Como está o posicionamento de marca do seu salão de beleza? Saiba que esse conceito é muito importante para criar uma conexão genuína com o seu público e atraí-lo até o seu estabelecimento.
Acredite, se você ainda não investe nisso, está perdendo espaço para a concorrência. Mas calma! Não se desespere porque ajudaremos você a não cometer esse erro e a parar de perder oportunidades de negócio.
Continue a leitura e descubra como um posicionamento de marca bem-feito pode ajudar o seu salão a faturar mais. Acompanhe!
O que é o posicionamento da marca?
Esse conceito mostra como a marca se diferencia e se destaca em termos de atributos, valores e imagem diante dos seus concorrentes. Em outras palavras, podemos dizer que é a impressão que a marca deixa na mente dos consumidores, como ela se posiciona em relação ao que oferece e como se comunica com o seu potencial cliente.
Um bom posicionamento é fundamental para criar uma identidade única e relevante no mercado, ajudando a atrair e fidelizar clientes.
Qual a sua importância para a empresa?
Um dos principais motivos que mostram que vale a pena investir no posicionamento da marca é a possibilidade de se destacar dos concorrentes. Atualmente, o posicionamento distinto ajuda a marca a se tornar única aos olhos dos consumidores.
Um posicionamento claro e coerente permite que a empresa se conecte com seu público-alvo, garantindo que suas mensagens e produtos sejam relevantes para eles. Com isso, o consumidor consegue perceber valor no que você vende e, consequentemente, dará preferência à sua marca no momento da decisão de compra.
Sem contar que uma marca bem posicionada transmite confiança e credibilidade aos potenciais clientes, tornando-os mais propensos a serem fiéis ao seu salão, optando repetidamente pelos seus serviços — e o melhor: recomendando-os para outras pessoas.
Quais estratégias usar para melhorar o posicionamento da marca?
Agora que você entendeu a importância de ter um bom posicionamento de marca, deve estar pensando sobre o que fazer para melhorar a sua, acertamos? Para ajudar você a ter melhores resultados, selecionamos algumas estratégias indispensáveis para você aplicar no seu salão de beleza. Vamos lá?
Analise bem o público-alvo
Quem é o público do seu salão? Quais as suas necessidades? Quais são as suas preferências? Como ele se comporta?
Ter a resposta para essas perguntas é essencial para construir um bom posicionamento de marca. Por meio delas, você consegue ajustar o posicionamento para atender melhor às expectativas do público e se destacar da concorrência.
Invista em recursos visuais
Os recursos visuais, como logotipos, cores, design de embalagens e elementos gráficos, desempenham um papel significativo na percepção da marca. Investir em um design visualmente atraente e consistente ajuda a fortalecer a identidade do salão e a criar uma impressão memorável nos consumidores.
Isso significa que recursos visuais bem projetados transmitem profissionalismo e credibilidade, o que é crucial no setor de beleza, em que os clientes confiam em profissionais que parecem confiáveis e competentes.
Aumente a presença de forma online
Você precisa estar presente onde seu potencial cliente está — e nada mais relevante que criar um perfil para o seu salão na internet.
Nesse momento, você pode investir em um site bem projetado e otimizado, a fim de mostrar seu trabalho.
Além disso, perfis ativos em redes sociais também são essenciais para conectar a marca com o público. Crie um cronograma de conteúdo que diversifique imagens e vídeos (reels), mostrando o seu trabalho e quebrando objeções do seu potencial cliente com conteúdos informativos.
Estabeleça uma estratégia de SEO
O SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução para o português, otimização de mecanismos de busca) é fundamental para garantir que o site seja facilmente encontrado pelos consumidores nos mecanismos de busca, como o Google. Isso envolve:
- a otimização do conteúdo do site;
- a seleção de palavras-chave relevantes;
- a criação de links de qualidade;
- entre outras práticas para melhorar o ranking nos resultados de pesquisa.
O objetivo aqui é fazer com que o seu site apareça na primeira página do mecanismo de busca sempre que o consumidor pesquisar por algo que você oferece. Quanto mais bem colocado, maiores são as chances do público encontrar o seu salão.
Quais as vantagens de melhorar o posicionamento da marca?
Após colocar em prática todas essas estratégias, o seu salão terá algumas vantagens importantes para a melhora dos seus resultados. Veja o que você tem a ganhar ao investir em posicionamento de marca.
Fidelização de cliente
Confiança é algo muito importante em um mercado tão sério quanto o da beleza. Afinal, aqui você trabalha com a autoestima das pessoas. Por isso, quando uma marca se posiciona de forma eficaz, ela cria uma conexão significativa com seu público-alvo, o que tende a resultar em maior atração e fidelização dos clientes.
Depois de se identificarem com a marca e experimentarem seus serviços, os clientes passam a confiar em você e se tornam mais propensos a voltar repetidas vezes ao longo do tempo.
Possibilidade de aumentar os preços
Marcas bem posicionadas têm mais flexibilidade para praticar preços mais altos pelos seus produtos ou serviços. Mas isso nem é a melhor parte, o melhor é que os consumidores estão dispostos a pagar um preço premium por algo que percebem como valioso, diferenciado e alinhado com suas necessidades e valores.
Alcançar o público-alvo correto
De que adianta investir milhares de reais em anúncios se o seu posicionamento da marca está errado? Quando isso acontece, significa que você está se comunicando com um público que não tem interesse nos seus serviços.
Um posicionamento de marca eficaz garante que a mensagem e os produtos da empresa sejam direcionados ao público-alvo certo. Ou seja, todos os esforços de marketing são mais eficientes, pois estão sendo direcionados para as pessoas mais propensas a se envolverem e comprarem da marca.
Viu só como é possível criar um posicionamento da marca eficiente para atrair mais clientes para o seu salão? Colocando estas estratégias em prática, você verá os resultados melhorarem significativamente.
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