O que fazer no salão de beleza durante a crise de coronavírus? Neste momento, muitos empreendedores estão com essa dúvida que, aparentemente, não tem uma solução fácil. Mas, neste post, entenda quais medidas viáveis podem ajudar a manter o faturamento do seu negócio, respeitando o isolamento social e a obrigação da quarentena.
Adiante, veja como revisar a administração do salão, estreitar o relacionamento com os clientes de forma remota, capacitar os profissionais e criar serviços podem salvar o negócio do vermelho. Por fim, entenda por que o novo coronavírus afeta, em cheio, o seu setor.
Está interessado em saber mais sobre o assunto, não é mesmo? Então continue a leitura do texto agora mesmo e tire as suas dúvidas!
Como a pandemia afeta negócios com atendimento presencial?
Em 2019, foi notificado o primeiro caso de coronavírus em Wuhan, localizado na China central. De lá para cá, o mundo não é mais o mesmo. O novo vírus — cujo contágio ocorre, principalmente, por gotículas de saliva e superfícies contaminadas — alterou a circulação de pessoas nas ruas e mudou o funcionamento do comércio.
No Brasil, a maior parte das cidades decretou isolamento social (quarentena) para tentar barrar o avanço da COVID-19, doença causada pelo coronavírus que tem sintomas como tosse, febre e problemas respiratórios.
A determinação afetou, principalmente, negócios que dependem de atendimento presencial e contato direto com os clientes. Dessa forma, a maior parte dos setores passou a operar em home office, com estratégias e mudanças corporativas para os funcionários trabalharem de casa.
No entanto, algumas profissões, como aquelas ligadas ao salão de beleza (cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, massagista, esteticista etc.), enfrentam dificuldades ou mesmo impossibilidade para ocorrer remotamente. Diante desse quadro, fica a questão: como adotar medidas e superar a crise acarretada pela doença viral?
Por que salões precisam adotar medidas para enfrentar a crise?
Normalmente, salões de beleza são um dos negócios mais lucrativos para empreendedores, uma vez que a maior parte das pessoas se preocupa com a estética do corpo, buscando profissionais para cuidar de pelos corporais e das unhas, por exemplo. Contudo, esse setor está sendo duramente afetado pela pandemia de coronavírus.
Cientificamente, está comprovado que o novo vírus se propaga em ambientes de aglomeração, onde não há distanciamento social. Nesse sentido, os salões encontram uma barreira para voltar a funcionar normalmente, recebendo vários clientes e mantendo proximidade entre os profissionais e a clientela.
Dessa forma, os salões devem permanecer fechados enquanto durar a quarentena, cujo término ainda é incerto no país e em todo o planeta. Contudo, até lá, é preciso reinventar o negócio e oferecer serviços remotos para sobreviver à crise.
Quais medidas podem ajudar o salão de beleza durante pandemia de coronavírus?
Você já entendeu como a pandemia de coronavírus afeta diversos setores da economia e, especialmente, os salões de beleza, que dependem do contato direto com os clientes. Porém, como remodelar a administração do seu negócio e conseguir lucrar em meio à crise?
Para responder à questão, listamos medidas incríveis que contornam a situação e apresentam uma solução fácil para o seu negócio. Revisar a situação financeira, relacionar-se com os clientes a distância, capacitar os funcionários e desenvolver serviços remotos são opções viáveis para o contexto atual. Veja.
Revisar a situação financeira do estabelecimento
Durante a crise, você deve se ater à situação financeira do seu estabelecimento, revisando lucros e antecipando despesas. Para isso, elabore um plano de gestão, no qual deve constar custos fixos e receitas, que consolidam o crédito do seu negócio, e uma série de metas e objetivos a serem atingidos a curto, médio e longo prazo.
Manter o relacionamento com o cliente
Lembre-se sempre de que o salão de beleza está temporariamente fechado, mas o relacionamento com os clientes deve ser mantido e cultivado durante a quarentena. Para isso, você deve ter um canal aberto com a clientela, construindo uma relação de confiança entre a marca e as pessoas.
Uma dica é utilizar o WhatsApp, aplicativo usado pela maioria das empresas e com grande apelo popular no país. Nele, você alimenta e consegue fidelizar a sua rede de contatos com informações relevantes sobre a saúde e o bem-estar.
Investir em conteúdos para redes sociais
Hoje, as redes sociais são uma importante ferramenta para conectar empresas ao público. E não seria diferente com os salões de beleza. Em tempos de crise, você pode fortalecer a presença online do seu negócio, pensando conteúdos interessantes para satisfazer a clientela.
Para montar uma estratégia de comunicação, revise a ficha com os dados dos seus clientes e começa a quantificar os serviços oferecidos pelo seu salão antes do isolamento social. Com os dados consolidados, ofereça dicas para os seguidores e reforce a autoridade dos seus profissionais nas redes, seja no Instagram, seja em outros sites.
Investir na capacitação remota dos funcionários
Apesar de grave, o impacto do coronavírus na economia deve ser passageiro. Após o momento crítico, o setor de beleza deve retomar o crescimento. Portanto, você deve aproveitar o momento para investir na capacitação da equipe, aprimorando o conhecimento dos seus funcionários com oferta de cursos online, se possível.
É importante entender que a demissão dos funcionários deve ser o último passo a ser tomado pela gestão administrativa, já que custa caro e contribui para o empobrecimento da população e, consequentemente, para o enfraquecimento da nossa economia.
Por isso, tente equilibrar as contas com revisão de contratos e negociação de aluguel, caso não seja dono do ponto comercial em que opera o salão. Com o declínio da doença, você e seus funcionários poderão voltar à ativa e crescer profissionalmente.
Criar serviços para manter o dinheiro entrando
A gestão administrativa é um ofício árduo, que tenta equilibrar as contas do salão e propor metas futuras. Com o negócio temporariamente parado, você deve repensar os serviços oferecidos para o público, apostando em opções remotas.
Nesse sentido, a venda online de produtos para salão (alguns dos quais já compõem o estoque da loja), a oferta antecipada de voucher de serviços e a comercialização de vídeos com dicas de beleza podem ajudar a monetizar o seu setor, apesar da distância.
Neste post, você descobriu o que fazer no salão de beleza durante a crise de coronavírus, com dicas que podem tirar o negócio do vermelho. A tarefa não é fácil, pois o setor está praticamente parado com a pandemia. Mas criar serviços, capacitar profissionais, manter o relacionamento com clientes e ater-se à situação financeira são ações que ajudam a superar as dificuldades.
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