Você sabe como montar um bom plano de negócios para o salão de beleza? Em um empreendimento, independentemente de qual seja o nicho de atuação, existe a necessidade de contar com estratégias que contribuam para um resultado mais atrativo.
Por meio do plano de negócios, por exemplo, que se trata de um documento de planejamento que vai trazer todos os objetivos do estabelecimento, existe a possibilidade de entender aonde a empresa deseja chegar e quais são os métodos mais sustentáveis para isso. Ou seja, que tragam impactos positivos ao mesmo tempo em que não haja necessidade de um investimento além do que é possível pelo empreendimento.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo a fim de que você confira as principais estratégias para elaborar um bom plano de negócios para o salão. Continue a leitura e saiba mais!
Realize uma análise de mercado
A primeira dica que deve ser levada em conta é a necessidade de realizar uma análise de mercado. Trata-se de um levantamento que analise o quão atrativo está o mercado para o seu negócio, de modo que detecte os principais riscos que o salão pode enfrentar no curto, médio e longo prazo, além de entender quais são as oportunidades para a expansão da empresa.
Em um segmento como esse, é importante avaliar qual é o tamanho do mercado, especialmente em sua região. Normalmente, quando há um entendimento sobre a concorrência de um salão, ela está muito relacionada aos aspectos geográficos. Quanto mais perto for o outro empreendimento do seu, maiores são as chances de ele atrair a sua base de clientes.
Além disso, a análise de mercado contribuirá para que você entenda o potencial de vendas de produtos secundários. Exemplo: seria vantajoso, além de oferecer os serviços já comuns de sua área, também vender produtos para que a pessoa pratique os cuidados em casa? Toda essa compreensão contribuirá para estratégias mais atrativas e bem-sucedidas em seu salão.
Fique atento à escolha de fornecedores
No plano de negócios de um salão, também é necessário ter um tópico exclusivo para a escolha dos fornecedores. Para que haja acerto nesse ponto, é importante estar atento a alguns tópicos. Inicialmente, há a necessidade de entender sobre a qualidade dos produtos oferecidos por aquele fornecedor.
Muitas vezes, o bom resultado do serviço oferecido ao cliente vai depender da escolha dos materiais que foram utilizados ao longo do processo. Nesse sentido, faça benchmarking com outros empreendimentos e pesquise na internet a percepção de outras pessoas em relação às mais diferentes marcas, além de fazer contínuos testes — sempre levando em conta o feedback de seu público.
Por fim, também tenha informações claras sobre a logística de entrega. Se o produto for de ótima qualidade e com um preço competitivo, mas pecar na logística, pode trazer problemas ao seu negócio. Entenda: suponhamos que, em um período sazonal de aumento de vendas (festas de fim de ano), aqueles itens mais importantes estejam com o estoque no final. Ao entrar em contato, a marca afirma que só conseguiria entregar em mais de 40 dias. Certamente você teria impactos financeiros, concorda?
Defina as ações de marketing
Hoje, o salão que não se preocupa com ações de marketing certamente está ficando atrás de seus concorrentes. Entre as estratégias que podem ser adotadas pelo seu empreendimento, destacamos:
- aumente sua presença online — entenda quais são aqueles canais onde o seu público está presente e interage mais, de modo que você possa ampliar os investimentos em produção de conteúdo especificamente para essas plataformas;
- analise continuamente o que vem dando resultado — existem conteúdos que, naturalmente, oferecem um resultado mais atrativo para as suas mídias sociais. Entenda quais são eles e amplie o seu investimento nesses tipos de materiais para aumentar as chances de sucesso;
- conheça bem a sua persona — persona é a representação semifictícia de seu cliente ideal. Ao conhecê-la de forma mais efetiva, você não apenas poderá direcionar as ações de marketing, como também terá a oportunidade de definir as suas estratégias de atendimento ao cliente de acordo com as dores de seu público ou de fechar parcerias com empresas que tenha sinergia;
- ofereça incentivos — trabalhar com marketing para salão é também estudar quais seriam aqueles principais incentivos para o seu público. Clientes fiéis, por exemplo, ficam ainda mais propagadores da marca quando recebem descontos em suas compras ou têm acesso a “privilégios” por serem contínuos frequentadores de seu espaço (o que chamamos de programa de fidelidade).
Preocupe-se com a escolha de indicadores
Independentemente de qual seja a estratégia adotada em seu negócio, é importante que ele tenha indicadores bem definidos para que haja o acompanhamento periódico. Entre aqueles mais comuns, ressaltamos:
- taxa de ocupação — ao analisar a taxa de ocupação do empreendimento, você tem a oportunidade de verificar se a estrutura do salão de fato está sendo aproveitada pelo seu público. Se a taxa de ocupação estiver com um bom valor, é um sinal de que o salão está gerando receita;
- nível de estoque — o estoque tem influência direta nos resultados da empresa. Quando ele está cheio demais ou vazio demais, o empreendimento pode ter prejuízos. Principalmente quando não tiver o produto necessário para a realização de diferentes procedimentos, há ainda os riscos de gerar insatisfação nos clientes, o que poderia ocasionar a perda de pessoas da base para a concorrência;
- satisfação dos clientes — talvez a satisfação dos clientes seja um dos tópicos mais importantes para as empresas que desejam aumentar sua receita e garantir o sucesso de seu negócio. Além disso, por meio desse indicador, há a possibilidade de implementar melhorias contínuas no atendimento e nos procedimentos realizados.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o plano de negócio para o salão de beleza. Como vimos, por meio de uma estratégia que permite uma visibilidade muito maior de seu salão, você conta com mais efetividade nas ações executadas, o que resulta em maior durabilidade para o negócio e em uma eficiência operacional mais contínua. Assim, os resultados preestabelecidos naturalmente serão alcançados com mais facilidade.
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