Com a rotina agitada e cheia de clientes para atender, nem sempre é possível enxergar a quantidade de riscos aos quais estamos expostos diariamente. Todo ambiente de trabalho pode oferecer riscos ocupacionais, mesmo que em maior ou menor grau.
Esses riscos tornam-se ainda mais perigosos quando são negligenciados, por isso, é essencial conhecer e entender como cada um desses pontos pode colocar a integridade de colaboradores e clientes em risco.
Neste post, nós explicamos o que são e como os riscos ocupacionais em salão de beleza podem prejudicar seu negócio. Se você se interessou pelo assunto, acompanhe as dicas a seguir!
O que são riscos ocupacionais e como são classificados?
Todo acidente que ocorra dentro do ambiente de trabalho e possa ocasionar danos físicos ou, até mesmo, causar doenças é considerado um risco ocupacional. Cada tipo de negócio, assim como cada ocupação ou cargo, está sujeito a diferentes tipos de riscos ocupacionais.
O que determina o risco é o processo que cada profissional deve seguir, assim como os produtos, os aparelhos ou as atividades que envolvem suas funções.
Os riscos ocupacionais são classificados de acordo com sua natureza, que pode ser física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Cada um deles também é identificado por uma cor, como apresentaremos a seguir.
Grupo 1 – verde
Engloba os riscos físicos, que são:
- ruídos;
- radiação;
- frio excessivo;
- calor excessivo;
- pressões anormais;
- umidade.
Grupo 2 – vermelho
Abrange os riscos químicos, que são:
- produtos químicos;
- gases;
- poeira;
- vapores.
Grupo 3 – marrom
Envolve os riscos biológicos, que são:
- vírus;
- bactérias;
- fungos.
Grupo 4 – amarelo
Abrange os riscos ergonômicos, que são:
- esforço físico;
- carregamento de peso;
- postura inadequada;
- mobiliário inadequado;
- situações que envolvem estresse físico ou psicológico.
Grupo 5 – azul
Abrange os riscos acidentais, que são:
- máquinas e aparelhos sem proteção;
- ausência de EPIs;
- risco de explosão;
- eletricidade;
- estrutura inadequada.
Quais riscos um salão de beleza pode oferecer?
Agora que você já sabe o que são riscos ocupacionais e como são classificados, é hora de entender como seu salão de beleza pode oferecer esses riscos, seja aos profissionais, seja, até mesmo, aos clientes.
É essencial mapear esses riscos, levando em consideração a realidade do seu espaço hoje, a fim de corrigir possíveis erros e evitar que alguém sofra qualquer tipo de prejuízo dentro do seu salão.
Riscos físicos
Dentro do grupo de riscos físicos para frequentadores de salões de beleza e centros de estética, podemos começar falando sobre os ruídos. Eles são causados por máquinas e aparelhos, como secadores de cabelo. Quando a exposição aos ruídos ultrapassa os 75 dB (a), a sensação de desconforto já é sentida, podendo evoluir para:
- produção de adrenalina;
- distúrbios nervosos;
- enfarte;
- aceleração cardíaca (inclusive em fetos);
- úlceras gástricas.
Como resolver: para diminuir os riscos causados por ruídos, não se exponha ao barulho por mais que 8 horas por dia e procure por secadores de cabelo que emitam menos decibéis.
Além dos ruídos, temos outro risco físico comum desse ambiente: o contato com a radiação. Alguns tratamentos, como a laserterapia, emitem radiação ionizante altamente concentrada, e o contato constante e de forma inadequada pode prejudicar os olhos e a pele, causando doenças graves, como o câncer.
Como resolver: use EPIs adequados, como luvas e óculos de proteção, além de manusear a máquina da maneira adequada.
Veja outras recomendações que você deve seguir para evitar riscos físicos, como quedas de pressão, danos na visão, dificuldades respiratórias e outros problemas:
- a temperatura deve estar entre 20ºC e 23ºC;
- o local deve ser bem iluminado;
- o ambiente deve ter tamanho suficiente para possibilitar a movimentação do corpo;
- a umidade do ar não pode ser inferior a 40%.
Riscos químicos
Os riscos químicos provavelmente são os mais conhecidos por profissionais de salão de beleza, já que estão presentes em diversos produtos, como acetonas, tintas de cabelo, alisantes e pó descolorante. Os químicos mais comuns são:
- formol;
- peróxido de hidrogênio;
- ácido acético;
- tolueno.
O contato direto com essas substâncias, assim como a inalação da fumaça produzida por algumas delas, pode causar problemas de respiração, alergias, lesões nas vias respiratórias, descamação na pele e até câncer.
Como resolver: sempre consulte a quantidade de químicos presentes em cada composição, além de priorizar o uso de luvas, máscaras respiratórias e aventais.
Riscos biológicos
Os riscos biológicos dentro do salão de beleza estão relacionados ao contato com fluidos orgânicos e também com materiais biológicos contaminados. O contato pode ocorrer durante um procedimento simples, realizado por manicures, podólogos, depiladoras e esteticistas.
Os fluidos corporais potencialmente infectantes mais comuns dentro de um salão são sangue e secreções de áreas íntimas. Entre os riscos, estão o contato com o vírus HIV, hepatite B e C, micoses, entre outras doenças.
Como resolver: use produtos descartáveis e jamais os reutilize, além de não abrir mão das luvas de vinil , látex ou nitrílica. Ademais, mantenha as mãos bem lavadas e use autoclave para esterilização.
Riscos ergonômicos
Sem os cuidados necessários, os riscos ergonômicos podem trazer vários prejuízos para o físico e o mental dos colaboradores. Manter uma postura inadequada no dia a dia pode causar deformações na coluna, dores musculares e lesões inflamatórias.
Muitos desses problemas também são causados por trabalho excessivo, o que também pode gerar exaustão mental, depressão e ansiedade.
Como resolver: ofereça um mobiliário adequado, instale um braço para auxiliar com o secador, mantenha os objetos organizados e com fácil acesso, promova pausas para descanso e posicione os clientes de forma adequada para realizar o serviço.
Riscos acidentais
Os riscos acidentais são os mais difíceis de prever, pois podem estar escondidos em diversos locais e nem sempre é possível manter todos no controle. Existem acidentes que podem acontecer no deslocamento de casa para o trabalho, assim como aqueles que ocorrem dentro do seu espaço.
Pisos escorregadios, escadas, tapetes, fios desencapados, principalmente quando estão perto da água, são alguns pontos que podem causar acidentes graves.
Como resolver: mantenha a organização, a limpeza e a integridade das instalações; e tenha uma caixa de primeiros socorros, assim como o número de atendimentos de emergência à disposição.
Como você viu, existem inúmeros riscos ocupacionais em salão de beleza, e muitos deles podem causar sérios danos à saúde ou, até mesmo, levar à morte. Para garantir o sucesso e a credibilidade do seu espaço, não basta investir em bons produtos ou oferecer os melhores tratamentos. É preciso cuidar para que a integridade de todos seja preservada, seja dos colaboradores, seja dos clientes. Por isso, não deixe de manter a atenção em todos os riscos que apresentamos aqui.