Para que um salão ou uma clínica de estética possa alcançar resultados mais expressivos, existe a necessidade de contar com boas estratégias de marketing, implementar promoções atrativas, oferecer credibilidade aos seus clientes, além de entender sobre a importância do planejamento estratégico para o negócio.
Assim, existe a possibilidade de aplicar estratégias pensando especificamente na realidade de seus resultados, além de sempre buscar aperfeiçoar algumas ações. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba quais são os seus principais benefícios, além de dicas práticas para aplicá-lo no seu dia a dia. Boa leitura!
Quais os principais benefícios para o salão ou clínica de estética?
A seguir, confira alguns dos benefícios do planejamento estratégico para seu salão ou clínica de estética.
Seu negócio será proativo nas decisões
O primeiro passo está relacionado com o fato de o seu negócio ser proativo nas decisões. Muitas vezes, alguns proprietários de clínicas ou salões se voltam para o sentido reativo das situações. Ou seja, trabalham apenas na resolução de problemas, sem identificar exatamente o que os causa e como é possível trabalhar para evitá-los.
A partir do planejamento estratégico, você terá a oportunidade de entender quais são as forças e fraquezas da empresa, tendo a possibilidade de potencializar aquilo que o negócio tem de melhor, além de aperfeiçoar pontos que prejudicam a imagem com clientes e fornecedores.
Você poderá administrar melhor os recursos
Outro problema enfrentado na gestão de clínicas e salões está relacionado com a administração de recursos. Caso não seja feita de forma adequada, poderá afetar negativamente a saúde do negócio, impedindo que ações sejam tomadas para atrair um número maior de clientes, além de trazer como consequência o fato de que as metas preestabelecidas não serão alcançadas com êxito.
Dessa forma, por meio do planejamento, você terá um maior controle sobre os seus gastos, entenderá sobre os principais objetivos da empresa, além de ficar por dentro sobre os pontos que precisam ser ajustados para que as finanças do negócio atinjam o patamar pretendido.
Sua gestão terá foco
Imagine só a seguinte situação: seu negócio precisa contar com resultados melhores, mas você não sabe em que focar para que possa atrair os objetivos pretendidos. Novas estratégias de marketing? Oferecer treinamentos aos seus colaboradores? Fornecer novos produtos e/ou serviços que sejam a inovação no mercado?
Sem um planejamento claro, existe o risco de você investir em muitas dessas colocações sem ter um foco bem definido. Ao entender sobre os principais investimentos para alcançar os objetivos, você terá a chance de:
- avaliar o sucesso perante o mercado;
- oferecer benefícios aos colaboradores;
- ter a possibilidade de analisar quais são aqueles colaboradores que mais têm contribuído para o negócio — e recompensá-los;
- contar com tomadas de decisão mais efetivas;
- crescer continuamente e ter métricas bem definidas;
- aumentar a satisfação dos clientes;
- fidelizar o seu público.
Como fazer um planejamento anual?
Agora que você já entende sobre as principais vantagens de contar com um planejamento estratégico, chegou o momento de apresentarmos as dicas de como implementá-lo. Confira!
Defina seus principais objetivos
Quando mencionamos sobre a definição dos principais objetivos, a sua empresa não deve estar restrita apenas a resultados e metas de crescimento. Apesar de serem extremamente importantes, esses indicativos são uma consequência de que tudo está no caminho certo.
Para um planejamento estratégico, é preciso ter definido de maneira clara qual é a sua missão, visão e valores. Além disso, as metas precisam ser específicas. Veja: caso o seu plano seja crescer dentro do mercado, deixe claro de quanto será esse aumento — desde que seja alcançável pela sua equipe. Se não houver um dado que facilite a visualização pelos colaboradores, qualquer crescimento poderia ser válido, concorda?
Estude o mercado
Outro ponto que deve ser analisado, ao definir as suas metas, está relacionado ao mercado. Como está o desenvolvimento de seus concorrentes em relação ao mesmo período do ano passado? Outras empresas têm implementado inovação para atrair os seus clientes? Quais são as principais estratégias voltadas para o digital que outro salão ou outra clínica investem?
Todas essas respostas serão essenciais para definir estratégias que vão ao encontro do que outras empresas têm trabalhado, contribuindo para que as ações de seu negócio possam ter as mesmas oportunidades em relação à concorrência.
Estabeleça um plano de ação
Após ter as estratégias bem definidas, chegou o momento de estabelecer um plano de ação para colocar as pontuações em prática. Nessa etapa, defina quais são as funções de cada colaborador e quais são as metas individuais — assim, cada um terá a clara ciência de como poderá contribuir para o crescimento do negócio.
No plano de ação, também é preciso que tenha um cronograma de suas atividades. Assim, sua equipe entenderá:
- qual é o prazo de cada tarefa;
- em quanto tempo é esperado que os resultados sejam alcançados;
- quais serão as tarefas a serem executadas inicialmente, entre outros.
Defina métricas para avaliar os resultados
No entanto, de nada vai adiantar todo esse trabalho se a sua equipe não definir métricas para avaliar os resultados. Somente por meio da avaliação e do andamento das estratégias é que poderá haver o aperfeiçoamento do que é implementado, de modo que as metas sejam alcançadas mais facilmente.
Além disso, essa ação vai permitir que você compare os números de seu próprio negócio com o desempenho de períodos anteriores. Exemplo: não é porque o fluxo de clientes diminui em um mês que suas vendas como um todo estão em queda. Talvez seja a época do ano que naturalmente apresenta uma diminuição, o que permite a você estabelecer anualmente ações que tragam mais visibilidade para o negócio e reduzam esse impacto.
Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância que o planejamento estratégico tem para os resultados do salão ou da clínica de estética. Por meio da implantação dessas dicas, existe a possibilidade de avaliar também os fornecedores. A gestão dos parceiros é primordial para o sucesso da empresa, justamente porque permite escolher por empresas que tenham equipamentos de qualidade, com um bom custo-benefício, além de conter o Certificado de Aprovação, no caso dos EPIs.
Gostou dessas dicas e quer se aprofundar no assunto? Continue no blog e confira outras dicas de como administrar um salão de beleza!