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Qualquer empresa que atua com a venda de produtos ou utiliza insumos nos seus serviços precisa ter um cuidado especial com o estoque. O setor é um dos pilares para o bom funcionamento do negócio, que deve desenvolver boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza para conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas.
Muitos empreendedores, apesar da boa vontade em realizar uma gestão correta, não sabem ao certo como administrar de forma eficiente o estoque. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar. Neste post vamos mostrar as melhores práticas para você organizar e controlar os materiais em uso na sua empresa.
Quer saber quais são as dicas para ter uma gestão de estoque incrível no seu salão de beleza? Então é só continuar a leitura!
O que é gestão de estoque?
Antes de falarmos sobre as práticas de gestão de estoque, explicaremos rapidamente o que é essa gestão, caso você não saiba. Para facilitar, vamos a um exemplo simples: já imaginou acabar o shampoo ou algum produto essencial para o funcionamento do salão bem no meio de algum atendimento? Ou um cliente querer levar para casa algum dos seus melhores produtos e você não ter mais para vender?
Esses problemas podem ser resolvidos facilmente com uma gestão de estoques! Sendo assim, ela nada mais é do que administrar e ter um controle dos produtos utilizados e vendidos no salão.
Além dos cuidados com os produtos, a gestão de estoque também permite que se controle o volume de equipamento de proteção individual (EPI), que são de extrema importância nesse momento de distanciamento social para garantir a segurança dos clientes e de cada um que trabalha no local.
Agora que você aprendeu o que é uma gestão de estoque, vamos descobrir como administrar essa parte importante do seu negócio com as nossas 6 dicas!
Qual é a importância de uma boa gestão de estoque no salão de beleza?
É verdade que a gestão de estoque, ao promover a organização e o controle das mercadorias, é importante para qualquer estabelecimento comercial. Mas o setor é ainda mais especial para o funcionamento do salão de beleza, evitando a tendência de gastar mais do que precisa e aumentando a margem de lucro para os profissionais.
Que dicas ajudam a melhorar a gestão de estoque no salão de beleza?
Você já sabe o que é e para que serve a gestão de estoque no salão de beleza. No entanto, a dúvida é como melhorar essa área da sua empresa, tornando o serviço mais eficiente. Veja as principais dicas!
1. Use a tecnologia a seu favor
A nossa primeira dica é a respeito da tecnologia. Com o crescente desenvolvimento da área, muitos aplicativos e sites têm sido criados para auxiliar as empresas, inclusive na gestão de estoque. Por isso, use-os!
Como as opções são muitas, indicamos que você faça uma pesquisa no Google e experimente aqueles que chamarem mais a sua atenção. Existem aplicativos simples, que você alimenta com os dados e eles atualizam automaticamente o seu estoque, e outros mais avançados, que até sincronizam as informações com sites e aplicativos de vendas, caso você venda produtos online.
2. Controle o estoque de alguma maneira
Embora a recomendação para o controle de estoque por meios tecnológicos seja forte, se você não se sente à vontade com esses recursos ainda, não tem problema. Nesse caso, é necessário encontrar outra forma de ter um estoque organizado, O importante é não deixar de ter o controle dos produtos e utensílios necessários para trabalhar.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizando uma planilha do Excel ou do Google (que é possível acessar online em qualquer lugar). Nela, deve listar todos os seus produtos, a data de validade, o valor pago e a quantidade de cada item. Sempre que um deles acabar ou for reposto, é preciso atualizar a planilha.
3. Use os dados gerados no controle de estoque
O controle de estoque vai gerar dados depois de certo tempo. Observando a planilha você conseguirá saber qual é o prazo médio de uso de cada item no salão — a quantidade utilizada de cada um deles por determinado tempo, identificando o que mais sai e o que menos sai.
Com essas informações é possível diminuir o desperdício e ter um melhor planejamento administrativo do salão, melhorando o fluxo financeiro.
4. Organize os produtos por data de validade
Há um princípio na gestão de estoque chamado de PEPS, que significa: o primeiro que entra é o primeiro que sai. Ou seja, se você tiver um estoque de shampoos, por exemplo, sempre deve deixar em uso ou vender para o cliente o primeiro que comprou, pois provavelmente ele é o que terá seu prazo de validade vencido primeiro.
