Existem tantos salões de beleza espalhados pelo país que os consumidores — ou consumidoras em sua maior parte — começaram a dar preferência para aqueles que oferecem algum atrativo diferenciado.
Mas esse diferencial para salão de beleza não se limita a um produto exclusivo ou a um serviço inovador. O atendimento conta muito para quem está acostumado a cuidar da aparência e também deve estar na lista de prioridade para quem deseja crescer.
Quer aprender melhor sobre esse assunto? Então, não deixe de conferir todos os tópicos que preparamos ao longo do texto para você. Vamos lá?
O que é atendimento ao cliente?
Essa pergunta pode parecer muito simples de ser respondida, porém, a maioria das pessoas definem o atendimento ao cliente de uma forma limitada.
Resumindo, o atendimento ao cliente é toda a relação em que uma empresa oferece um produto/serviço para alguém que está interessado em comprá-lo.
Essa relação não se limita apenas ao momento da compra. Ela começa no momento que o cliente acessa um canal de comunicação com a empresa e pode durar anos após a compra ou realização do serviço.
Isso quer dizer que você deve se preocupar em oferecer um bom atendimento desde o primeiro contato do cliente com o seu salão até meses — ou anos — após a realização do serviço.
Por que a qualidade no atendimento ao cliente é tão importante?
As pessoas estão cada vez mais conscientes de seus direitos como consumidor, das ofertas que existem no mercado e sabem muito bem para onde correr quando uma opção não é boa o suficiente.
Basta um clique no celular para ter acesso a diversos endereços de salões de beleza, assim como é muito fácil comparar preços e produtos. Essa liberdade deixou o cliente muito mais exigente, o que torna maior a competitividade entre os salões.
É preciso pensar em toda uma estrutura capaz de transformar o seu espaço no lugar perfeito e um bom atendimento é a base para essa estrutura. Um lugar cheio de beleza e tecnologia mas com um péssimo atendimento não vai reter clientes.
Já um local mais simples, bem organizado e com um atendimento excelente fideliza as pessoas, tem muito mais chances de fazer sucesso e crescer.
Como melhorar o atendimento no salão?
O atendimento ao cliente é muito importante em um salão de beleza, afinal, por se tratar da oferta de serviços, as pessoas passam muito mais tempo interagindo com os funcionários e o ambiente.
Cuidar do bem-estar das pessoas é outro ponto que torna essencial o atendimento de qualidade. O que se espera do salão, nesse caso, é relaxar, ficar mais bonita, se sentir mais segura e receber um tratamento que colabore para o seu bem-estar.
Pensando nisso, existem algumas práticas que você pode adotar para tornar o atendimento do seu salão mais eficiente.
Tenha uma agenda organizada
O atendimento ao cliente no salão começa quando ele tenta marcar um horário. Esse é um ponto que muitos empresários negligenciam e acaba como um “campeão de reclamações”.
Mantenha a sua agenda organizada. Defina um tempo hábil para a realização de cada procedimento, evite ao máximo manter os horários só na cabeça e anote tudo em um lugar reservado para esse fim.
Qualquer problema ou cancelamento deve ser comunicado ao cliente com o máximo de antecedência possível.
Amplie as opções de agendamento
Ainda falando sobre o agendamento, é possível torná-lo ainda mais prático para os seus clientes, já que nem sempre é tão cômodo parar e fazer uma ligação.
Use aplicativos como o WhatsApp para lhe ajudar com isso. Ele é muito rápido, prático e dinâmico, tanto para você como para a clientela.
Você também pode abrir um espaço em seu site que permita o agendamento de alguns procedimentos. Ainda existem opções como e-mail e aplicativo.
Lembrando que, para tornar essa ampliação mais eficiente, é preciso acompanhar todas as ferramentas de agendamento de perto ou o que deveria ser um facilitador pode se transformar em um pesadelo.
Evite deixar o cliente esperando
É frustrante marcar um horário para ser atendido e ter que esperar muitos minutos — ou até mesmo horas — para receber o atendimento desejado. Isso tira toda a necessidade de entrar em contato e marcar um horário.
Atrasos acontecem, porém, evite-os ao máximo. Dê preferência para quem chegou no horário e não tente atender mais pessoas que o possível.
Pratique a cordialidade no ambiente
Ser educado, cordial e gentil são requisitos básicos em qualquer relação de atendimento ao cliente, porém, nem sempre eles são colocados em prática.
Estar sempre disponível para tirar dúvidas, dar sugestões e demonstrar interesse em atender cada pessoa é um quesito que conta muito no desenvolvimento de um salão de beleza.
