A Covid-19 mudou a vida de todo mundo e, principalmente, a rotina de trabalho das mais diversas áreas. Em breve, a reabertura de estabelecimentos, como salões de beleza, será permitida, mas é muito cedo para voltar a atender aos clientes da mesma maneira que antes.
É preciso estar atento a algumas questões, como a higienização do ambiente, a orientação de clientes e profissionais e o uso de equipamentos de segurança. Neste post, vamos abordar as principais medidas que você precisa seguir para garantir a saúde dos clientes no salão de beleza. Confira!
Comece pela higienização e organização do ambiente
Antes de abrir, todo o ambiente do salão precisa ser higienizado adequadamente. Para isso, você pode usar álcool 70% ou água sanitária, respeitando o tipo de material ou superfície. Limpe todas as cadeiras, bancadas, toalhas e equipamentos. Não se esqueça de esterilizar alicates, tesouras, bisturis e materiais afins em autoclave.
Também é recomendado retirar itens de decoração que possam dificultar a higienização, como tapetes. Dê preferência para a ventilação natural, mantendo portas e janelas abertas sempre que possível. Veja outras recomendações que você pode seguir:
- use toalha descartável para realizar a limpeza e evite reutilizar panos;
- deixe as portas abertas para evitar a necessidade de tocar nas maçanetas;
- limpe o chão com água sanitária mais de uma vez por dia;
- distribua o álcool em gel em banheiros, recepção e bancadas;
- retire objetos de contato constante, como revistas, canetas e catálogos;
- limpe também teclados, telefones, corrimão e espelhos;
- nos banheiros, dê preferência para o sabonete líquido e para toalhas de papel.
Oriente os clientes no momento do agendamento
Embora as recomendações de segurança sejam veiculadas com frequência na mídia, é essencial que você oriente os clientes logo no agendamento. Dessa forma, você garante mais segurança para si, para os profissionais e para os clientes. É possível fazer algumas perguntas simples, como:
- você apresentou ou apresenta sintomas, como tosse, febre e falta de ar?
- você mora com alguém que está de quarentena?
- você teve contato com pessoas doentes ou que apresentavam sintomas nos últimos dias?
Também é importante passar algumas informações sobre como vai funcionar o atendimento, para que o cliente chegue preparado. Você pode orientar a evitar o uso de celular, comparecer de máscara, usar o álcool em gel logo na entrada e outras medidas que tenha adotado no estabelecimento.
Organize a entrada para clientes e profissionais
Algumas medidas devem ser tomadas assim que os clientes e outros profissionais chegam ao salão. Disponibilize um borrifador com álcool 70% para a higienização das solas dos sapatos. O álcool também precisa ficar na entrada, para que o público higienize as mãos assim que entrar no salão.
Você também precisa exigir o uso da máscara para que o cliente seja atendido. Caso alguém apareça sem o EPI, você pode disponibilizar algumas unidades para a compra ou, até mesmo, gratuitamente.
Administre a agenda de atendimento e evite aglomerações
É natural que você atenda a menos clientes nesse período, já que não é permitido reunir pessoas demais em um mesmo ambiente. Por isso, os agendamentos precisam ser mais espaçados, garantindo que um cliente saia para que outro entre.
Também é possível fazer uma escala de trabalho para os profissionais, evitando que eles estejam no salão quando não há atendimento para todos. Outra medida é não realizar serviços simultâneos em um mesmo cliente. Para ter certeza de quantas pessoas são permitidas em um mesmo espaço, é preciso verificar o decreto vigente na sua região.
Garanta que todos os profissionais usem EPIs
O uso de equipamentos de proteção individual não é uma novidade dentro dos salões de beleza, ou, pelo menos, não deveria ser. Usar máscaras respiratórias, máscaras descartáveis, luvas descartáveis, aventais e outros materiais garante a saúde dos clientes no salão de beleza, além da segurança dos profissionais contra riscos ocupacionais.
Portanto, essa proteção deve ir muito além da máscara. Até o momento, não há nenhum indício de que a Covid-19 seja transmitida pelo sangue e por outros fluidos corporais — que não façam parte do trato respiratório — mas tratando-se de uma doença nova, é melhor focar a prevenção.
Certifique-se também de usar esses EPIs de acordo com a nova realidade. É preciso tomar cuidado na hora de remover máscaras e luvas, sem tocar no rosto. Lave as mãos constantemente, principalmente entre os atendimentos.
Oriente a equipe e crie um guia para cada área do salão
Existem salões que oferecem mais serviços e contam com profissionais de diversas especialidades, como podologia, micropigmentação, massagem e assim por diante. Nesse caso, é importante avaliar as melhores medidas de segurança para cada área, já que cada uma delas carrega suas particularidades.
Reúna a equipe antes da reabertura e conscientize sobre a importância das medidas de segurança. Você pode elaborar um passo a passo para cada área, para que os profissionais de segurança se habituem e não se esqueçam de nenhuma recomendação. É possível fazer isso por chamada online, usando aplicativos, como:
- Zoom;
- Hangouts;
- Skype;
- Whereby.
Siga instruções oficiais da OMS e tome cuidado com fake news
Com a chegada da pandemia, cresceu também o número de notícias falsas sobre a doença, sobre o tratamento e também sobre algumas medidas de segurança. Para garantir a saúde dos clientes no salão de beleza, é preciso seguir orientações oficiais. Para isso, você pode acessar a página do Coronavírus Brasil e também o site da Anvisa.
A disseminação de informações corretas é essencial nesse momento, portanto, separamos algumas orientações que você pode oferecer para a sua equipe:
- a lavagem de mãos deve ser feita de acordo com as orientações da Anvisa;
- a máscara de pano não deve ser usada por mais de 3 horas seguidas;
- é importante deixar sob a bancada apenas os produtos usados no procedimento;
- é fundamental evitar usar acessórios, como anéis, pulseiras e relógios;
- é essencial verificar a temperatura regularmente para identificar um possível caso assintomático.
Todos esses cuidados com a saúde dos clientes no salão de beleza e com a segurança da equipe são, em primeiro lugar, medidas para promover o bem-estar de todos. No entanto, isso também pode funcionar como uma excelente forma de promover a imagem do seu salão e mostrar comprometimento social. Por fim, lembre-se de verificar as medidas adotadas na sua região, já que elas mudam bastante de acordo com a administração.
Você percebeu como o uso de EPIs é importante para um salão de beleza, ainda mais nesse momento? Então, não deixe esse cuidado de lado, entre em contato e conheça os produtos Protection for Beauty!