Muitos empreendedores pensam que contratar funcionários capacitados é a única medida que pode ser tomada para garantir a qualidade do atendimento dentro de um salão de beleza.
A verdade é que a rotina constantemente traz novos desafios que precisam ser superados, com isso nem sempre é possível encontrar pessoas tão completas a ponto de lidar com todas as adversidades.
Nesse caso é essencial investir no treinamento de funcionários para melhorar a qualidade do atendimento e fidelizar seus clientes. Quer mais motivos para apostar nessa prática? Então, confira as cinco dicas a seguir!
1. Destacar-se pelo atendimento
Uma das formas mais simples e eficazes de se destacar entre a concorrência é oferecer um atendimento de qualidade.
A rotina dentro dos salões de beleza pode ser parecida, mas sempre existem particularidades que precisam ser observadas de perto para que possam ser sempre melhoradas.
Para isso, treinar os funcionários focando nos pontos que merecem destaque é a melhor forma de garantir que todos estão aptos a oferecer um bom atendimento e um ótimo desempenho.
Você pode começar fazendo uma lista dos pontos mais importantes ou que precisam de melhorias.
2. Conquistar a fidelização do cliente
Você deve oferecer os melhores tratamentos e serviços, pois se o cliente não sentir que foi bem atendido, não vai voltar ao seu salão.
E o atendimento se inicia desde o momento que é agendado um horário até o cliente sair do seu estabelecimento, por isso, é preciso que toda a equipe esteja apta para fazer o seu melhor.
Nesse caso, é interessante oferecer treinamentos de grupos individuais, dando instruções para cada setor do salão separadamente. Um curso em grupo também deve existir para que todos os funcionários trabalhem com mais sincronicidade.
3. Garantir a segurança nas atividades
Como você deve saber, existem diversas regras que um salão de beleza deve seguir para manter a segurança e bem-estar de funcionários e também de clientes. Essas normas são estabelecidas pela ANVISA, mas é sempre bom reforçá-las.
Criar um manual próprio do salão descrevendo as rotinas, os procedimentos de higienização e os cuidados com os EPIs ajuda a tirar possíveis dúvidas e a reciclar os conhecimentos.
4. Aprender a identificar talentos
É muito positivo para o salão quando se possui um time de pessoas com talentos especiais. Isso eleva o nível e aumenta a procura por tratamentos e técnicas que só algumas pessoas executam com perfeição.
Realizar treinamentos periódicos é uma ótima forma de identificar esses talentos, observando quem se destaca e podendo separar as pessoas por funções mais adequadas ao seu perfil.
Considere também que um talento não precisa ser de nascença e pode ser adquirido com persistência. Treinar seus funcionários pode fazer surgir habilidades que nem mesmo o próprio profissional sabia que possuía.
5. Conseguir motivar sua equipe
Um negócio não é feito apenas de clientes, mas também da satisfação dos funcionários que estão lá todos os dias. Se você não possui muitos recursos para oferecer benefícios monetários, experimente fornecer mais treinamentos.
A experiência é algo importante em qualquer carreira, e mais importante para profissionais da beleza é atualizar conhecimentos por meio de treinamentos, isso é muito enriquecedor.
Se a aula tiver um ar motivacional é ainda melhor, pois ajuda o colaborador a manter suas energias carregadas para dar seu melhor dentro da rotina.
E você? Já costuma aplicar o treinamento de funcionários em seu salão? Se a resposta for “não”, não se preocupe! Comece hoje mesmo a avaliar os pontos que podem ser melhorados dentro do seu atendimento, faça uma lista e mãos à obra!
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