Não é à toa que muitos profissionais e clientes tornam-se amigos no decorrer dos anos. Essa fidelidade deve ser usada em prol do benefício de todos e não precisa de nenhum investimento além de boa iniciativa.
Ofereça produtos de qualidade
Não se deixe enganar por preços mais baratos. Um quesito indispensável no atendimento ao cliente é oferecer um produto de qualidade.
Isso não quer dizer que você precisa trabalhar com marcas de luxo. Cada salão precisa atingir o público-alvo que definiu.
Porém, busque por produtos certificados e liberados pela ANVISA, de acordo com todas as exigências. Isso é, também, uma questão de saúde.
Invista na aparência do espaço
Outro ponto que conta muito para o cliente é o espaço onde ele será atendido. As horas que cada mulher passa dentro daquele espaço precisa ser de relaxamento, como se fosse um momento especial em que ela cuida da beleza e do bem-estar.
Invista em um lugar limpo, bem organizado e com equipamentos em bom estado de conservação.
Procure estabelecer espaços direcionados especialmente para realizar cada tipo de serviço. Tudo isso proporciona mais conforto e ainda garante a boa impressão que seu salão causa.
Como você pode ver, a qualidade no atendimento ao cliente engloba uma série de questões e vai muito além de apenas executar o serviço que foi contratado. Se você quer crescer, esses requisitos são a base para construir uma relação comercial forte e fidelizar clientes por anos!
Por que é tão importante definir o diferencial para o salão de beleza?
Quando você consegue definir um diferencial para salão de beleza, fica mais fácil garantir a satisfação dos consumidores. Eles darão preferência para realizar o atendimento no seu salão de beleza, em vez do concorrente. Dessa forma, também conseguirá atrair mais clientes, visto que todos farão uma propaganda positiva da sua marca. Isso tudo ajuda a melhorar os resultados do seu negócio, aumentando o faturamento no fim do mês.
O que pode ser um diferencial no salão de beleza?
Além de saber a importância de ter um diferencial para salão de beleza, é preciso pôr em prática estratégias que ajudem a garantir que essa ação seja realizada de forma satisfatória. Para entender como isso é possível, confira os tópicos a seguir!
Faça aplicação gratuita de produtos e serviços
Quando você faz uma aplicação gratuita de produtos e serviços em seu salão de beleza, a clientela pode descobrir de forma prática como funciona determinado procedimento. Isso gera mais confiança nos consumidores que serão atendidos no estabelecimento, pois eles saberão que o seu trabalho é sério e de qualidade.
Conte com uma variedade de produtos
Ter diversos produtos a disposição dos clientes também o ajuda na hora de realizar o atendimento na sua empresa. Isso porque as pessoas vão ter a chance de escolher entre os diversos itens de qualidade disponíveis no salão e que poderão ser utilizados durante o seu procedimento de beleza.
Aposte em ações em datas comemorativas
Quando chega às datas comemorativas, muitas pessoas gostam de se cuidar, manter a hidratação em dia, deixar as unhas impecáveis, fazer alisamento, entre outros procedimentos. É nesse momento que você precisa pensar em ações que ajudem a atrair ainda mais clientes para o negócio.
Uma boa dica é oferecer descontos e promoções exclusivas para a clientela. Esse pode ser um grande diferencial competitivo no seu salão, além de ajudar a fidelizar ainda mais o seu público-alvo, que também poderá indicar a empresa para amigos, conhecidos e familiares.
Mantenha a higienização do ambiente
Quando falamos em cuidados com a beleza, não podemos deixar de falar da higienização do ambiente e dos itens que serão utilizados durante os procedimentos. Essa é uma ação essencial para causar uma boa impressão no seu público-alvo, além de evitar que os consumidores estejam expostos a contaminação de algum material mal higienizado. Por isso, não deixe de manter o seu estabelecimento impecável, tanto na higiene quanto na organização.
Para saber escolher um diferencial para salão de beleza, é necessário levar em consideração o perfil do seu público-alvo. Por isso, é importante fazer uma pesquisa para entender melhor sobre sua persona. Ao conseguir identificar quais os gostos desses consumidores, ficará mais fácil atrair a sua atenção por meio de produtos e serviços que se destacam da concorrência e que são um verdadeiro diferencial da sua marca no mercado de atuação.
Além disso, é fundamental contar com itens de qualidade de uma empresa que seja reconhecida no mercado de atuação, a fim de garantir que os procedimentos sejam executados com excelência.
Quer descobrir como os nossos produtos podem ajudá-lo a ter um diferencial no seu salão de beleza? Entre em contato conosco. Não perca esta chance de inovar no seu estabelecimento!