Investir em tecnologia para salão de beleza pode trazer excelentes retornos para o seu empreendimento. Por meio dela, existe a possibilidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos, além de ser essencial para o fortalecimento de marca e o destaque no mercado.
Como o setor está cada vez mais competitivo, existe a necessidade de trazer diferenciais para o seu público, uma vez que detalhes podem contribuir para que ele escolha o seu empreendimento em vez de outro concorrente.
Por isso, elaboramos este conteúdo para que você confira mais informações a respeito do assunto, saiba quais são as tecnologias que mais estão em alta e entenda como utilizá-las da melhor forma. Continue a leitura e confira!
Uso do marketing digital
O uso do marketing digital já não é visto como um diferencial para o seu negócio, e sim uma necessidade. O primeiro passo nesse tipo de investimento é contar com um site para o seu salão. Nele, você tem a possibilidade de reunir as principais informações a respeito do empreendimento, como os serviços oferecidos, os valores, a possibilidade de agendamento online e outros dados relevantes concentrados em um único local.
Além disso, especialmente no nicho da beleza, é importante levar em consideração a presença nas redes sociais. As pessoas buscam continuamente por modelos de corte e referências em diferentes canais e plataformas. Conhecer onde seu público está e quais são as pesquisas que ele realiza contribuirá para produzir conteúdo direcionado e para as redes certas, de modo a atrair mais clientes.
Lembre-se de que cada público tem as suas preferências. Não é porque um salão concorrente produz determinado material para o seu canal que você também obterá êxito ao produzir algo do mesmo tipo. Leve em consideração as particularidades de seus clientes e o que eles mais gostam de consumir, antes de iniciar uma estratégia.
Automação de processos
Os ganhos para a automação de processos são muitos. A partir do momento que você conta com as ferramentas certas para a sua área, haverá um aumento de produtividade e a oportunidade de armazenar os dados de seus clientes em nuvem, além de contar com uma gestão mais eficiente e um atendimento otimizado.
Entre as possibilidades que podem ser encontradas em ferramentas próprias para salão de beleza, destacamos principalmente aquelas que incluem agenda online, emissões de notas fiscais, registro das movimentações feitas, entre outras atividades comuns no dia a dia do empreendimento.
Além disso, há ferramentas que possibilitam o controle de pacotes e promoções de produtos e serviços oferecidos (exemplo: a cada corte e progressiva feita, ganhe um shampoo). Elas também oferecem funcionalidades de marketing integradas à solução, permitindo criar campanhas personalizadas para seu nicho e atender às necessidades atuais do salão.
Personalização de atendimento
Vários aspectos são levados em consideração pelo cliente no momento de optar por um empreendimento. Um deles é a forma como o atendimento é realizado. É importante que cada ligação, cada conversa e diálogo com seu público leve em consideração as particularidades daquela pessoa, para oferecer personalização.
Existem muitas maneiras de realizar esse tipo de atendimento. Contudo, antes de investir em qualquer solução, é preciso entender quem são seus clientes, seus desafios, quais são os seus objetivos e os motivos que os levam a procurá-lo.
Entre as soluções mais comuns que possibilitam executar essa estratégia com mais êxito, podemos destacar o atendimento por chat, WhatsApp, e-mail etc. De acordo com as suas funcionalidades, elas podem fazer um filtro prévio dos objetivos daquele cliente específico e direcionar para o atendimento correto.
Além disso, é possível oferecer um primeiro contato automático, chamando o cliente pelo nome e dizendo que em breve alguém de sua equipe entrará em contato para tirar as dúvidas e prosseguir com o chamado.
Formas de pagamento
O mundo tem passado por mudanças de forma muito rápida. A maneira como as pessoas realizam seus pagamentos também tem sofrido alterações. Antes, era comum que fossem a um empreendimento portando apenas cédulas em dinheiro. Hoje, é possível realizar o pagamento por meio de Pix, cartão de crédito, transferência bancária etc.
Existem, ainda, ferramentas que possibilitam outros meios de pagamento para o negócio, como:
- QR Code: com uma máquina específica para isso, basta gerar um QR Code bidimensional, que possibilitará ao cliente apontar a câmera do celular e finalizar a compra do serviço;
- boleto bancário: também é possível ampliar as formas de pagamento gerando boletos bancários. No entanto, lembre-se de que esse modelo vai demorar entre 1 e 3 dias para ser debitado em sua conta;
- WhatsApp: muitos clientes também optam por realizar o pagamento por meio do WhatsApp. É possível gerar um código que possibilita que o cliente faça o pagamento a partir do próprio aplicativo.
Sistemas financeiros
É comum que a administração tenha dificuldades quanto ao sistema financeiro de um salão de beleza. Por essa razão, já existem soluções próprias para fazer uma gestão de seu negócio como um todo.
Existem ferramentas, por exemplo, que oferecem a possibilidade de sua equipe realizar todo o controle de estoque, de modo que perceba de forma prévia quando é preciso fazer a compra de novos produtos. Além disso, nessa mesma solução, é viável fazer a emissão de nota fiscal que já conta com certificado digital, além de realizar o cálculo automático da comissão de cada pessoa da sua equipe.
Por fim, todas as movimentações são registradas. Dessa forma, o fluxo de caixa do salão de beleza pode ser feito diariamente sem muitas dificuldades, contribuindo para que as estratégias traçadas realmente façam sentido para o atual momento de seu negócio.
E então, o que achou de conhecer esses exemplos de tecnologia para salão de beleza? Como vimos, existem muitas oportunidades para que seu negócio tenha um melhor controle das vendas e do marketing. Antes de fazer qualquer investimento, entenda inicialmente quais são as suas necessidades e quais das soluções existentes realmente vão agregar valor para a realidade de seu negócio.
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