Você sabe o que é a margem de lucro e como é possível calculá-la no salão de beleza? Independentemente de qual seja o nicho de atuação do negócio, é importante que a saúde financeira esteja em dia. Caso contrário, as chances de investir em novos produtos e serviços, de entender se as estratégias estão dando um retorno e de fazer uma mudança de rota quando necessário reduzem consideravelmente.
De maneira geral, a margem de lucro se trata de um indicador utilizado justamente para identificar a saúde financeira do seu salão. Afinal, por meio dela, há a oportunidade de identificar o percentual obtido a partir de uma relação existente entre o lucro bruto e a receita total.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar de forma breve como é feito esse cálculo, além de dicas práticas para que seu negócio possa aumentar a margem de lucro. Continue a leitura e saiba mais!
Como fazer o cálculo da margem de lucro?
Primeiro, vamos entender como é feito o cálculo da margem de lucro de um negócio. Para obter esse resultado, é preciso ter em mente qual é o lucro bruto e quais são as receitas totais. A fórmula é bastante simples:
margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Para que essa conta fique mais clara, vamos dar um exemplo de um salão que conseguiu faturar 20 mil reais ao longo do mês, cujos custos totais (desde a conta de energia até ao custo dos produtos e do salário das pessoas) foi de 10 mil.
Nesse caso, a conta seria:
- receita total — 20 mil reais;
- custos — 10 mil reais;
- lucro bruto — 10 mil reais;
- margem de lucro — 10 mil / 10 mil = 1 x 100 = 100%.
Como aumentar a margem de lucro do salão?
No exemplo que apresentamos acima, a margem de lucro estava em um ótimo patamar. Afinal, a empresa conseguiu lucrar o dobro do que gastou no volume de custos. Porém, nem sempre há um panorama tão positivo.
Por essa razão, identificar dicas de como aumentar a margem de lucro do salão contribuirá para que o seu negócio obtenha continuamente resultados mais atrativos. A seguir, selecionamos algumas das principais dicas. Confira!
Aposte em preços competitivos
O primeiro passo é apostar em preços competitivos. Mas atenção: é preciso ter um cuidado para que o valor dos serviços e produtos oferecidos em seu salão estejam condizentes com os gastos. De nada adianta trazer um preço que esteja em uma vantagem em relação aos concorrentes se eles trouxerem prejuízo, concorda?
Além de trazer um preço competitivo, também indicamos que o seu salão busque diferenciações no mercado. Exemplo: oferecer combos de serviços ou descontos em uma segunda compra. O cliente pode obter, por exemplo, 20% de desconto na pintura caso tenha feito o corte. Ou, ainda, ganhar 20% de desconto para os serviços de manicure caso tenha feito algum procedimento capilar.
Utilize a criatividade e sempre faça uma metrificação dos resultados. Assim, você pode entender o que deu certo e o que ainda pode ser aperfeiçoado.
Escolha corretamente o mix de produtos
Para diversificar o mix de produtos em seu salão de beleza, algumas dicas podem ser adotadas. A primeira delas é realizar uma pesquisa entre os seus clientes. Eles, mais do que ninguém, são capazes de identificar se o seu negócio oferece produtos de qualidade e com uma boa diversificação. Não deixe, ainda, de fazer um estudo entre os seus concorrentes, pois, assim, você pode analisar se há uma oferta mais ampla em salões de uma mesma região.
Ao abordarmos sobre a escolha correta de um mix de produtos, sempre opte por itens de qualidade. Se trouxer diversificação mas optar por materiais que não gerem a identificação e a satisfação de seus clientes, a estratégia pode inclusive espantar pessoas que já estão acostumadas com o seu atendimento.
Controle bem o estoque
Entre os diferenciais de uma gestão de estoque eficiente no negócio, destacamos especialmente:
- redução de custos, uma vez que vai haver o entendimento de quais são os itens que estão próximos do prazo de validade e quais são aqueles que podem passar por uma promoção por terem baixo fluxo de saída;
- aumento da produtividade do time, pois a equipe vai identificar de forma rápida e fácil quais são os produtos solicitados pelo cliente;
- oportunidade de fazer um planejamento de compras mais preciso, entre outros.
Para que o seu salão possa fazer uma gestão de estoque que forneça todos esses benefícios, recomendamos:
- liste quais são os materiais que não podem faltar, tanto relacionados àqueles que vendem para os seus clientes quanto para aqueles utilizados em procedimentos estéticos;
- utilize a tecnologia como aliada para fazer o cadastro de produtos;
- ter um bom planejamento para que não haja improvisos nas diferentes etapas de atendimento aos seus clientes;
- buscar automatizar processos por meio de ferramentas próprias para a administração de um salão.
Conte com fornecedores de confiança
Por fim, recomendamos que o seu salão conte com fornecedores de confiança. Esse tipo de estratégia, além de contribuir de forma efetiva para que diversos processos de seu salão sejam otimizados, contribui para ganhar mais fôlego na margem de lucro justamente por conseguir trazer empresas que tenham um bom custo-benefício, além de firmar um bom relacionamento com empresas que forneçam condições comerciais mais atrativas.
Sempre que buscar por um novo negócio para fechar parcerias com o seu salão, analise qual é o preço cobrado, mas busque ir além de apenas analisar o valor. Entenda sobre o prazo de entrega, sobre a estrutura daquele empreendimento, além de firmar um contato que de fato traga melhores condições de negociação.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como aumentar a margem de lucro de seu salão. Caso não haja essa preocupação na gestão de seu negócio, alguns problemas podem ser enfrentados. Entre eles, o aumento dos custos de produção (principalmente por uma escolha equivocada dos fornecedores), além de uma falta de planejamento de destinação de seus recursos (investimento com marketing acima do que é o ideal para o seu negócio, por exemplo).
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