Saber ao certo como calcular a margem de lucro de um produto é fundamental para garantir o sucesso do seu salão de beleza. Embora existam fórmulas básicas, como “cobrar três ou quatro vezes o valor de custo”, essas são receitas equivocadas e que podem gerar até mesmo prejuízos em seu empreendimento.
Fazer o cálculo correto para cobrar o valor adequado das mercadorias e dos serviços é um dos pontos-chave para evitar prejuízos financeiros e também para transmitir uma imagem de seriedade e profissionalismo aos clientes. Por isso, elaboramos este texto. Nele, abordaremos as principais informações a serem levadas em conta para calcular corretamente a sua margem de lucro. Continue a leitura!
O que é margem de lucro?
Antes de tudo, é válido compreender ao certo o que significa margem de lucro. De forma simples, essa margem é a porcentagem que será adicionada aos custos totais de um produto ou de um serviço, ou seja, representa a diferença entre o faturamento que você conseguiu e os custos desse trabalho.
A margem de lucro é um mecanismo fundamental para o sucesso do empreendimento, sendo necessário elaborar preços que, ao mesmo tempo, sejam justos, cubram os custos e que estejam dentro dos valores adequados ao mercado.
O que levar em conta na hora do cálculo?
Para saber como calcular a margem de lucro de um produto e/ou serviço, é necessário levar em conta algumas questões. A definição desse índice precisa ser feita de acordo com cada item. Contudo, existem certos pilares a serem observados. A seguir, listamos quais são eles. Confira!
Custos
Quando pensamos sobre os custos de determinado produto, isso significa levar em conta tudo aquilo que envolve a sua produção ou a sua confecção. Nesse sentido, é preciso saber calcular os custos fixos e variáveis. Podemos pensar, por exemplo, na matéria-prima necessária, que será transformada, bem como no trabalho desenvolvido.
Despesas
As despesas, diferentemente dos custos, são os gastos que envolvem a administração e a manutenção tanto dos produtos quanto dos serviços. Elas abrangem, por exemplo, a manutenção do salão utilizado para a prestação do serviço ou da venda.
É importante notar que também existem despesas variáveis e fixas. As que variam são esporádicas, como a limpeza da fachada, as possíveis reformas, a compra de materiais do setor administrativo etc. Já as fixas envolvem a energia elétrica, a água, a internet, o aluguel, o salário de funcionários etc.
Depreciação de equipamento e produtos
Esse fator diz respeito à desvalorização relacionada aos equipamentos indispensáveis utilizados no dia a dia. É importante compreender o tempo que uma determinada ferramenta dura, pois a quantia pode ser compreendida como um custo para a prestação do serviço.
Por exemplo, se você utilizar um secador de cabelos que dura cerca de um ano e custa R$ 360, dividindo o valor pago pelo tempo que ele durará (ou seja, 360/12), você notará que ele apresenta um custo mensal de R$ 30. Esse valor precisa ser levado em conta na prestação do serviço, pois, com o tempo, será necessário investir em um aparelho novo.
Essa lógica vale também para produtos utilizados nos mais diversos procedimentos que você oferece em seu salão, como shampoos, esmaltes, condicionadores etc. Dependendo da forma como são usados, eles podem interferir mais ou menos no preço final, por isso, é importante ter ciência da quantidade empregada em cada procedimento e uma boa gestão de estoque.
Como chegar ao preço de venda?
O preço de venda é o valor que será cobrado dos seus clientes pelo seu serviço ou pelo produto. Essa quantia precisa ser equilibrada para gerar retorno para você e, ao mesmo tempo, deve estar dentro dos valores de mercado e não ser abusiva para o consumidor. O ideal é encontrar o famoso “preço justo”.
Para chegar ao número adequado, é necessário calcular tanto os custos fixos quanto os custos variáveis. A seguir, elaboramos um exemplo prático para explicar como fazer o cálculo do preço correto da prestação de um serviço, bem como da margem de lucro.
Imagine que o valor de custo de determinado produto é de R$ 10 e o valor proporcional do salário de quem vai aplicá-lo é de R$ 5. Além desses valores, é necessário levar em conta as despesas físicas para o fornecimento do serviço (água, luz, gás, aluguel, depreciação do equipamento utilizado etc.), que, digamos, somam R$ 5. Ainda é necessário acrescentar o gasto fixo do salário de quem atende no balcão e no caixa, que, imaginemos, proporcionalmente, que é de mais R$ 5.
Nesse caso, o valor da prestação se dá pela seguinte soma:
- preço de custo do produto: R$ 10;
- proporcional do funcionário que o aplicará: R$ 5;
- despesas: R$ 5;
- gastos fixos (balcão e caixa): R$ 5.
O total do serviço, sem o lucro, será de R$ 25.
Para definir o seu lucro, é necessário levar em conta o contexto do seu empreendimento e do mercado em que ele está inserido. Pense, por exemplo, que o valor padrão do serviço é de R$ 40, mas, como você está começando, quer cobrar um preço menor para atrair mais clientes. Nesse caso, é possível estipular R$ 35, ou seja, um número que cobre os valores gastos (R$ 25) e ainda permite certo lucro.
Para calcular a margem de lucro, considere o valor gasto para a realização do serviço como 100% e faça a famosa “regra de três”, com o preço cobrado por você. No exemplo que citamos, ficaria:
25 = 100%
35 = X
25X = 3.500
X = 3.500/25
X= 140%
Nesse sentido, 140 – 100 = 40. A sua margem de lucro seria de 40%.
Qual é a importância de melhorar a margem de lucro?
A margem de lucro é um dos fatores principais para alcançar o sucesso em seu empreendimento. Para melhorar esse índice, você pode aumentar o valor de seus serviços e produtos. Contudo, é importante mantê-los dentro da realidade do mercado para que sejam competitivos.
Além disso, outras práticas podem influenciá-la, como fazer um melhor planejamento das despesas, inovar no fornecimento de serviços diferenciados e organizar corretamente as finanças e a gestão de seu estabelecimento. Uma boa opção é investir em tecnologias que agilizem os cálculos, tanto de despesas quanto de lucros, para perceber melhor os seus resultados.
Saber como calcular a margem de lucro de um produto e/ou serviço fornecido em seu salão de beleza é fundamental para desenvolver o negócio e alcançar o sucesso que você almeja. Como foi possível perceber ao longo do texto, existem diversos fatores importantes para identificar esse índice corretamente. Por tanto, leve em conta as nossas dicas.
Quer saber mais sobre como gerir o seu salão de forma eficiente? Então, acesse o nosso artigo sobre como escolher produtos para salão de beleza. Esses itens são fundamentais para um atendimento de qualidade e para a credibilidade do salão!