar os serviços do jeito errado
Com tantos serviços sendo ofertados na área da beleza, fica até difícil escolher qual oferecer ao público. Na tentativa de aderir a todas as novidades e agradar mais e mais aos clientes, alguns salões acabam pecando, executando o serviço do jeito errado.
Muitos desses erros se concentram na não utilização de descartáveis adequados, como touca, máscaras, luvas e aventais, principalmente quando há a manipulação de produtos químicos. Essa situação é percebida por clientes mais atentos, que tendem a ficar insatisfeitos.
2. Agendar muitos atendimentos e não cumprir com os horários
Outro erro comum nas estratégias de fidelização é tentar encaixar o horário de todo mundo, para não ter de dizer “não” aos clientes, mas não cumprir com os horários marcados. Isso gera frustração e acaba com a imagem do salão.
O ideal é agendar apenas quem for possível atender. Manter horários mais flexíveis é uma maneira de receber mais pessoas, sem a chance de deixar alguém esperando na recepção.
3. Não definir objetivos e regras em promoções
Lançar uma promoção é uma forma eficiente de chamar a atenção de mais clientes e de ter a chance de fidelizá-los. Contudo, antes é preciso pensar em toda a ação se você quer que ela valha a pena.
Pense em objetivos claros, como atrair o público, queimar estoque, lançar um novo produto, aumentar a receita e assim por diante. Todas as regras e esforços devem ser direcionados a partir desses objetivos. Assim, os resultados serão atingidos mais facilmente.
4. Contar com funcionários despreparados
Você lançou um programa de fidelidade e chamou a atenção de vários clientes novos. No entanto, quando eles chegaram ao seu salão, foram mal atendidos. Saiba que, nesse caso, todo seu empenho e investimento perderam o valor em menos de 5 minutos.
Uma ação de fidelização precisa ser pensada em sua totalidade, e isso inclui manter funcionários treinados para oferecer o melhor atendimento. Esse, aliás, é o cartão de visitas de qualquer negócio.
5. Não realizar um pós-venda adequado
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a ação de fidelização não termina quando o cliente faz o pagamento e sai do estabelecimento. As ações de pós-venda são extremamente importantes para que a fidelização seja completa.
Enviar e-mails ou mensagens perguntando como foi a experiência do cliente, oferecer descontos nos próximos serviços ou enviar conteúdos para que o consumidor enriqueça seus conhecimentos sobre determinado assunto são formas de demostrar cuidado com sua clientela. Essas práticas também servem para captar algumas informações úteis que podem e devem ser usadas em ações futuras.
Ao criar estratégias de fidelização para seu salão de beleza, não tenha pressa. Estude bem o perfil de seus clientes, analise as possibilidades do seu espaço, defina objetivos bem claros e se preocupe em monitorar os resultados. Essa, aliás, é nossa dica final: sempre mensure os resultados de suas estratégias para entender o que deu certo e identificar pontos que devem ser melhorados da próxima vez.
Falando em estratégias de fidelização, que tal agora aprender um pouco mais sobre os programas de fidelidade e entender como adotá-los em seu salão de beleza?