Criar pacotes promocionais é uma estratégia bastante usada em salões de beleza do mundo inteiro. Esse tipo de ação costuma atrair a atenção das pessoas, já que é possível garantir uma série de benefícios por um valor atrativo, que normalmente vem acompanhado de um desconto.
Uma das estratégias mais usadas seguindo essa linha é a criação de um pacote mensal de manicure e pedicure, afinal, muitas pessoas costumam fazer as unhas todas as semanas e uma proposta de desconto nesse serviço pode ser bastante atrativa.
Mas atenção! Antes de anunciar uma promoção de pé e mão no salão é preciso um planejamento estratégico, para garantir que não haverá prejuízo financeiro. A seguir, nós explicamos tudo sobre o assunto. Acompanhe!
O que é um pacote de serviços?
Um pacote de serviços é uma estratégia que visa unificar alguns serviços em um só valor. Para implementá-lo, é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor (e quais são as suas preferências) e o seu próprio negócio, identificando os seus pontos fortes e fracos na cartela oferecida.
Quais são as vantagens de investir nesse tipo de estratégia?
Elaborar pacotes de manicure e pedicure, além de outros tipos de aglomerados de serviços inclusos em um só valor, é algo que traz movimentação e vantagens ao seu empreendimento. Alguns desses benefícios são:
- Atração de novos clientes;
- Fidelização dos que já fazem parte da sua cartela de clientes;
- Aumento do fluxo de caixa;
- Possibilidade de fazer com que serviços menos utilizados façam parte da rotina do salão;
- Giro do estoque;
- Aumento da reputação do seu negócio em sua região de atuação.
E muito mais!
Por isso, investir nesse tipo de recurso é uma estratégia muito válida para os negócios. E também melhoram consideravelmente a experiência dos clientes em seu estabelecimento!
Como elaborar um pacote de promoção de pé e mão?
Agora que você já conhece a importância dessa estratégia, que tal conferirmos algumas dicas interessantes para que esses pacotes sejam elaborados? Vamos lá!
Entenda quando o pacote mensal de manicure e pedicure vale a pena
Antes de mais nada, é importante analisar se esse tipo de promoção é interessante para o salão. O primeiro passo é olhar para o fluxo de caixa e determinar qual momento o seu negócio está vivendo.
Tenha em mente que, criando um pacote mensal de manicure e pedicure, você vai faturar menos por cada cliente atendido. Portanto, é necessário atrair a atenção de um número maior de pessoas para que a promoção traga um retorno real.
Voltando ao fluxo de caixa, analise se o momento atual permite que você cobre menos em um serviço e ganhe em volume de vendas ou se há a necessidade de gerar uma receita maior em cada venda. Isso porque uma promoção pode ser lucrativa sem gerar um retorno financeiro real.
Em um período de despesas muito altas, por exemplo, é preciso garantir que a promoção vai gerar retorno financeiro ou você vai ficar no prejuízo.
Se você fez toda essa análise e concluiu que o pacote mensal de manicure e pedicure é uma boa opção para o seu salão, é hora de definir os próximos passos.
Defina os serviços que fazem parte de cada pacote
Na hora de escolher os serviços que vão compor o seu pacote, é preciso levar algumas questões em consideração:
- procure ofertar os serviços mais procurados pelos clientes para garantir interesse. Se você percebeu que muitas pessoas procuram por unhas decoradas, pode ser uma boa ideia adicionar esse serviço no pacote;
- evite incluir serviços exclusivos, como um spa de mãos e pés, por exemplo. Eles devem ser vistos como mais valorosos, o que justifica seu preço mais elevado;
- olhe para o seu estoque e verifique se há algum produto em acúmulo ou próximo do vencimento. Essa é uma forma de resolver dois problemas de uma única vez.
Outro ponto a se considerar é a quantidade de serviços em cada pacote. Quanto mais serviços ofertados, mais tempo o profissional vai gastar atendendo um cliente. Se o salão não tem uma grande equipe de profissionais, a agenda pode ser prejudicada. A seguir, listamos algumas opções de pacotes mensais de manicure e pedicure:
- mãos e pés + unhas decoradas (com adesivo ou pedraria);
- 4 mãos e 2 pés no mês;
- mãos + esmaltação em gel;
- mão e pés + outros serviços que não são de manicure (sobrancelha, buço).
O ideal é trabalhar com uma média de 2 a 4 serviços por pacote. Também é possível criar cerca de 3 opções de pacote, do mais básico para o mais completo, aumentando o valor conforme aumenta o número de serviços.
Defina o valor de desconto aplicado na promoção
Para definir o valor de desconto aplicado nos pacotes é preciso entender os custos que envolvem o serviço de manicure e pedicure.
Coloque na ponta do lápis os gastos com material, taxas da máquina de cartão de crédito, aluguel, água, luz e tudo o que é necessário gastar para que esse serviço seja oferecido. Lembre-se de somar os custos de todos os serviços oferecidos dentro do pacote.
Depois, analise a média de atendimentos de manicure e pedicure todos os meses. Por exemplo: considerando 100 atendimentos a R$ 80,00, você gerou R$ 8.000,00 e, após deduzir as despesas — de R$ 5.000,00 — obteve o lucro de 3.000,00.
