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A importância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para negócios de beleza

  • Protection for Beauty
  • novembro 22, 2021

O que é preciso para ter sucesso ao atuar como gestor em um salão de beleza? Além de conhecimento sobre a área, certa dose de talento, muita responsabilidade e uma boa quantidade de esforço, a atenção às novas tendências e leis é outro fator fundamental.

Uma dessas é a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados. Em vigor desde agosto de 2020, ela traz à tona uma importante discussão sobre a segurança da informação e, consequentemente, da clientela que frequenta o seu estabelecimento.

E aí, quer saber mais sobre a LGPD em salões em beleza? Continue a leitura e confira mais informações sobre as normas envolvidas, descubra a importância desse cuidado no seu ambiente de trabalho e saiba quais são as vantagens de investir nisso. Vamos lá!

Qual é a importância do uso de dados nos salões de beleza?

O uso de dados é algo extremamente valioso para qualquer tipo de negócio. Com eles, podemos analisar métricas sobre os nossos empreendimentos, verificar quais são os nossos pontos fortes e fracos e, claro, conhecer melhor o nosso público-alvo.

Os dados da clientela permitem a avaliação do seu comportamento de compra dentro de um negócio. Assim, temos também acesso às suas informações, o que facilita a realização de campanhas direcionadas para os clientes que fazem uso de um determinado serviço, melhorando a fidelização, permitindo um maior contato e muito mais.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018, está em vigor desde 2020 como Lei Nº 13.709. O texto traz garantias no que diz respeito à proteção de dados, ou seja, normas que lidam com determinados aspectos, como:

  • o respeito à privacidade dos consumidores;
  • a aplicação dos direitos humanos quando o assunto envolve as informações retidas nos estabelecimentos;
  • a segurança das informações dos clientes, evitando fraudes e problemas do tipo.

Alguns dos profissionais que atuam diretamente nesse setor são os Técnicos de Segurança da Informação.

Qual é a importância da proteção de dados?

Como vimos, os dados são muito importantes para que possamos conhecer melhor os nossos clientes e, assim, implementar medidas que tragam benefícios para eles e para o negócio como um todo. No entanto, também há riscos envolvidos.

Os dados trazem informações sobre consumo e também outras muito pessoais, como o número de telefone, a documentação etc. Esses, quando vazados, podem representar um potencial risco de fraude, de uso indevido de identidade e muito mais.

Por que investir na implementação da LGPD no seu negócio?

O investimento em segurança dos dados da clientela no seu salão de beleza é algo que traz uma série de vantagens. Falaremos mais sobre elas a seguir, mas já adiantamos: essa é uma medida muito importante para a reputação do seu negócio.

Com os dados devidamente seguros, você garante que os seus clientes continuem fiéis ao seu estabelecimento, otimizando os negócios e evitando uma série de problemas e até mesmo multas por conta da falta de adesão às regras previstas em lei.

Como preparar o salão para essa nova realidade?

Essa preparação é feita em parceria com os profissionais de Segurança da Informação. Eles cuidarão de determinados processos, como:

  • o mapeamento dos dados disponíveis no seu estabelecimento;
  • a análise da possibilidade de vazamento ou da presença de qualquer risco;
  • o desenvolvimento de estratégias para remover essas brechas e tornar o ambiente mais seguro para as informações;
  • a educação da sua equipe, mostrando como lidar adequadamente com os dados;
  • o monitoramento e o suporte contínuos.

Além disso, a implementação dessa estratégia deve incluir a transparência. É importante que você coloque, em um local bem visível, que o seu salão de beleza está seguindo todas as normas da LGPD e que peça que os clientes procurem você para saber mais sobre esse processo, caso queiram.

Quais são os riscos de não tomar os cuidados com a LGPD?

O principal risco envolvido na não adesão às regras da Lei Geral de Proteção de Dados é, sem dúvidas, o vazamento das informações sobre os seus clientes. Vale lembrar que até mesmo os seus dados ficam vulneráveis com essa brecha.

Depois, temos os problemas que envolvem a reputação do seu negócio e o seu relacionamento com a clientela. Ao terem as suas informações vazadas, os clientes não confiarão mais no seu estabelecimento e é possível que ele fique marcado como um destino inadequado na sua região. Por fim, há também a preocupação com as multas. Estamos falando sobre uma lei e a inadequação dos negócios a ela pode, sim, trazer implicações legais e danos financeiros ao seu salão de beleza.

Quais são as vantagens desse investimento para o estabelecimento?

Agora, veremos algumas consequências positivas da implementação de cuidados com a LGPD no seu ambiente de trabalho. Confira!

Confiabilidade

Utilizando as tendências da LGPD e trabalhando com a transparência no seu estabelecimento, você ganha muito em confiabilidade. Cada vez mais, o seu público confiará em você, o que melhora a fidelização da clientela e a produtividade do seu negócio.

Diferencial competitivo

Além da fidelização, é possível otimizar a captação de novos clientes com a implementação das regras da LGPD. Afinal, você será um dos primeiros salões de beleza a investirem nessa segurança, fazendo com que o seu nome fique em uma posição de maior destaque no mercado.

Melhora da relação com as clientes

Com tudo isso, a consequência é simples: uma relação muito mais amigável será estabelecida com a clientela, além de ser pautada na segurança e no profissionalismo.

Possibilidade de educar o público-alvo

Por fim, observe essa implementação também como uma oportunidade de educar o seu público-alvo! Afinal, a LGPD não se aplica unicamente ao seu salão de beleza. Ela é uma regra válida para a segurança de dados em todos os estabelecimentos e o seu cliente merece conhecer os próprios direitos.

Como podemos ver, a aplicação dos conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados nos salões de beleza é algo indispensável nos dias de hoje. Além de demonstrar o seu comprometimento com as tendências, essa estratégia deixa claro que você se preocupa com os seus clientes e que está um pouco à frente do seu tempo!

Conhece outras pessoas que não fazem ideia do que é a LGPD e para que ela serve? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e faça com que a notícia chegue até elas!

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