Quer ficar por dentro das principais tendências no mercado de cosméticos para 2024? Então, este post é para você. Mas, antes, vamos trazer alguns números interessantes relacionados ao mercado. Segundo um levantamento divulgado pelo Valor Econômico, o Brasil conta com mais de 3 mil empresas atuando no mercado de higiene pessoal, de perfumaria e de cosméticos. Além disso, existe a expectativa de que o mercado cresça 580 bilhões de dólares até 2027, o que representa um aumento de 6% anualmente.
Mas quais são essas tendências que prometem agitar a área no ano de 2024? A seguir, a gente explica um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Cores
Todos os anos existem aquelas cores que se destacam tanto na área da moda quanto na beleza, estética e também no design. Para 2024, não será diferente. Hoje, está muito em alta, especialmente para o período que antecede o outono as cores em tom pastel.
Um ponto que se destaca é que para o ano de 2024 os tons da pele persistem, e as cores estarão muito presentes nos delineados dos olhos com esses tons mencionados. Além disso, deve-se destacar que vai ser muito presente o efeito metalizado, que vai se manter.
A mudança que mais estará presente no uso da maquiagem não será nem as cores em si, mas sim no formato. O estilo de gatinho do delineado estará menos presente, dando espaço para desenhos mais geométricos e traços mais ousados. Em um salão, ter o conhecimento dessas transformações é essencial para garantir maior satisfação dos clientes e também ter a certeza de que os serviços oferecidos estarão em dia com as principais tendências.
Aromas
Vale destacar ainda que os aromas estarão cada vez mais refletindo a identidade da pessoa. Por meio deles é que há a oportunidade de refletir as suas emoções e de criar memórias afetivas.
Isso reflete todas as mudanças que fomos submetidos aos últimos anos. Durante os períodos de pandemia, em que as pessoas costumavam se perfumar devido ao seu próprio bem-estar (justamente por não ter a oportunidade de sair e ter convivências pessoais), o mercado sofreu algumas alterações nesse sentido.
Por essa razão, não será muito incomum ver por aí o conceito de perfumes exclusivos, cujas fragrâncias são criadas especialmente considerando os interesses do indivíduo, sua personalidade, seus gostos pessoais e o que ele deseja refletir com aquilo, algo que se reflete bastante também no bem-estar das pessoas.
Minimalismo
A expressão “menos é mais” nunca fez tanto sentido, principalmente quando analisamos sobre as tendências para o mercado de cosméticos em 2024. Hoje, o minimalismo está presente não apenas em trazer menos doses de produtos para as maquiagens, cabelos etc., como também para os pequenos cuidados com a pele.
A partir do momento em que existe a precaução mínima com todos os aspectos de um indivíduo, o macro acaba se usufruindo dos ganhos. Nesse sentido, quanto mais tipos de serviços oferecer em seu salão, melhor será para a experiência e satisfação do cliente. No entanto, vale destacar um ponto específico: não adianta oferecer muitos trabalhos se não houver a possibilidade de trazer qualidade para eles.
Portanto, entenda a capacidade da sua equipe, os equipamentos necessários e tenha sempre atenção quanto à satisfação de seus clientes, principalmente aqueles mais antigos.
Sustentabilidade
A sustentabilidade continua em alta para o ano de 2024. Esse é um ponto de destaque em muitas áreas, independentemente se é do espaço da beleza ou não. Afinal, as pessoas estão cada vez mais interessadas em buscar por produtos que respeitam a natureza e também que utilizem de itens veganos em suas composições (especialmente as pessoas que seguem esse estilo de vida).
Além disso, tem se notado muita preferência também por produtos orgânicos e naturais, algo que naturalmente já motiva fabricantes de diferentes entregas a expandirem as suas ofertas para o mercado. Se você atende diferentes tipos de público, não deixe de ter atenção a esses itens. Se você atende um cliente vegano, naturalmente vai haver por parte dele a preocupação de não usar produtos testados em animais e nem mesmo de utilizar itens que tenham em sua composição algo que vá contra o seu estilo de vida.
Aliado a isso, também é uma percepção por parte do mercado de cosméticos a preocupação quanto aos efeitos secundários de produtos químicos, que podem ocasionar em problemas contínuos de saúde — o que reflete a busca contínua por produtos que sejam extraídos de extratos de plantas e também de óleos naturais.
Tecnologia e inovação
A tecnologia e a inovação também têm ganhado destaques em diferentes mercados, inclusive o da beleza e da estética. Hoje, as marcas estão cada vez mais preocupadas em atualizarem as suas linhas. Aquele panorama de um mesmo produto utilizado por muitos anos já não existe mais, uma vez que o mercado está em constante mudança e é preciso se adaptar para atender às novas necessidades dos consumidores.
Nesse sentido, é comum que haja a preocupação de investir em novas fórmulas e também em embalagens que chamam mais a atenção de seu público. No último caso, também há atenção quanto à sustentabilidade para esses itens, principalmente para contar com materiais que sejam recicláveis e que não ofereçam tantos danos ao meio ambiente.
Rotina de beleza prática
Por fim, um tópico que também pode ser considerado quando mencionamos sobre tendências do mercado de beleza para 2024 é em relação à rotina de beleza prática. As marcas têm elaborado cada vez mais itens que sejam “dois em um” — uma maquiagem que, ao mesmo tempo que fornece o item principal, também hidrata a pele, por exemplo. Nesse sentido, é mais um tópico que deve ser considerado para ter mais satisfação de seus clientes.
Neste conteúdo, você pode entender um pouco mais sobre as tendências para o mercado de cosméticos em 2024. Antecipar essas tendências contribui para que você esteja antenado ao que há de mais novo no mercado, de modo que a experiência oferecida para seu público também seja um destaque.
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