Pular para o conteúdo Menu fechado
Blog Protection For Beauty
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
Site Volk do Brasil
Blog Protection For Beauty
Pesquisar por:
Pesquisar por:

Add custom text here or remove it

  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
Site Volk do Brasil

6 boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza

23/07/2020 Artigos Protection for Beauty

boas-praticas-de-gestao-de-estoque-do-salao-de-beleza

O salão de beleza, assim como qualquer outra empresa que venda produtos ou utilize-os em seus serviços, precisa ter um cuidado especial com o estoque. Ele é um dos pilares para o bom funcionamento da empresa, por isso, ter boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza é fundamental para se ter sucesso no negócio.

Muitos empreendedores, apesar da boa vontade em realizar uma gestão correta, não sabem ao certo como administrar de forma eficiente o estoque. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.

Neste post vamos mostrar 6 boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza para você colocar em prática no seu negócio agora mesmo. Quer saber quais são elas? Então é só continuar a leitura!

O que é gestão de estoque?

Antes de falarmos nas práticas de gestão de estoque explicaremos rapidamente o que é essa gestão, caso você não saiba. Para facilitar, vamos a um exemplo simples: já imaginou acabar o shampoo ou algum produto essencial para o funcionamento do salão bem no meio de algum atendimento? Ou um cliente querer levar para casa algum dos seus melhores produtos e você não ter mais para vender?

Esses problemas podem ser resolvidos facilmente com uma gestão de estoques! Sendo assim, ela nada mais é do que administrar e ter um controle dos produtos utilizados e vendidos no salão.

Além dos cuidados com os produtos, a gestão de estoque também permite que se controle o volume de equipamento de proteção individual (EPI), que são de extrema importância nesse momento de distanciamento social para garantir a segurança dos clientes e de cada um que trabalha no local.

Agora que você aprendeu o que é uma gestão de estoque, vamos descobrir como administrar essa parte importante do seu negócio com as nossas 6 dicas!

1. Use a tecnologia a seu favor

A nossa primeira dica é a respeito da tecnologia. Com o crescente desenvolvimento da área, muitos aplicativos e sites têm sido criados para auxiliar as empresas, inclusive na gestão de estoque. Por isso, use-os!

Como as opções são muitas, indicamos que você faça uma pesquisa no Google e experimente aqueles que chamarem mais a sua atenção. Existem aplicativos simples, que você alimenta com os dados e ele atualiza automaticamente o seu estoque. Outros mais avançados que até sincronizam as informações com sites e aplicativos de vendas, caso você venda produtos online.

2. Controle o estoque de alguma maneira

Embora a recomendação para o controle de estoque por meios tecnológicos seja forte, se você não se sente à vontade com esses recursos ainda, não tem problema. Neste caso, é necessário encontrar outra forma de ter um estoque organizado, O importante é não deixar de ter o controle dos produtos e utensílios necessários para trabalhar!

Uma boa maneira de fazer isso é utilizando uma planilha de Excel ou do Google (que é possível acessar online em qualquer lugar). Nela, deve listar todos os seus produtos, a data de validade, o valor pago e a quantidade de cada item. Sempre que um deles acabar ou for reposto, é preciso atualizar a planilha.

3. Use os dados gerados no controle de estoque

O controle de estoque vai gerar dados depois de certo tempo. Observando a planilha você conseguirá saber qual é o prazo médio de uso de cada item no salão — a quantidade utilizada de cada um deles por determinado tempo, identificando o que mais sai e o que menos sai.

Com essas informações é possível diminuir o desperdício e ter um melhor planejamento administrativo do salão, melhorando o fluxo financeiro.

4. Organize os produtos por data de validade

Há um princípio na gestão de estoque chamado de PEPS que significa: o primeiro que entra é o primeiro que sai. Ou seja, se você tiver um estoque de shampoos, por exemplo, sempre deve deixar em uso ou vender para o cliente o primeiro que comprou, pois provavelmente ele é o que terá seu prazo de validade vencido primeiro.

Se você tem um estoque muito grande, organize os produtos de forma que os mais novos fiquem sempre atrás dos mais antigos. Utilizando essa prática o risco de deixar algum produto vencer ou vender um item com baixa validade diminui.

5. Não espere chegar próximo do fim para repor

Outra dica muito importante que pode ser colocada em prática por meio do controle de estoque é nunca deixar faltar um produto. Para tanto, é preciso criar uma margem de segurança para realizar pedidos, que deverá ser pensada conforme o fluxo de vendas e usos.

Essa ação é essencial para que nunca falte nada no salão, principalmente os EPI, que são indispensáveis para o atendimento seguro e higiênico dos clientes.

6. Faça promoção com produtos não utilizados

Agora que você vai controlar o estoque vai perceber que alguns produtos simplesmente não tem saída. Uma cor específica de tinta de cabelo que ninguém quer usar, um hidratante que os clientes não compram, etc. Independente do que seja esse item, você precisará fazer o estoque girar, principalmente se a data de validade estiver se aproximando.

Neste caso nada melhor do que fazer promoções! Existem muitas possibilidades, como baixar o preço do produto, premiar um cliente por assiduidade, fazer sorteios no Instagram, criar cestas para datas especiais, etc.

As promoções devem agradar o seu público e nada melhor do que você para conhecer as preferências deles! Só não vale deixar estoque acumulado, hein? Afinal, um grande número de produtos, além de ocupar espaço também é dinheiro parado.

Manter boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza é um dos passos para ter um controle da empresa como um todo. Embora muitas pessoas se preocupem pouco com essa área, ter um estoque saudável, sem armazenar produtos em excesso e nem perdê-los por prazo de validade é uma forma de deixar a saúde financeira do negócio no positivo.

E então gostou do post? Agora que você já sabe algumas boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza, que tal aprender um pouco mais sobre estratégias para fugir da crise em tempos de isolamento social? Confira tudo neste post especial que preparamos para você o que fazer no salão de beleza durante a crise do coronavírus!

Publicado em:Artigos

Navegação de Post

Anterior Post anterior: Aprenda a preservar a saúde dos clientes no salão de beleza durante a reabertura!
Próximo Próximo post: Como fazer depilação em casa: 3 dicas para orientar suas clientes

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Categorias

  • Artigos92

Posts recentes

  • Google Meu Negócio: veja como utilizar essa ferramenta no seu salão!
  • Salão de beleza em atendimento domiciliar: 4 cuidados fundamentais!
  • Como postar uma boa imagem de divulgação do seu trabalho?
  • Confira 8 dicas de como ter uma barbearia moderna
  • O que é o diagnóstico de atendimento e como ele pode melhorar seus resultados?

Copyright © 2018 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil