O mundo está conectado! Com o avanço das tecnologias e a facilidade de comunicação, as empresas estão cada vez mais próximas dos seus clientes. Nesse cenário, as redes sociais têm sido um forte meio de promoção de vendas. Por isso, muitas pessoas têm procurado informações sobre como vender produtos pelo Instagram.
Embora essa não seja a única rede social — também há a possibilidade de utilizar o WhatsApp, o Facebook e o TikTok, por exemplo —, o Instagram costuma atrair um grande número de consumidores e, normalmente, abrange o público que frequenta os salões de beleza e se interessa pelo segmento de cuidado corporal e estética.
Pensando nisso, este conteúdo apresenta 12 dicas incríveis para você vender produtos de beleza na rede social, detalhando como usar o Instagram for Business, estabelecer parcerias com influenciadores digitais, criar stories com demonstração dos produtos, promover o live commerce, investir na qualidade das fotos, e muito mais!
Tem interesse sobre o tema? Então, é só continuar acompanhando!
1. Use o Instagram for Business (para negócios)
O primeiro passo para vender no Instagram é usar uma conta para negócios. Ela é destinada a perfis empresariais que desejam vender produtos e serviços, ou que simplesmente querem ter uma maior visibilidade na rede social.
O Instagram for Business disponibiliza diversas ferramentas que ajudam o empreendedor, como conseguir saber detalhadamente o engajamento dos clientes com o número de acessos ao perfil, aos posts e aos stories. Além disso, é possível investir em anúncios, aumentando o alcance do seu negócio.
Você também consegue conhecer o seu público, já que o aplicativo fornece dados sobre as pessoas que acessam e interagem com o perfil como o gênero, a idade, de que local e em qual horário entraram na página etc. Com essas informações é possível direcionar as publicações, alcançando cada vez mais perfis.
Se você já tem um perfil normal basta transformá-lo em comercial. Para tanto, é necessário que ele seja público. Depois de deixá-lo aberto siga esse passo a passo:
- entre nas configurações;
- escolha a opção conta;
- clique em mudar para conta comercial;
- escolha a categoria do seu perfil (indicamos Saúde e Beleza)
Se você tem uma conta comercial no Facebook pode conectar uma à outra, caso contrário escolha a opção não conectar. Depois disso seu perfil estará pronto para ser usado comercialmente. Se você ainda não tem uma conta no Instagram para o seu negócio pode começar do zero, criando diretamente um perfil comercial.
2. Faça parcerias com influenciadores digitais
Uma ação que ajuda muito nas vendas pelo Instagram é fazer parcerias com influenciadores digitais. Essas pessoas costumam ter muitos seguidores e, por isso, os produtos e serviços divulgados por elas tendem a vender.
Os influenciadores com um grande número de seguidores cobram pela divulgação. Entretanto, é possível fazer parceria com pessoas que ainda estão crescendo nesta rede social. Nesse caso, você pode trocar o próprio produto pela divulgação. Ou seja, você presenteia os influenciadores com seu produto para que eles experimentem, utilizem e divulguem.
3. Crie stories com demonstração de produtos
Outra boa ideia para vender produtos de beleza pelo Instagram é fazer stories utilizando eles. Você pode filmar todo o processo de aplicação, ou simplesmente resumir em um antes e depois da aplicação. O legal é ir variando as formas de demonstração para que o público se engaje nos stories.
4. Interaja com o público
Falando em público, mesmo que de forma online é interessante mantê-los próximo, certo? O Instagram oferece muitas ferramentas de interação com os seguidores, por isso use e abuse! Você pode variar a interação com enquetes e até mesmo lives.
Atualmente, com o isolamento social, essa última opção tem sido muito utilizada. Você pode escolher um dia da semana para fazer lives e definir um assunto para cada uma delas como cabelos, unhas, hidratação, depilação, etc. Foque naquilo que possa atrair um público que se interesse em comprar o que você está vendendo.
5. Invista nas fotos
Sabe aquele ditado que diz que as pessoas “compram com os olhos”? Ele não deixa de ter um fundo de razão, principalmente no Instagram, quando a primeira impressão do seu produto vai ser visual. Por isso, capriche nas fotos!
Não é necessário ser um fotógrafo profissional para investir em boas imagens. Alguns cuidados básicos já garantem a qualidade como tirar as fotos em um fundo neutro e em um local com boa iluminação.
Se você quiser divulgar fotos do seu serviço realizado em pessoas não se esqueça de pedir autorização do cliente para publicá-las no seu perfil.
