Você cobra o preço correto pelos serviços em seu salão de beleza? Muitos empreendedores podem responder “sim” a essa pergunta, mas, na prática, existe muita gente por aí perdendo dinheiro ou até mesmo clientes por conta de erros na hora de precificar serviços.
Isso pode significar um risco enorme para o negócio. Quando as contas não batem, outros pontos da administração financeira começam a acusar problemas, como falta de recursos para a reposição de produtos, incapacidade de pagar a comissão de funcionários e assim por diante.
Também é comum colocar uma margem de lucro muito maior que a praticada pelo mercado e acabar perdendo clientes, afinal, a concorrência é grande nesse nicho. Para ajudar, reunimos 5 dicas que podem ser úteis na hora de precificar seus serviços. Continue a leitura para conferir!
1. Analise o perfil do seu público
O primeiro ponto que você deve levar em consideração na hora de precificar um serviço é o perfil do seu público-alvo. Ele tem um poder de compra específico? Está disposto a pagar um valor x pelo serviço? Tem expectativas ou referências? Essas e outras questões devem ser analisadas.
Não faz sentido cobrar um valor muito mais alto ou mais baixo que seu público está disposto a pagar. Ele deve estar adequado a esse perfil ou você não chamará a atenção das pessoas certas.
2. Observe as despesas do salão para precificar serviços
Outro ponto importante nesse trabalho é avaliar as despesas do salão. Todos os seus custos devem ser especificados em uma planilha, para que você tenha uma noção de quanto precisa lucrar para manter o negócio funcionando.
Você terá que enumerar suas despesas fixas, como conta de água, luz, telefone e aluguel, além de anotar também as variáveis, que são aquelas em que não existe uma obrigatoriedade mensal.
Seu lucro é o que sobra de todo o valor somado durante o mês, depois que você paga todos os seus custos e repõe o estoque.
3. Avalie a complexidade do serviço
Alguns serviços oferecidos pelos salões de beleza têm um valor que vai muito além do preço fixado. Alguns trabalhos exigem formação, técnica, experiência e muito investimento financeiro e isso deve ser refletido no valor do serviço.
Analise a complexidade desse serviço, o nível de qualidade com que você consegue oferecê-lo e procure observar se ele funciona como um diferencial de mercado para o salão.
Esse tipo de serviço sempre tem carta branca para custar um pouco mais caro, mas lembre-se de levar os outros pontos em consideração.
4. Atente para a qualidade dos seus produtos
O mercado de beleza oferece uma gama enorme de produtos, que vai desde o mais básico até o nível mais profissional em tecnologia, mas todos nós sabemos que isso tem um preço e ele refletirá diretamente no seu valor final.
Quanto mais qualidade oferecer, mais terá que cobrar por isso e é interessante manter sempre um mesmo nível quando você não tem a intenção de mudar o foco do público-alvo.
Lembrando que isso não quer dizer que você deva oferecer produtos de baixa qualidade, mas sim optar por aqueles que estão de acordo com a proposta do salão.
5. Veja o que é praticado pela concorrência
Para precificar seus serviços da maneira correta, também é importante olhar para fora e não apenas para dentro. Cada um dá o seu valor, mas existe uma base que o cliente leva em consideração na hora de eleger um salão.
Observe o que é praticado pela concorrência, principalmente nos salões que oferecem serviços parecidos com os seus. Eles têm o mesmo perfil que você e, provavelmente, estão interessados nos mesmos clientes.
Na hora de precificar serviços, é muito importante se lembrar que o sucesso do seu negócio depende disso. Uma má gestão financeira coloca em risco qualquer trabalho de atendimento ao cliente, táticas de marketing e qualidade do serviço.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que você poderá praticar um preço mais adequado e terá muito mais controle das finanças do seu salão.
Falando em marketing, que tal adotar o calendário promocional em seu salão? Temos dicas sobre esse assunto neste post!