Os salões de beleza do Brasil foram extremamente afetados pela crise do coronavírus. Muitos perderam parte de sua clientela e outros tiveram que fechar as portas para sempre. Muita gente cortou despesas desnecessárias, diminuiu as compras de estoque, demitiu seus funcionários e fez o que pôde para se manter até agora.
No entanto, reinventar o modelo de negócio durante uma crise sempre foi a melhor maneira de continuar de pé. No caso dos salões de beleza, um serviço de atendimento domiciliar pode ser a chave para não perder clientes e até para conquistar novos, sempre respeitando as regras de saúde e segurança.
Pensando na importância desse tema para os profissionais da beleza, criamos este artigo com algumas dicas sobre como começar a atender seus clientes em casa com um serviço de atendimento domiciliar. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura!
Investigue o perfil do seu cliente
Se até hoje você não teve tempo ou até mesmo necessidade de parar e investigar o perfil do seu cliente, este é o momento ideal. Conhecer profundamente o perfil das pessoas que compram seus serviços é uma das chaves do sucesso de qualquer negócio, e com o salão de beleza não é diferente.
Procure mapear características, como idade, profissão, número de filhos, estado civil, serviços mais utilizados no salão e assim por diante. A partir desses dados, você pode criar pacotes de serviços específicos, entender quem tem mais chances de aceitar um atendimento domiciliar, quem está localizado mais próximo do salão, etc.
Em geral, o perfil das pessoas que têm potencial para aceitar um serviço de atendimento domiciliar é:
- pessoas vaidosas que frequentam o salão com bastante frequência;
- quem trabalha fora ou precisa aparecer em reuniões de vídeo;
- pessoas que têm filhos e não conseguem dar uma pausa na rotina agitada;
- quem precisa de retoques de progressiva ou coloração.
A partir da reunião das informações, é possível traçar um perfil de cliente e entender se o serviço de atendimento domiciliar é uma boa opção para você. Daí em diante fica muito mais fácil ter uma visão holística da situação e criar estratégias mais assertivas.
Pense em como atender cada serviço
Enquanto alguns serviços são simples de executar em casa, outros podem dar mais trabalho, já que não há todos os equipamentos profissionais disponíveis, como lavadores, armários, bancadas e assim por diante. Por isso, faça uma lista com os serviços que você oferece e analise quais deles podem sair do salão sem dificuldades.
Serviços como design de sobrancelhas, manicure e maquiagem são facilmente executados, por não exigirem um aparato muito grande de acessórios. Já os serviços que necessitam de macas, como depilação e massagem, assim como os que necessitam de lavatório, podem dar um pouco mais de trabalho.
No entanto, isso não quer dizer que você deve riscá-los da sua lista. Pense se há alguma maneira de executar esses atendimentos em casa e sugira a ideia aos seus clientes. A criatividade conta muito nessas horas.
Decida quanto cobrar por atendimento
Na hora de montar um preço, muitas pessoas acreditam que o serviço de atendimento domiciliar deve ser mais barato, uma vez que o profissional não tem despesas com o espaço físico. No entanto, não é bem assim que esse trabalho funciona, uma vez que existem questões por trás dessa rotina que nem sempre são levadas em consideração.
Uma dessas questões é o tempo de deslocamento entre um cliente e outro. Quando você está no salão, os clientes vêm até você e bastam alguns minutos entre um atendimento e outro. No atendimento domiciliar, é diferente, e você pode levar muito mais de alguns minutos para transitar entre uma casa e outra.
Fora isso, existe o gasto com transporte, que pode ser público ou particular. No entanto, sempre existe um custo para se movimentar, e você precisa que esse valor retorne para você, ou o atendimento não valerá a pena.
Uma boa dica é limitar o atendimento por região ou cobrar uma taxa de locomoção mais alta quando a casa do cliente fica mais distante. Considere também que os seus funcionários ou profissionais parceiros devem receber uma porcentagem de cada atendimento.
Providencie os EPI’s necessários
Os Equipamentos de Proteção Individual sempre foram indispensáveis na vida do profissional de beleza, mas durante a pandemia eles tornaram-se vitais. Para atender dentro da casa dos seus clientes, é necessário entender tudo sobre biossegurança, por isso, faça uma lista do que você vai precisar, como:
- luvas descartáveis de látex, vinil ou polietileno;
- máscara respiratória e face shield;
- touca descartável;
- óculos de proteção;
- propé descartável;
- avental impermeável de mangas longas.
Além disso, não descuide do álcool em gel e faça a higiene das mãos com frequência. Também é importante orientar seus clientes sobre como agir quando o profissional chegar à sua casa, separando um espaço para o atendimento, deixando poucas pessoas no ambiente e assim por diante.
Comece a divulgar seus serviços
Depois que estiver com tudo preparado, é hora de começar a divulgar seu serviço de atendimento domiciliar. A melhor estratégia, nesse caso, é começar pela sua base de clientes e expandir para não clientes, por isso, envie mensagens privadas e avise sobre suas novidades.
Também é essencial alimentar suas redes sociais e mostrar os cuidados que você e sua equipe têm em cada atendimento. Não economize nas informações e mostre seus procedimentos de segurança, os EPI’s usados e o resultado dos procedimentos, é claro! O objetivo é mostrar que o seu serviço é tão seguro e profissional como no salão.
Por fim, lembre-se de que é essencial capacitar a sua equipe para que ela ofereça os serviços com segurança para todos os envolvidos. Portanto, sempre reforce a conscientização sobre o uso dos equipamentos de proteção, além dos cuidados de higiene.
Nós estamos na torcida para que o seu número de clientes só aumente durante a crise e, quando ela passar, você receba ainda mais visitas em seu espaço!
E por falar em EPI’s, que tal saber um pouco mais sobre eles? Separamos um artigo do nosso blog que pode esclarecer suas dúvidas sobre cada um desses materiais, venha conferir!