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7 passos para escolher um bom fornecedor de cosméticos

  • Protection for Beauty
  • setembro 27, 2023

7 passos para escolher um bom fornecedor de cosméticos

Escolher um bom fornecedor de cosméticos é essencial para garantir o sucesso de um negócio na indústria da beleza. Embora o fornecedor seja apenas um entre os diversos stakeholders de uma organização, sua atuação impacta diretamente a qualidade, a disponibilidade, a variedade e até mesmo a saúde financeira do negócio.

Ver as vendas diminuírem e os clientes perderem o interesse, ter contratos cancelados pelo descumprimento do prazo de entrega e não atender às demandas dos clientes por falta de variedade e inovação são apenas alguns problemas que você pode enfrentar caso a escolha do fornecedor não seja assertiva.

Portanto, é importante realizar uma pesquisa cuidadosa e considerar diversos fatores antes de tomar uma decisão. Neste post, discutiremos os principais aspectos a serem considerados ao escolher um fornecedor de cosméticos confiável. Acompanhe!

1. Comece com uma boa pesquisa de mercado

Antes de escolher um fornecedor, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado abrangente. Para ter mais clareza sobre as suas melhores opções, é importante estabelecer prioridades e requisitos essenciais para a empresa.

Aspectos como qualidade, confiabilidade, preço, capacidade de entrega, conformidade com as regulamentações, suporte pós-venda e valores éticos são importantes para qualquer negócio, no entanto, investigue qual deles é essencial priorizar.

Dependendo da situação financeira da empresa, pode ser necessário analisar preços e condições de pagamento antes de olhar para o processo de pós-venda, por exemplo. Não se esqueça de ficar de olho nas avaliações e opiniões de outros clientes.

2. Analise a qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos é um fator crucial ao selecionar um fornecedor de cosméticos, portanto, certifique-se de que os produtos fornecidos atendam aos padrões de qualidade exigidos pela legislação e pelo mercado.

Verifique se o fornecedor tem as certificações adequadas, como a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de outras que podem ser importantes para a empresa. Uma distribuidora de produtos naturais e orgânicos, por exemplo, deve garantir a procedência dos produtos por meio de certificações oficiais.

Se possível, solicite amostras dos produtos para testar antes de fazer um pedido em grande escala.

3. Considere a variedade de produtos oferecidos

Outro aspecto importante a considerar é a variedade de produtos oferecidos pelo fornecedor. No entanto, esse critério vai variar conforme as necessidades e exigências do seu público.

Oferecer um leque enorme de produtos sem conhecer o perfil do seu cliente a fundo pode ser tão ineficaz quanto oferecer pouquíssima variedade. Portanto, ter consciência sobre a sua necessidade é o primeiro passo para ter sucesso nessa escolha.

Além disso, verifique se o fornecedor está atualizado com as tendências e inovações do setor, pois isso pode ser um diferencial para o seu negócio.

4. Verifique a capacidade de produção e prazos de entrega

Certificar-se de que seu fornecedor tem uma capacidade de produção adequada para atender à demanda do seu negócio e que é capaz de entregar os produtos dentro dos prazos acordados são aspectos cruciais nessa escolha.

Atrasos na entrega podem prejudicar a sua reputação junto aos clientes e afetar a gestão do seu estoque, portanto, uma boa dica é analisar a saúde financeira do fornecedor, afinal, uma empresa com problemas financeiros tem mais chances de atrasar entregas que outras.

Outro ponto para ficar de olho é a localização. Escolher fornecedores que estejam próximos ao local onde a sua empresa opera é mais seguro do que optar por opções mais distantes.

5. Entenda a política de atendimento ao cliente

A qualidade do atendimento ao cliente prestado pelo seu fornecedor de cosméticos é outro fator a ser considerado. Um bom fornecedor deve ser responsivo, atencioso e estar disposto a resolver quaisquer problemas ou dúvidas que você possa ter.

Nesse ponto, verifique se a empresa investe em canais de comunicação eficientes e se estão prontos para fornecer suporte quando necessário. Investigue as redes sociais, perfil no Reclame Aqui, avaliações no Google e outros locais onde exista uma comunicação direta com o público.

6. Fique de olho no preço e condições de pagamento

Embora o preço não deva ser o único critério na escolha de um fornecedor, ele ainda é um fator importante a considerar. Por isso, esse é o momento de comparar os preços entre diferentes fornecedores e avaliar se estão alinhados com a qualidade dos produtos oferecidos.

Aproveite também para fazer uma análise mais minuciosa, lembrando de incluir despesas com frete e impostos em sua conta. Além disso, verifique as condições de pagamento, como prazos e formas de pagamento disponíveis.

Por fim, é importante negociar condições que favoreçam ambos os lados e fazer uma comparação com outras empresas do mercado, sempre considerando as condições oferecidas em cada proposta.

7. Considere também aspectos de sustentabilidade

Cada vez mais, os consumidores estão buscando produtos e marcas que sejam ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Isso depende do perfil do seu público, mas é um aspecto interessante a se considerar, uma vez que a preocupação ambiental pode agregar valor à sua marca e atrair clientes conscientes.

Verifique se o fornecedor adota práticas sustentáveis em sua cadeia de produção, como o uso de ingredientes naturais, embalagens recicláveis, métodos de fabricação eco-friendly e política de teste em animais.

Não esqueça de que práticas sustentáveis vão muito além de cuidar do meio ambiente. Envolvem, também, aspectos de desenvolvimento social e tecnológico, inovação, qualidade de vida, condições de trabalho e assim por diante.

Ao escolher um fornecedor de cosméticos, pense a longo prazo. Procure estabelecer uma parceria sólida e duradoura com o fornecedor, pois isso pode trazer benefícios mútuos ao longo do tempo. Uma relação de confiança e cooperação pode resultar em melhores preços, condições favoráveis e suporte adicional.

Por fim, lembre-se de priorizar esses aspectos ao escolher os demais fornecedores em uma distribuidora, indo além dos cosméticos e garantindo o sucesso na venda de outros produtos essenciais na área da beleza, como os EPI’s.

Nesse ponto, você pode contar com a linha Protection for Beauty, da Volk do Brasil. Reunimos produtos especiais para a proteção dos profissionais de beleza, estética e também do cliente, garantindo o conforto e a segurança necessários em cada procedimento. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre os nossos produtos!

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