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Você conhece a técnica do visagismo? Confira!

  • Protection for Beauty
  • maio 23, 2022

Se você segue carreira no mundo da beleza, certamente já se deparou em algum momento com o conceito de visagismo. Conhecer diferentes técnicas contribui significativamente para que você se torne um bom profissional e possa se destacar competitivamente em relação aos concorrentes.

Dessa forma, aumentam-se as chances de fidelizar o seu público e de ter resultados mais atrativos, a fim de que você possa alcançar as metas preestabelecidas, sejam indicadores mensais, sejam anuais.

O visagismo é um desses conhecimentos importantes de serem adquiridos para implementar em seu salão. Se você não o conhece, preparamos este material para explicar o que é, como surgiu, para que serve e como aplicar. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o visagismo?

Primeiro, vamos ao significado desse conceito. Um bom cabeleireiro não é aquele que simplesmente atende ao pedido do cliente. Pelo contrário. Ele identifica o que mais se adéqua àquele perfil, sugere mudanças e alinha o que é de expectativa da pessoa com o que de fato ficaria esteticamente bonito para aquela situação. O visagismo é basicamente isso. Trata-se de um conjunto de técnicas cujo objetivo final é valorizar a beleza de um rosto.

Nesse sentido, o profissional vai identificar qual é o melhor corte, qual a tintura mais adequada para a coloração de pele daquele cliente, quais são as maquiagens que combinam com o rosto e com a ocasião (festas, eventos íntimos etc.), como deve ser o design da sobrancelha, entre outros pontos.

Porém, para chegar a esse resultado, existe a necessidade de realizar um estudo de todas as características físicas e psicológicas da pessoa. Por essa razão, é importante que o profissional seja especializado na área — por isso recebe o nome de visagista.

Como surgiu o visagismo?

O visagismo surgiu por volta da década de 1930, sendo um conceito criado pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry. Nessa época, o profissional buscava mostrar, por meio do seu trabalho, como era possível realçar a beleza de cada pessoa. Para ele, não existia ninguém sem beleza, mas sim belezas escondidas. Nesse sentido, era preciso trazer técnicas para que ela fosse revelada.

Deve-se ressaltar que, desde o início, o visagismo adota técnicas individuais, de acordo com as características particulares. Ou seja, uma pessoa não vai receber os mesmos procedimentos que outra, justamente porque as características do rosto são diferentes, o formato é distinto, as sobrancelhas seguem um aspecto único etc.

Mas quando o visagismo veio para o Brasil? O responsável foi Philip Hallawell. O profissional não apenas trouxe a técnica para o país, como também incrementou o método e o divulgou para o mercado global. Philip era artista plástico e, por essa razão, conhecia bastante o formato do rosto das pessoas. Ao unir esse conhecimento com o que ele já sabia sobre visagismo, houve a estruturação do conceito.

Para que serve o visagismo?

O visagismo serve justamente para realçar a beleza das pessoas e garantir que elas fiquem satisfeitas com o resultado. Certamente você já deve ter recebido uma cliente que gostaria de um corte parecido com o que viu em alguma mídia, mas que ficou decepcionada com o resultado. Isso ocorre porque cada formato de rosto é diferenciado, e um corte só fica bom se estiver de acordo com outras características individuais.

O visagista, do contrário, vai realizar uma análise detalhada da identidade do cliente e da ideia que quer transmitir. Como abordamos mais acima, ele tem a oportunidade de alinhar as expectativas daquela pessoa com o que de fato ficaria bom para as suas particularidades.

Quais as principais técnicas do visagismo?

No visagismo, o profissional vai analisar dois tópicos principais: a personalidade daquela pessoa e o formato do seu rosto. Veja esses e outros pontos importantes a seguir.

Personalidade

Aqui, de acordo com Philip Hallawell, é preciso analisar os arquétipos da personalidade. Ou seja, só é possível adotar esse tipo de trabalho em seu salão se você realmente apostar em um curso preparatório, pois exige análise com conhecimentos prévios adquiridos.

A partir disso, são definidos os temperamentos de beleza, como a beleza sanguínea (se a pessoa é dinâmica, extrovertida, criativa etc.), a colérica (se ela representa determinação, força, liderança), a fleumática (se é meiga, amigável ou diplomática) e a melancólica (se transmite calma, sofisticação, elegância etc.).

Formatos de rosto

Ao longo de todo o conteúdo, mencionamos algumas vezes sobre a importância de analisar os formatos de rosto para a escolha dos melhores procedimentos para aquela pessoa. Entre os mais comuns, destacamos:

  • rosto oval;
  • rosto redondo;
  • rosto quadrado;
  • rosto retangular;
  • rosto losangular;
  • rosto triangular invertido;
  • rosto triangular;
  • rosto hexagonal de base reta, entre outros.

Maquiagem

Muitas vezes, a técnica de maquiagem é incrível, mas não fica bem para uma pessoa específica. Isso ocorre porque, se ela tiver um semblante mais calmo, não combinará com algo muito chamativo. O ideal seria apostar em cores mais neutras e sóbrias. Por essa razão, as técnicas de maquiagem são essenciais no visagismo.

Apesar de todas as pessoas terem o direito de escolher usar o que quiserem, o profissional vai direcionar a escolha dos produtos e itens que mais combinem com os seus traços e com o tom da sua pele.

Sobrancelhas

As sobrancelhas também exercem um importante papel quando falamos sobre o visagismo. Novamente, destacamos que uma técnica utilizada em uma pessoa nem sempre ficará atrativa em outra, mesmo fazendo tudo exatamente igual. Como as sobrancelhas ressaltam a beleza dos olhos, o visagista tem um cuidado especial no momento de definir o melhor design para aquele perfil, uma vez que elas são fundamental para a expressão de um indivíduo.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o visagismo e qual é a importância de adotar diferentes técnicas em seu salão, além de conferir algumas de suas principais técnicas. Como vimos, ao oferecer um serviço personalizado e de acordo com as particularidades de seus clientes, há mais chances de você ter um bom resultado, além de garantir competitividade no mercado por trazer resultados diferenciados.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre essa técnica? Se você já a conhecia ou entende de outro ponto sobre esse estudo que não mencionamos no material, deixe um comentário e compartilhe suas percepções com a gente!

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