O final de ano está se aproximando. Com ele vem também as confraternizações e comemorações. O clima de festas permite que as empresas apostem em uma boa estratégia para essa época: a promoção de final de ano. Ela ajuda a melhorar os resultados, aproxima os clientes e aumenta as chances do estabelecimento fechar o ano bem financeiramente.
Embora a promoção de final de ano seja importante e traga muitas vantagens, grande parte dos gestores têm dificuldade de tirar a ideia do papel. Por esse motivo, criamos este post com o objetivo de ajudar nessa tarefa. A seguir traremos algumas dicas para você lançar boas promoções de fim de ano. Confira!
Aprenda os primeiros passos e tire a ideia do papel
Antes de lançar as promoções, você precisa definir bem quais serão elas por meio de um planejamento. Além disso, é legal ter metas para que você saiba se chegou no lugar que desejava ou o quanto faltou para isso. Veja como colocar em prática essas duas ações.
Faça um bom planejamento
O primeiro passo para que você crie uma boa promoção de final de ano para os seus clientes é ter um bom planejamento. Você precisa pensar e listar no papel as suas ideias e verificar se elas são possíveis, antes de colocá-las em prática.
Algumas informações podem ajudar nesse momento. Anote aí decisões que são importantes estarem presentes no seu plano de promoção de final de ano:
- verifique o seu orçamento e saiba o quanto pode investir na promoção de final de ano;
- defina o público que você quer atingir;
- pense em uma boa forma de fazer a divulgação;
- faça um checklist de tudo que é preciso fazer para que a sua promoção saia do papel e satisfaça o maior número de clientes possíveis.
Defina as metas da promoção
Depois de planejar e ter um panorama do que você pode gastar e quantas pessoas deseja atingir com a promoção, a próxima etapa é definir metas a serem batidas. Você pode pensar no retorno que gostaria de obter com a promoção, por exemplo.
Lembre-se que as metas precisam ser alcançáveis, caso contrário, as chances de haver uma desmotivação e não levar adiante o que foi pensado são altas. Para facilitar, crie metas com curto, médio e longo prazo.
Confira algumas opções de promoções de final de ano
Agora que você já sabe a importância de planejar com antecedência e tem uma ideia das metas que deseja conquistar, confira algumas boas promoções para oferecer aos clientes.
Traga um amigo
A promoção “traga um amigo” é sempre uma ótima ideia! Além de agradar o seu cliente, você também terá mais uma pessoa conhecendo o seu trabalho. A possibilidade que ela comece a frequentar o seu salão é alta.
Além disso, a “traga um amigo” aumenta a probabilidade dos clientes fazerem as produções de final de ano no seu estabelecimento, no lugar de optar por outro local. Isso, por si só, já é uma grande vantagem.
Ofereça brindes
Quem não gosta de ganhar lembrancinhas? Uma boa ideia de promoção de final de ano são os brindes. A época de festas é propícia para apostar neles e aumentar o engajamento dos clientes.
Algumas opções de brindes que você pode oferecer são:
- aromatizador;
- squeeze;
- bolsa retornável;
- portal álcool em gel;
- necessaire;
- chaveiro;
- calendário;
- chinelo personalizado, etc.
Aposte nos descontos
Uma das promoções que costuma chamar bastante a atenção dos clientes, e fazer sucesso, são os descontos! Todo mundo gosta de pagar menos, por isso, esse tipo de ação atrai um bom número de pessoas para o seu estabelecimento.
Além disso, você pode calcular o desconto conforme as suas possibilidades. Uma boa ideia é disponibilizar descontos progressivos, por exemplo:
- um procedimento dá direito a 10% de desconto;
- dois procedimentos, a 20% e assim por diante.
Faça sorteios
Os sorteios estão em alta! Você pode utilizar o tema de final de ano para personalizar o seu. Uma das melhores formas de fazer sorteio de algum brinde ou benefício para o cliente é pedindo para que ele faça alguma ação nas redes sociais para participar.
Isso movimenta as suas páginas, aumenta a visitação e permite que outras pessoas conheçam o seu salão. Normalmente é solicitado que os participantes compartilhem a publicação do sorteio e marquem alguns amigos para que eles também possam aproveitar a oportunidade.
Aproveite a época do ano
O final do ano é um tempo de confraternização. Ele, por si só, já é um período bem convidativo para oferecer vantagens aos clientes. Por isso, usar as datas festivas para criar algum tipo de decoração de natal ou de ano novo, por exemplo, é sempre uma boa ideia.
Pense em algo que aproxime o seu salão dos clientes. Isso pode variar muito dependendo do seu tipo de público, do tamanho do seu salão, e assim por diante. O importante é que as pessoas que frequentam o seu salão se conectem ao período festivo e se sintam bem com o que você propor.
Crie combos promocionais
A última promoção que escolhemos trazer para você colocar na sua lista são os combos promocionais. Por meio deles você pode promover aquilo que mais vale a pena para as suas finanças. Se você tem um número grande de algum produto em estoque, por exemplo, adicione o serviço oferecido que usa ele na maioria dos combos e assim por diante.
Um exemplo de combo é: faça as unhas e ganhe a sobrancelha de brinde. Ou corte os cabelos e ganhe desconto na escova. Outra forma legal de oferecer esse benefício é permitindo que o cliente monte o seu próprio combo.
Fazer promoção de final de ano é uma das melhores estratégias para conseguir aumentar as vendas nessa época e atrair um bom número de clientes. Além de pensar no que será oferecido ao consumidor, é indispensável que encontre uma forma efetiva de divulgar previamente. Essa divulgação chama a atenção dos clientes em potencial e tende a aumentar o sucesso da proposta.
Então, já sabe qual promoção de final de ano vai oferecer no seu salão de beleza? Se você não quer perder nenhuma das nossas dicas, siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas atualizações!