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Fornecimento de EPI: descubra de quem é a responsabilidade

  • Protection for Beauty
  • julho 25, 2024

O fornecimento de EPI no segmento da beleza gera muitas dúvidas para qualquer gestor desse tipo de empreendimento. Primeiramente, é importante considerar a relevância desses itens. Afinal, o uso correto proporciona mais segurança a todos os envolvidos, garante que o negócio esteja em conformidade com a legislação e reduz significativamente o risco de acidentes.

Além disso, os equipamentos oferecem proteção contra produtos químicos e aumentam a confiança dos clientes. Mas de quem é, de fato, a responsabilidade pelo fornecimento dos EPIs? Essa e outras questões podem causar confusão na administração — especialmente quando são levados em conta os benefícios que esses materiais entregam.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Quem deve usar os EPIs?

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual no segmento da beleza é tão importante quanto em qualquer outra área. Por meio deles, as pessoas da empresa poderão trabalhar com mais segurança, o que contribui diretamente para aumentar a credibilidade do negócio.

Dessa forma, algumas regras se aplicam. A primeira delas envolve o uso adequado dos equipamentos para o risco de cada atividade. Existem vários itens, mas nem todos devem ser utilizados nos procedimentos disponibilizados.

Quem vai fazer a sobrancelha do cliente, por exemplo, precisa usar uma máscara de proteção para evitar o contato direto com o rosto da pessoa. Já quem vai realizar a pintura precisa de avental e óculos, pois esses recursos protegem a roupa e contribuem para evitar respingos de material químico nos olhos.

Devido a essa importância, é papel da gestão ou do proprietário do salão, da clínica de estética ou de qualquer outro negócio do segmento da beleza oferecer todos os EPIs necessários para a atividade. Além disso, é fundamental ressaltar continuamente a relevância do uso desses equipamentos e exigir que as pessoas estejam com os itens adequados para cada tipo de procedimento.

É preciso oferecer treinamento para o uso dos EPIs?

O treinamento e a capacitação da equipe devem ser prioridades para a gestão do empreendimento. Diante disso, sempre que um novo membro ingressar no quadro de pessoal, verifique se ele conhece todos os equipamentos necessários, os seus objetivos e as principais práticas que devem ser adotadas em cada um dos procedimentos.

Além disso, é importante que o negócio conte com um Plano de Treinamento Estruturado para o seu time. Dessa forma, defina os principais propósitos de cada capacitação e elabore um cronograma estruturado para que todos entendam claramente as datas e os conteúdos a serem abordados.

Nos treinamentos, é essencial educar toda a equipe sobre a importância do uso dos EPIs e acerca do que diz a legislação a respeito. Assim, os profissionais estarão mais conscientes sobre a necessidade de verificar a qualidade dos EPIs e de sempre alertar a gestão caso haja necessidade de substituição.

Como ocorrem a higienização e a manutenção dos equipamentos?

Antes de optar por uma substituição, é importante estar atento às melhores práticas de conservação e de manutenção dos EPIs. Para isso, algumas recomendações devem ser observadas, como:

  • ler as instruções do fabricante e entender o passo a passo descrito nas embalagens do Equipamento de Proteção Individual;
  • estabelecer um procedimento de limpeza regular, de modo que as pessoas saibam de quanto em quanto tempo devem fazer a higienização e tenham uma autogestão nesse sentido;
  • contar com o apoio de alguém da equipe para inspecionar se realmente a manutenção está sendo feita e para orientar qualquer pessoa caso surja alguma dúvida;
  • utilizar os produtos de limpeza mais adequados para cada tipo de EPI, levando sempre em consideração as recomendações do próprio fabricante;
  • avaliar quais são os procedimentos específicos para diferentes EPIs;
  • orientar acerca do armazenamento, uma vez que o local de guarda deve estar seco e limpo, pois isso evita danos, arranhões, contaminações etc.;
  • contar também com um local específico para o armazenamento dos EPIs, orientando todo o time de que somente naquele espaço é que a organização deve ser feita. 

Com que frequência deve ser feita a substituição de EPIs?

Da mesma forma que a manutenção e a higienização dos EPIs dependem da frequência de uso e do tipo de equipamento, a substituição deve ser feita em momentos distintos. Luvas descartáveis, por exemplo, precisam ser trocadas a cada atendimento, enquanto máscaras devem ser substituídas diariamente ou mais de uma vez ao longo do dia — dependendo da umidade do material.

Aventais e capas, por sua vez, devem passar por uma manutenção correta, e a troca deve ser feita imediatamente em caso de haver qualquer tipo de dano. Os óculos de proteção também precisam ser limpos regularmente, sendo substituídos sempre que apresentarem riscos e/ou estiverem danificados.

Quais são as consequências do não fornecimento de EPI?

O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial não apenas para a saúde dos colaboradores, mas também para melhorar a imagem do negócio perante o público. Além de cumprir a legislação vigente, o uso contínuo dos EPIs protege as pessoas da exposição a produtos químicos e de acidentes de trabalho, como vimos.

Portanto, a gestão do empreendimento deve seguir a legislação e adquirir os EPIs necessários para cada função. A falta desses itens pode resultar em multas, especialmente se houver fiscalização pelos órgãos competentes.

Inclusive, a adoção de medidas de segurança reforça a percepção positiva dos clientes, promovendo o marketing boca a boca e aumentando a atração e a fidelização.

Como escolher os EPIs adequados?

Para escolher os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, leve em consideração os produtos que atendem às principais normas e certificações dos órgãos fiscalizadores. Verifique também se eles proporcionam segurança e conforto aos colaboradores e se são ideais para cada tarefa.

Sempre colete o feedback dos funcionários para analisar se os itens são eficazes e trazem comodidade. Na aquisição, busque uma marca reconhecida no mercado — de preferência especializada no segmento de estética e beleza. Assim, você terá mais tranquilidade no dia a dia das funções.

Neste post, você pôde tirar algumas dúvidas a respeito do fornecimento de EPIs no segmento da beleza. Como vimos, é de responsabilidade do negócio oferecer os equipamentos, mas é dever do profissional prezar pela sua higienização e alertar sempre que um item estiver danificado para que haja a substituição, sem que surjam riscos às pessoas.

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