Ao aplicar um valor de desconto em um pacote mensal de manicure e pedicure, é preciso que esses mesmos 100 atendimentos cubram todas as despesas. Considerando 25% de desconto nos R$ 80,00, o valor do pacote seria de R$ 60,00 e o lucro — após o desconto das despesas — seria de R$ 1.000,00.
Nesse caso, os números ficaram muito próximos da margem mínima, o que pode ser um risco para o salão.
Isso leva a uma segunda questão: para uma promoção bem sucedida, a precificação dos serviços precisa estar correta desde o início. Se você cobra um valor muito próximo da sua margem mínima, ao aplicar qualquer desconto, o valor fica abaixo dos seus custos e o resultado é prejuízo.
Exemplificando, se o valor do seu serviço de manicure e pedicure é de R$ 60,00 e você tem um custo de R$ 5.000,00, sua margem já está próxima do mínimo — considerando os 100 atendimentos por mês. Aplicando um desconto de 10% no pacote, o valor do serviço seria de R$ 54,00, gerando R$ 5.400,00 e lucro de apenas R$ 400,00.
Estabeleça regras e crie um contrato para seus pacotes
A ideia de uma promoção no salão de beleza é criar uma situação vantajosa para você e também para os clientes. Para que isso aconteça é importante estabelecer regras ou você pode acabar prejudicando a rotina do salão — e até mesmo o faturamento.
Uma das regras mais comuns é evitar atender clientes de pacotes nos dias mais movimentados, como finais de semana. Portanto, é importante estabelecer e deixar claro os dias em que o cliente pode ser atendido.
Outra regra é definir quanto tempo o cliente tem para usufruir dos benefícios. Se você faz a promoção de 4 mãos e 2 pés, é interessante que o cliente use o benefício dentro de 30 ou 40 dias. Caso contrário, ele pode tentar estender o benefício ao longo de alguns meses, o que não é financeiramente interessante para o salão.
Antes de criar sua promoção, analise o tipo de pacote que você vai oferecer e as condições mais interessantes para cada um deles, considerando as particularidades de cada um.
Invista na divulgação dos seus pacotes mensais
Toda promoção que oferece um desconto precisa de um bom volume de vendas para gerar um lucro real. Portanto, é preciso investir na divulgação dos seus pacotes para aumentar suas chances de venda.
Invista no poder das redes sociais e comunique seus seguidores sobre a novidade. Pode ser interessante tirar uma foto bem chamativa de uma mão feita e explicar na legenda como funciona a sua promoção.
Avise sua base de clientes pelo WhatsApp, por e-mail ou por meio de qualquer canal de comunicação que você tenha estabelecido. O importante é que a sua mensagem chegue ao máximo de pessoas possível.
Quais são os principais erros na elaboração de pacotes?
Para finalizarmos a nossa conversa, que tal falarmos sobre os erros envolvidos nesse processo? Assim, você aprende a evitá-los e poderá conseguir resultados ainda mais satisfatórios na sua implementação em seu salão. Confira!
Não divulgar pelos canais corretos
A execução de um combo de serviços sem a divulgação adequada é uma grande perda de tempo. É fundamental que você use as suas mídias sociais para divulgar os pacotes, além de deixar um cartaz bem visível no estabelecimento. Outra dica é fazer panfletagem ou investir na oferta de descontos para quem indicar colegas para o salão.
Não especificar os prazos
Os prazos dos serviços devem ser bem especificados no ato da contratação. Assim, você evita que clientes deixem para “cobrar” os pacotes muito depois deles serem contratados e garante, também, que os horários serão respeitados.
Não estipular uma meta
As metas são fundamentais para que você possa organizar o seu calendário e, claro, as finanças. Por isso, estabeleça um objetivo a ser alcançado e trabalhe para que todos aqueles horários sejam ocupados ao longo do seu mês.
Não deixar as regras sempre à vista
É fundamental que, no seu estabelecimento, as regras dos combos de pé e mão estejam sempre bem visíveis, para que não haja dúvidas. Deixe tudo também bem explicadinho nas redes sociais, sem frases ambíguas ou que possam induzir o cliente ao erro. É preciso transparência nesse tipo de transação.
Não realizar um contrato
Um contrato, ainda que super simples, garante tanto a segurança do cliente quanto a do seu estabelecimento. É possível fazê-lo em apenas uma fichinha e solicitar a assinatura da cliente em questão (além de deixar a sua). Faça tudo em duas vias e formalize o processo. Isso demonstra seriedade e evita dores de cabeça.
Não conhecer bem o perfil da sua clientela
Por fim, um erro muito comumente praticado é a ineficiência em conhecer o próprio público-alvo e entender o que eles querem dos seus serviços. Dialogue com a clientela e descubra o que ela realmente deseja!
Se você chegou até aqui é porque já está preparado para criar o seu pacote mensal de promoção de pé e mão. Se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, releia as dicas com calma e anote o passo a passo separadamente, comparando cada etapa com a realidade do seu salão e determinando as estratégias mais adequadas.
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