Você sabia que o valor dos serviços oferecidos no seu salão de beleza vai muito além do preço cobrado? A palavra “valor”, nesse caso, está associada à forma como seus clientes enxergam os serviços que vão consumir e, até mesmo, quanto estão dispostos a pagar por eles.
Isso significa que, quanto maior é a percepção de valor do seu público em relação ao seu salão de beleza, mais caro você pode cobrar pelo seu trabalho, sem se preocupar com a diminuição da demanda ou com reclamações sobre os preços.
Se você nunca ouviu falar sobre percepção de valor, este post é o lugar certo para descobrir tudo sobre o assunto e ainda aprender 7 dicas para aplicar no seu salão. Vamos lá?
O que é percepção de valor?
Para entender o significado da percepção de valor é preciso pensar nos benefícios que o seu trabalho gera na vida dos seus clientes e no quanto eles se sentem satisfeitos depois de passar pelo seu salão.
Essa satisfação é o que determina se esse cliente voltará ou não ao seu espaço e se está disposto a pagar pelo preço cobrado.
Não existe uma receita pronta para garantir essa satisfação, já que o resultado depende de diversos fatores, como a qualidade do produtos usados, a habilidade dos profissionais em entregar um resultado satisfatório, além de toda a experiência do cliente, desde o momento em que agenda um horário.
Como entender a percepção de valor do cliente?
Para descobrir o que seus clientes enxergam como valioso é preciso entender que cada público tem uma percepção de valor diferente. Há quem dê mais valor para o preço baixo e quem acredita que os preços mais elevados são sinônimo de qualidade.
Essa percepção e variável e pode ser diferente para cada salão de beleza, mesmo que sejam muito similares. Portanto, a melhor forma de entender o seu cliente é estudando seu perfil.
Quem já está no mercado há mais tempo costuma ter mais pistas sobre o que funciona para seu público. A melhor opção, no entanto, é fazer uma pesquisa entre os clientes para entender o que eles mais valorizam em um salão de beleza.
De uma forma geral, a percepção de valor sempre está relacionada com as dores do seu público ou um problema que seus serviços podem solucionar.
Como aumentar a percepção de valor?
Depois de descobrir as preferências do seu público, será mais fácil traçar algumas estratégias para tornar a experiência o mais gratificante possível. A seguir, selecionamos 7 dicas de estratégias que podem te ajudar a aumentar a percepção de valor em um salão de beleza.
1. Garanta a qualidade dos seus serviços
A qualidade dos produtos e serviços de um salão de beleza é um requisito básico para gerar uma boa percepção de valor. Produtos de má qualidade e serviços mal feitos geram diversos custos para seus clientes, que vão além do monetário.
Além de gastar tempo e poder ter prejuízos associados ao lado psicológico, ainda pode haver custos à saúde, caso os produtos venham a causar algum dano físico.
2. Invista na estrutura do seu espaço
Fazer melhorias no espaço físico do seu salão de beleza é um investimento que sempre vai impactar o seu público e melhorar a percepção de valor. Essas melhorias não precisam ser feitas de uma hora para outra e devem obedecer a sua realidade financeira.
Enquanto não for possível investir em um espaço maior e em equipamentos mais modernos, foque em manter o ambiente limpo, organizado e bem arejado, certificando-se de que seus clientes terão o máximo de conforto ao serem atendidos.
3. Faça o treinamento de seus funcionários
As pessoas que trabalham no seu salão também são representantes da sua marca, o que significa que qualquer comportamento negativo será percebido pelo cliente como uma desvantagem do seu salão.
Portanto, é preciso que a equipe esteja alinhada com o padrão do seu salão, tendo as habilidades técnicas adequadas para oferecer um serviço de qualidade, estando atualizada com as tendências e colaborando com a experiência do cliente como um todo.
Isso também inclui a forma como a equipe trata os clientes, desde o momento em que ele agenda um horário até o fim de cada atendimento.
4. Garanta uma boa experiência em cada detalhe
De nada adianta oferecer os melhores produtos e serviços no seu salão de beleza se seus clientes não conseguem agendar um horário com facilidade, não é mesmo? Portanto, a excelência deve estar em cada detalhe.
Repasse os processos do seu espaço e identifique possíveis gargalos que possam interferir em uma boa experiência do cliente.
Por quais canais o seu público pode entrar em contato com o salão? Todos eles garantem uma resposta rápida? Os profissionais responsáveis pelo atendimento estão preparados para tirar as dúvidas dos clientes adequadamente?
Ao longo da sua investigação, anote tudo o que pode ser melhorado e trabalhe cada ponto separadamente.
5. Mostre suas vantagens para o mundo
Muitas vezes o dono do salão de beleza e até mesmo, os funcionários conhecem todos os esforços que são feitos para melhorar a experiência do cliente, mas será que essas vantagens estão expostas o suficiente para o público?
Caso fique alguma dúvida, não deixe de fazer uma propaganda contando as suas novidades! Hoje as redes sociais são grandes aliadas nesse ponto e você pode publicar fotos ou vídeos dos produtos que você usa ou dos treinamentos que a sua equipe realiza.
Outro conteúdo que costuma aumentar essa percepção de valor é o resultado dos trabalhos realizados no seu salão. Invista na finalização dos penteados e tire boas fotos para que os seus seguidores desejem o mesmo resultado.
6. Entregue valor oferecendo informação
Além de publicar fotos de antes e depois nas suas redes sociais, você pode usar essa ferramenta para gerar valor para seu público antes mesmo de ele pensar em marcar um horário com você.
Mas como? O segredo está em mostrar a experiência dos profissionais do seu salão por meio de conteúdo rico.
Fale sobre os procedimentos, explique como eles funcionam, quais os cuidados, quem pode ou quem não pode fazer. Tire dúvidas, mostre seu conhecimento e deixe claro o quanto você entende sobre o que está falando.
7. Dê atenção para os clientes mais antigos
Todo mundo gosta de receber um tratamento exclusivo, principalmente quando já consome um mesmo produto ou serviço há um tempo, não é mesmo? Você pode fazer o mesmo em seu salão de beleza, oferecendo um tratamento mais exclusivo aos clientes que estão com você há mais tempo.
Estude oferecer um desconto ou um procedimento gratuito para esses clientes, envie novidades antes de contar para seu público em geral ou inclua essas pessoas em sorteios exclusivos.
Se você chegou até aqui já deve ter percebido como a percepção de valor do cliente é importante para o sucesso de um salão de beleza, não é mesmo? Em casos onde essa percepção não é clara, é muito comum encontrar clientes que não estão dispostos a pagar mais caro e até trocam de profissional, levando apenas o preço em consideração.
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