Você já teve algum cliente exigente no salão de beleza? Aquela pessoa que detesta esperar, reclama do trabalho executado, sempre tem uma crítica a fazer. Além disso, esse consumidor é sempre muito detalhista e observador, ele não deixa passar nenhum deslize. Por isso, é importante que o cabeleireiro saiba investir em estratégias que ajudem a garantir a satisfação do seu público-alvo, minimizando as críticas.
Quer descobrir seis formas de lidar com clientes exigentes no salão de beleza? Então, não deixe de ler os tópicos a seguir. Boa leitura!
1. Seja transparente
O primeiro passo para lidar com esse tipo de público é ser transparente com os seus clientes. Isso significa que todas as informações passadas para os consumidores devem estar de acordo com os valores da empresa. Não tente enganar as pessoas dizendo, por exemplo, que determinado produto é bom para um determinado tipo de cabelo sem que seja realmente. Agir dessa forma, só “queima o filme” do profissional e da empresa, além de fazer com que os clientes exigentes percam a credibilidade no salão de beleza.
Mas, não é só isso! Quando falamos em ser transparente, também devemos sempre informar aos clientes como funcionam todos os procedimentos realizados dentro do salão, sem tentar “maquiar” alguma informação. Se a pessoa perguntar o preço de determinado corte sem a escova, diga, mesmo que, em seguida, fale do combo promocional. É importante que você seja ético e diga exatamente o que o cliente está perguntando. Essa é uma forma de fazer com que todos confiem mais no seu trabalho.
2. Supere as expectativas
Quando falamos em superar as expectativas dos clientes exigentes no salão de beleza, estamos nos referindo a forma como vendemos os nossos produtos e serviços. Ou seja, você deve sair do básico e oferecer sempre algo a mais a seus consumidores; algo que ele não esteja esperando e que surja como uma surpresa boa durante a sua ida ao salão de beleza.
Por exemplo, poderá fazer uma oferta relâmpago para a clientela que está no salão naquele momento, oferecendo um super desconto em um serviço prime. Outra opção é fazer um chá da tarde no local para que as pessoas possam consumir alguns quitutes enquanto fazem os tratamentos de beleza.
Existem inúmeras formas de superar as expectativas dos clientes. Mas, para isso, é importante entender bem qual o perfil do seu público e saber dos seus gostos. Assim, conseguirá pôr em prática as melhores estratégias no empreendimento.
3. Saia da zona de conforto
Muitos cabeleireiros ficam “acomodados” quando estão com um bom fluxo de clientes no salão de beleza. Mas, para conseguir manter esses consumidores e lidar com consumidores exigentes, é preciso sair da zona de conforto e buscar sempre novas soluções para otimizar ainda mais o atendimento e garantir que os procedimentos sejam executados com excelência.
Nesse sentido, é fundamental ter um espaço aberto para escutar os feedbacks das pessoas que frequentam o salão. Pergunte o que elas têm achado do serviço prestado, se tem algo que as tem incomodado e se elas sugerem algumas mudanças. Essa é uma forma de mostrar que a empresa se importa com o que os consumidores pensam. Além disso, a partir das sugestões e críticas, ficará mais fácil implementar ações que ajudem a garantir a satisfação dos clientes.
4. Não leve para o lado pessoal
Sabemos que os clientes exigentes costumam dar sua opinião de forma muito sincera. Isso pode acabar ofendendo alguns profissionais que se sentem incomodados com determinado comentário. Contudo, é importante frisar que, para lidar com esse tipo de público, não se deve levar o comentário para o lado pessoal. É preciso que você tente tirar o lado positivo da crítica e veja que a fala de determinada pessoa pode ajudar você a melhorar o trabalho.
Lembre-se: no dia a dia de um salão de beleza, é possível atender diversos tipos de clientes, uns podem adorar o seu serviço e outros podem criticar. Mas, é importante que saiba lidar bem com todas as situações. Infelizmente, ninguém consegue agradar a todos. Agora, quando as críticas são recorrentes, é preciso pensar em ações que visem mudar a estratégia de trabalho da sua equipe.
5. Foque na experiência
Para lidar bem com clientes exigentes, também é importante que todos os profissionais do salão de beleza sejam experientes no seu serviço, assim conseguirá garantir a excelência do trabalho e evitar as falhas. Além disso, também é essencial realizar cursos de aperfeiçoamento para aprender mais técnicas da sua área de atuação e, assim, deixar os clientes ainda mais satisfeitos com o trabalho realizado.
6. Tenha empatia
Empatia é a palavra-chave para o cabeleireiro que tem clientes muito exigentes. Quando você se coloca no lugar do outro, começa a entender alguns motivos que fizeram aquela pessoa ser tão exigente com o seu trabalho. Afinal, se pensarmos que quando pagamos por um produto/serviço esperamos o melhor, é compreensível que sua clientela também deseje isso.
Apesar de que atender um consumidor que reclama demais não significa, necessariamente, que você não esteja fazendo um bom trabalho. Considere que, talvez, aquela pessoa pode estar em um dia ruim, com algum problema pessoal que a leve a descontar em outras pessoas. Por isso, antes de julgar, tenha empatia e pense que todos nós temos dias difíceis.
Quando os clientes exigentes estão no salão de beleza, eles costumam fazer diversas críticas. Entre elas: demora no atendimento, corte de cabelo que não ficou do jeito que ele queria, a coloração que ficou desbotada, profissionais não usam EPIs para trabalhar, a esmaltação das unhas que não agradou etc. Para evitar esse e outros problemas que podem prejudicar a imagem do salão no mercado, é importante seguir todas as dicas que listamos ao longo do artigo. Além disso, não deixe de usar produtos de qualidade para garantir que os procedimentos serão realizados de forma satisfatória.
Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, que tal descobrir mais conteúdos que ajudam a otimizar as atividades no salão de beleza? Então, curta nossa página no Facebook agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades da sua área de atuação. Você vai adorar!