O empreendedorismo é, sem dúvidas, um mundo de muitos desafios. E essa é uma realidade perceptível também quando o assunto é o mercado da beleza, que é altamente competitivo e exige muita luta por parte daqueles que estão inseridos nele.
Está pensando em começar nessa área? Ficamos muito felizes! É um segmento cheio de oportunidades e que, certamente, trará muita felicidade para você no âmbito profissional e pessoal. Mas já avisamos que há muita informação equivocada por aí.
E então, quer saber realmente quais são os mitos e verdades sobre como montar um salão de beleza? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
1. Gerenciar um salão de beleza é muito simples
Mito.
Essa é uma das maiores inverdades que envolvem a abertura de um salão de beleza. Muitas pessoas dizem que esse é um trabalho “moleza” e que não exige quase nenhum esforço dos administradores. Que grande mentira!
A verdade é que gerenciar um empreendimento do ramo da beleza envolve muitos fatores. É necessário cuidar do orçamento do salão, do estoque, da prestação de serviços, da orientação e delegação de tarefas para a equipe, do marketing, do fluxo de caixa e de muitos outros assuntos. De fácil não tem nada!
2. Não há burocracia nesse processo
Mito.
Há meios de diminuir a burocracia na hora de abrir um salão de beleza, mas a verdade é que ela sempre estará por ali, ainda que você conte com a ajuda de contadores e especialistas na hora de dar o pontapé inicial na sua empresa.
Uma das partes mais burocráticas é a abertura da empresa, ou seja, do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Cada município tem as próprias regras e é possível que você precise fazer algumas visitas à prefeitura local, além de aguardar vistorias de fiscais, entre outras etapas.
3. O investimento inicial é bem alto
Verdade.
É impossível começar um negócio do tipo de um salão de beleza sem fazer um investimento inicial considerável. Caso você trabalhe a domicílio, só precisará arcar com os próprios materiais e ferramentas. No entanto, abrir um salão exige gastos com:
- aluguel do ponto;
- reforma do local;
- infraestrutura (móveis, fachada, iluminação, entre outros);
- elaboração de uma boa recepção;
- materiais e ferramentas de trabalho;
- materiais de segurança;
- questões burocráticas (taxas da abertura de empresa, entre outras);
- contratação de serviços (contadores, auxiliares para o trabalho etc), entre outros.
Por isso, é muito importante que você faça um bom planejamento financeiro antes de dar esse passo. E, se possível, conte com ajuda especializada na hora de fazer esses cálculos. Assim, as chances de errar são bem menores!
4. É preciso diversificar os serviços
Verdade.
Investir em serviços diferenciados é uma das estratégias mais interessantes para quem busca otimizar as vendas e, consequentemente, o lucro nos salões de beleza. A palavra-chave, nesse contexto, é “diferencial”.
Buscar diferenciais para o seu salão de beleza é aquilo que o colocará à frente da concorrência, fazendo com que você se destaque e seja visto como uma referência para os clientes em potencial. Algumas ideias são procedimentos capilares variados, nail arts, maquiagem artística, dia da noiva e muito mais.
5. Não é preciso investir em divulgação
Mito.
Ainda que o marketing de relacionamento (também conhecido como “marketing boca a boca”) seja muito eficiente, é importante também focar em outros tipos de divulgação. Aqui há dois caminhos a seguir: a propaganda física e a digital.
No primeiro caso, temos as propagandas que são vistas no espaço físico. Exemplos são panfletos, cartões de visita, folhetos deixados em pontos estratégicos da cidade, banners e muito mais. No segundo, a propaganda é feita digitalmente, seja com a criação de um site ou blog ou, até mesmo, o envio de mensagens de texto e e-mails para potenciais clientes.
6. Não é necessário se especializar
Mito.
Essa é outra mentira muito divulgada por aí. A verdade é que os profissionais da beleza devem investir em capacitação, mesmo quando forem donos do próprio negócio. Essa é uma importante ferramenta para não apenas captar e fidelizar clientes, mas para se manter competitivo e ativo no mercado.
Ficar por dentro das tendências também exige tempo, estudo e dedicação. Tudo isso é essencial para que você possa continuar trazendo novidades para a clientela e investindo em diferenciais que façam com que ela não tenha dúvidas ao escolher os seus serviços.
7. A fidelização de clientes não é importante
Mito.
Como vimos até então, os clientes são responsáveis não apenas por trazer lucro ao seu empreendimento, mas também por divulgá-lo às pessoas com as quais eles convivem em seu dia a dia.
Por isso, é muito importante investir em captação de clientes, mas também em estratégias que fidelizem os que já conhecem os seus serviços. Além de um atendimento de primeira, é fundamental que você invista em diferenciais como brindes, descontos e combos para quem é cliente fiel.
8. É preciso contar com ajuda
Verdade.
Vai montar um salão de beleza? Então, você precisa de apoio. A gestão desse tipo de empreendimento exige muito dos administradores, e manter tudo sozinho é algo praticamente impossível quando você também é o prestador de serviços no local. Imagine atender um cliente e, ao mesmo tempo, cuidar dos pagamentos, evitando a inadimplência? É uma missão bem desafiadora.
Por isso, contrate uma equipe confiável (alguém para, pelo menos, cuidar do atendimento e da recepção) e conte com ajuda especializada para as suas finanças e alguns aspectos da administração. Pouco a pouco, você vai aprendendo e se qualificando em gestão, mas ao menos no começo, não tenha medo de terceirizar alguns passos desse processo.
Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre como montar um salão de beleza, é hora de colocar as informações passadas em prática! Nada de desistir, hein? Com o planejamento adequado e bastante programação, é possível começar o seu próprio negócio com o pé direito e colher ótimos frutos em pouquíssimo tempo.
Para que outras pessoas conheçam os mitos e verdades que estão envolvidos no processo de abertura de um salão de beleza, compartilhe o artigo nas suas redes sociais!