Se você tem um estoque muito grande, organize os produtos de forma que os mais novos fiquem sempre atrás dos mais antigos. Utilizando essa prática o risco de deixar algum produto vencer ou vender um item com validade próxima de expirar diminui.
5. Não espere chegar próximo do fim para repor
Outra dica muito importante que pode ser colocada em prática por meio do controle de estoque é nunca deixar faltar um produto. Para tanto, é preciso criar uma margem de segurança para realizar pedidos, que deverá ser pensada conforme o fluxo de vendas e usos.
Essa ação é essencial para que nunca falte nada no salão, principalmente os EPIs, que são indispensáveis para o atendimento seguro e higiênico dos clientes.
6. Faça promoção com produtos não utilizados
Ao controlar o estoque, você vai perceber que alguns produtos simplesmente não têm saída. Uma cor específica de tinta de cabelo que ninguém quer usar, um hidratante que os clientes não compram etc. Independentemente do que seja esse item, você precisará fazer o estoque girar, principalmente se a data de validade estiver se aproximando.
Nesse caso, nada melhor do que fazer promoções! Existem muitas possibilidades, como baixar o preço do produto, premiar um cliente por assiduidade, fazer sorteios no Instagram, criar cestas para datas especiais etc.
As promoções devem agradar o seu público, e ninguém melhor do que você para conhecer as preferências deles! Só não vale deixar o estoque acumulado, hein? Afinal, um grande número de produtos, além de ocupar espaço, também é dinheiro parado.
7. Conheça os seus produtos
Para conhecer os seus produtos e evitar dores de cabeça com a gestão de estoque, o ideal é fazer um inventário dos itens disponíveis no salão de beleza.
O motivo é que essa prática, realizada ao menos uma vez por mês, garante a checagem contínua dos insumos, verificando se há produtos em falta ou em excesso, por exemplo.
Desse modo, o profissional responsável, alinhado à gestão de compras, acompanha o uso do produto no estabelecimento e evita a falta de substâncias imprescindíveis para a realização dos serviços no salão de beleza.
8. Evite desperdícios
Além de organizar e controlar o estoque, o gestor deve entender o que precisa cortar para evitar custos extras com o armazenamento dos produtos. Nessa hora, vale a pena ter uma comunicação objetiva com a equipe, incentivando os colaboradores a reduzir os desperdícios.
Igualmente, o gestor pode estimular os profissionais da beleza na busca por fornecedores confiáveis, pois, com o estreitamento de laços entre o salão e a empresa de cosméticos, é possível inovar nos treinamentos oferecidos no estabelecimento e, consequentemente, aumentar o número de novos clientes.
9. Negocie com os fornecedores
Outra dica para melhorar a gestão de estoque é negociar com os fornecedores do salão de beleza, principalmente sobre a política de troca dos produtos e dos equipamentos.
Apesar de muitos fornecedores substituírem os produtos vencidos por novas mercadorias, é preciso deixar tudo claro durante a negociação, para evitar o desperdício e deixar o estoque alinhado.
Ao mesmo tempo, o gestor deve dar preferência à compra de produtos e equipamentos fabricados por marcas reconhecidas no mercado, pois, além de facilitar a comunicação com os fornecedores, você garante a qualidade da prestação de serviço ao cliente.
10. Automatize os processos
Por último, a tecnologia é uma grande aliada da gestão de estoque, e não seria diferente com o uso da inovação no salão de beleza.
Nesse sentido, o gestor deve implementar uma plataforma digital para otimizar diversas funções no salão de beleza, desde o lançamento de produtos até a precificação dos itens, passando pela realização de inventários e controle do estoque na loja.
Em todo caso, o sistema de automação reduz as falhas humanas e amplia o acesso a informações importantes sobre a mercadoria em uso e o controle dos materiais. A consequência é uma gestão de estoque mais tecnológica, eficaz e rentável no salão de beleza.
Manter boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza é um dos passos para ter um controle da empresa como um todo. Embora algumas pessoas se preocupem pouco com essa área, ter um estoque saudável, sem armazenar produtos em excesso e nem perdê-los por prazo de validade é uma forma de deixar a saúde financeira do negócio no positivo.
E então, gostou do post? Agora que você já sabe algumas boas práticas de gestão de estoque do salão de beleza, que tal conferir algumas dicas para fazer uma gestão financeira eficiente no salão? Confira tudo neste post especial que preparamos para você sobre dicas para uma gestão financeira eficiente!