6. Pense em boas legendas
Além de caprichar nas fotos é preciso também que elas tenham boas legendas para serem atrativas para os clientes. Por isso, não enrole! Procure escrever diretamente a mensagem principal que você quer passar ao consumidor com aquela imagem.
Utilize uma linguagem próxima ao seu público, escolhendo palavras e histórias que façam sentido para o contexto e a realidade que eles vivem. Assim, as chances de haver uma empatia entre o cliente e o que você está oferecendo aumenta.
7. Separe os seus conteúdos nos destaques
Por fim, a nossa última dica para você vender muito no Instagram é separar os seus conteúdos nos destaques. Ali é possível agrupar os destaques de tudo o que já foi postado em seus stories, conforme categorias.
Ou seja, você pode fazer um destaque para produções de cabelos, para produtos de tintura, hidratação, produções de maquiagem, etc. Pense nas categorias de serviços e produtos que você oferece e organize as suas publicações!
Para adicionar um destaque basta clicar em novo, logo abaixo do seu perfil e ir selecionando os itens que se encaixam a ele. Você também pode definir a imagem principal e o nome da categoria.
8. Elabore uma bio atrativa
Outra dica imperdível para quem quer vender produtos no Instagram é elaborar uma bio atrativa, na qual o cliente consiga entender, em poucas palavras, qual é o propósito do seu perfil de negócios na rede social.
Isso porque a bio do Instagram se tornou, ultimamente, um cartão de visitas para as lojas online, ou seja, a descrição que fica abaixo da foto de perfil gera uma primeira impressão no cliente, que decide acessar o conteúdo ou seguir para uma próxima página.
Para criar uma bio incrível, você deve aproveitar os 150 caracteres para ganhar seguidores e aumentar a interação com os novos clientes, incluindo uma breve descrição sobre a loja, além de hashtags, emojis e uma URL, que direciona o usuário para informações complementares.
9. Faça campanhas no Instagram Ads
Você já ouviu falar em Instagram Ads? A ferramenta do Meta tem o objetivo de veicular anúncios no feed e promover conteúdo estratégico em todas as funcionalidades da rede social. Os anúncios são veiculados em diversos formatos, seja foto, vídeo e carrossel, podendo ser facilmente clicados pelo usuário para gerar conversões em vendas.
Desse modo, o empreendedor pode explorar o Instagram Ads para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca na plataforma digital, aproveitando, sempre que possível, do conhecimento em marketing digital para criar um conteúdo atrativo e pertinente para os seus seguidores.
10. Ofereça cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto é uma ótima maneira de atrair clientes, e não seria diferente ao vender produtos pelo Instagram. O motivo é que, ao ser impactado pelo preço competitivo da mercadoria, o consumidor interage com o perfil online da loja, tendo uma oportunidade ímpar para conhecer a qualidade do atendimento, a logística de entrega e, claro, a experiência com a aquisição.
11. Crie campanhas em datas comemorativas
O Carnaval, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, o Natal e o Réveillon, por exemplo, são uma ótima oportunidade para engajar os seus consumidores. Sabe por quê? As datas comemorativas promovem conteúdos especiais e disparam reações positivas nas redes sociais, engajando os seguidores e motivando-os a interagir com os produtos vendidos na loja online,
Por isso, o empreendedor deve usar as datas comemorativas para elaborar posts interativos no Instagram, além de executar campanhas promocionais inspiradas nas temáticas de cada festejo, ganhando relevância no mercado e aparecendo para mais usuários da rede social.
12. Promova o live commerce
O live commerce, modelo que surgiu em 2016 na China e ganhou repercussão internacional durante a pandemia de Covid-19, une técnicas do varejo com uma experiência digital humanizada, transformando a experiência do consumidor na jornada de compra.
Portanto, a dica para quem quer lucrar mais com os produtos no Instagram é apostar nesse formato promissor, planejando transmissões ao vivo pela internet para impactar a audiência e converter a interação com os seguidores em um maior número de vendas.
Estar disponível para os clientes de forma online, muitas vezes pode parecer complicado. Entretanto, com um pouco de paciência e dedicação você conseguirá vender muito pelo Instagram.
Por isso, separe um tempo para ler e aprender sobre essa ferramenta e comece a colocar em prática tudo o que você aprender sobre como vender produtos pelo Instagram. Alimentando o aplicativo diariamente e mantendo o contato próximo com os clientes, com certeza você terá sucesso!
E então, gostou do post? Agora que você já sabe como vender produtos pelo Instagram, que tal deixar que seus amigos também aprendam a ganhar dinheiro por meio dessa ferramenta? Compartilhe o post em suas redes sociais e espalhe a informação agora mesmo!