Hoje, existe uma conscientização das pessoas em relação ao autocuidado, à saúde e à estética corporal. Nesse cenário, o mercado da beleza está aquecido, oferecendo muitas oportunidades para quem quer empreender. Porém, para aproveitar o momento, é necessário investir em capacitação contínua no setor.
Pensando nisso, este conteúdo mostra por que a capacitação no mercado da beleza é diferencial competitivo, resume as vantagens de aprimorar o conhecimento na área e descreve os riscos que os profissionais correm ao não se capacitarem para esse segmento. Ao final, o texto explica, ainda, a importância de acompanhar as tendências e lista os serviços estéticos mais procurados do momento. Boa leitura!
Por que a capacitação no mercado da beleza é diferencial competitivo?
Os empreendimentos na área da estética (salões, spas e clínicas estéticas, por exemplo) apresentam um crescimento acelerado no varejo global, de acordo com o Ranking Mundial de Consumo, estudo que classifica o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e autocuidado do planeta, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão.
Por isso, o mercado da beleza é muito dinâmico, com novas tendências lançadas a cada estação e uma multidão querendo testar as novidades do mundo da estética. Mas, para atender a esse público, os profissionais devem se manter capacitados, aprendendo novas técnicas e especializando-se em determinados serviços nesse segmento.
Ao mesmo tempo, a empresa deve buscar não apenas contratar profissionais treinados, com experiência para executar as tendências do mercado, mas também investir na capacitação contínua dos colaboradores, os quais recebem treinamento para executar as tarefas e, simultaneamente, estreitam a relação com o negócio.
Quais são as vantagens de se capacitar para mercado da beleza?
Neste momento, você deve estar se perguntando por que se capacitar para atuar no mercado da beleza, não é? As vantagens de ampliar o conhecimento e dominar outras técnicas nesse setor são:
- possibilidade de empreender em um mercado em crescimento;
- com o investimento em capacitação, o profissional pode atuar em diversas áreas e fica mais competitivo para desenvolver vários serviços no segmento de beleza;
- a capacitação contínua também permite ao colaborador aprofundar o conhecimento sobre o público, antecipando-se, muitas vezes, às tendências;
- capacitar-se para o mercado da beleza também é uma maneira de usar a tecnologia e o avanço das técnicas nesse setor para atender às demandas do cliente e tornar a carreira mais rentável.
Diante desse cenário promissor, não investir em cursos e qualificações na área da beleza e cuidado corporal implica uma série de riscos para o profissional!
Quais são os riscos de não se capacitar para esse mercado?
É verdade que salões e clínicas estéticas estão em pleno crescimento no Brasil, apresentando uma boa oportunidade para quem quer crescer na carreira.
Contudo, para ter sucesso nesse setor é preciso estar a par das novidades e mostrar um interesse contínuo pelo aprendizado de novas técnicas. O motivo é que os colabores que não estão abertos à capacitação contínua no mercado da beleza correm estes sérios riscos:
- a falta de capacitação no mercado estético afeta a empregabilidade dos profissionais;
- sem a devida qualificação para atuar no setor, os profissionais perdem espaço para quem domina as técnicas e demonstra interesse em aprimorar o know-how;
- não investir em capacitação contribui, também, para estagnar o candidato no mercado da beleza;
- deixar de aprimorar o conhecimento e otimizar a expertise no setor da beleza impacta a capacidade de empreender e transformar um momento crítico em oportunidade de negócio;
- por fim, profissionais não capacitados estão mais suscetíveis a riscos ocupacionais, comprometendo a qualidade do serviço no salão e expondo-se a situações de insegurança no trabalho.
Para evitar esses riscos, gestores devem incentivar a equipe a se capacitar para o mercado em que atuam, uma vez que a qualificação amplia as oportunidades e otimiza o serviço oferecido ao público.
Qual é a importância de acompanhar tendências no mercado da beleza?
Além do investimento em capacitação contínua, é preciso acompanhar as tendências do dinâmico mercado da beleza, para oferecer serviços compatíveis com a procura do público-alvo. Para você ter ideia, salões e clínicas estéticas que não trabalham com cuidado facial, atualmente, não atendem boa parte da demanda e perdem competitividade no mercado.
A justificativa é que, com a pandemia e as medidas de isolamento social, as técnicas com máscaras faciais e esfoliação da pele, por exemplo, cresceram 91% e 153%, respectivamente, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Portanto, não analisar as tendências de mercado e aproveitar as oportunidades, a exemplo do uso de técnicas de estética corporal, configura um erro grave para o empreendedor, que corre o risco de perder espaço na concorrência e afetar duramente a rentabilidade do seu negócio.
Que áreas do mercado da beleza estão com maior demanda?
O mercado da beleza, de maneira geral, é muito promissor para empreendedores, uma vez que a demanda por serviços estéticos é crescente no Brasil. Mas existem algumas áreas que são mais rentáveis e oferecem a possibilidade de crescer rapidamente e se destacar entre a concorrência.
Para aproveitar a alta procura por serviços de beleza e cuidado corporal, vale investir nestas áreas:
- serviço de manicure e pedicure, com profissionais capacitados e que utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenir erros operacionais;
- maquiagem profissional, que exige muita expertise dos colabores para executar os diferentes tipos de make, desde um trabalho mais artístico até uma produção para festas de casamento, por exemplo;
- depilação, que também exige muita capacitação e uso de EPIs para oferecer segurança sanitária ao colaborador e ao cliente;
- designer de sobrancelhas, uma área relativamente recente e com muita demanda para profissionais qualificados;
- e técnicas de corte e transformação capilar, melhorando a autoestima do cliente e cuidando da saúde dos fios.
Neste texto você observou quais são as tendências e por que é preciso se capacitar continuamente para atuar no mercado da beleza. No entanto, seguindo a risca as nossas dicas, você garante o crescimento do seu negócio e ganha competitividade em relação à concorrência.
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