Atualizado em 10/08/2020
Não há dúvidas: o planejamento estratégico do salão de beleza deve apostar, hoje em dia, na diversificação do portfólio, oferecendo vários serviços (corte de cabelo, massagem corporal, tratamento de mãos e pés etc.). Pensando nisso, o post a seguir explica como serviços de maquiagem e penteado podem melhorar a competitividade e fortalecer a sua marca diante da grande concorrência do setor.
Por isso, você entende adiante por que maquiar e fazer penteado são ótimas opções para ser bem-sucedido no salão de beleza, pois esses serviços têm grande popularidade entre os clientes durante o ano todo, os resultados dos procedimentos ajudam o salão a bombar nas redes e você ainda conta com a opção da venda casada dos seus produtos — com finalizador para deixar o visual incrível, por exemplo.
O artigo mostra, por fim, o que fazer antes de ampliar o portfólio do seu salão, buscando especialização, investindo em ações de marketing para atrair novos clientes e criando parcerias com empresas reconhecidas. Pensando em ajudá-lo nesse desafio, nós viemos explicar tudo sobre o assunto. Então, continue lendo e descubra quais são as principais vantagens de adicionar serviços à sua empresa!
Quais os motivos pelos quais investir em maquiagem e penteado no salão?
Para crescer no mercado da beleza, é preciso, geralmente, ampliar a oferta de serviços na empresa, principalmente em tempos de crise e acirramento da competitividade. Mas você deve estar se perguntando por que, então, investir na maquiagem e no penteado, não é? Nós listamos os principais motivos para você se convencer disso!
A procura é diversificada e existe o ano todo
No decorrer de um ano, acontecem diversos eventos em que as mulheres precisam recorrer a penteado e maquiagem profissionais — como festas, casamentos, aniversários, formaturas, datas comemorativas e assim por diante. Isso quer dizer que, ao oferecer esse serviço, você garante que seu salão seja procurado durante o ano inteiro!
A cada data especial, você terá a oportunidade de criar campanhas para atrair ainda mais pessoas. Isso, aliás, é muito valioso para um salão de beleza, já que é importante aproveitar oportunidades certeiras para atrair mais clientes, em vez de esperar que eles venham até você.
Também existe o serviço especial de penteado e maquiagem para noivas, que pode vir em um pacote com outros serviços comuns desse dia. Você pode até incluir as madrinhas e algumas convidadas, que passarão a conhecer o seu salão nesse momento.
O público possível é bem amplo e diverso
Muitos salões encontram dificuldades em atender pessoas com diferentes perfis, pois é necessário se especializar em cada um deles quando se deseja alcançar bons resultados. Por isso é que é tão comum encontrar espaços que se especializam em cabelos crespos, cabelos loiros, em coloração etc.
Porém, no caso do serviço de penteado e maquiagem, não é preciso olhar apenas para um único perfil. Afinal, torna-se mais fácil lidar com as diferenças de cada um a partir do momento em que fazemos procedimentos facilmente removíveis! Dessa forma, você consegue atrair a atenção dos clientes e, o melhor, sem dispensar nenhuma oportunidade de faturar mais.
O interesse por esses serviços está em alta
Depois que algumas blogueiras e influencers começaram a divulgar certos penteados e maquiagens na internet, esse tipo de serviço virou uma febre entre as mulheres. Ainda há aquelas que preferem se aventurar e fazer esse trabalho sozinhas, mas a maioria delas usa essas referências para pedir que profissionais recriem o trabalho para algum evento. É claro que você pode pegar carona nessa onda!
Para isso, é importante ficar de olho nas principais redes sociais e pesquisar as mulheres mais seguidas, para entender o que está em foco no momento e colocar tudo à disposição no seu salão de beleza. Lembre-se: quanto mais profissional for o seu trabalho, maiores serão as suas chances de conquistar as clientes.
Os resultados ajudam a promover o salão nas redes sociais
Sabemos que algumas redes sociais, como o Instagram, já se tornaram verdadeiras armas de divulgação gratuitas. Hoje, é possível atingir milhões de pessoas do mundo inteiro apenas postando uma foto de dentro do seu próprio salão.
Se você olhar bem, verá que as imagens que mais costumam bombar nessa rede e render curtidas são justamente as que mostram maquiagens e penteados — afinal, muitas pessoas buscam por esse tipo de serviço pelas redes sociais. Então, por que não aproveitar esse potencial?
Para atingir esse sucesso, é essencial investir em boas fotos, com uma iluminação apropriada e uma câmera de qualidade (não precisa ser profissional). Também é importante marcar nas fotos os profissionais, o endereço e as formas de contato, para que o seu salão ganhe mais visibilidade.
Especialistas em make e penteado trazem mais clientes
Quando existe uma demanda certa para esse tipo de trabalho, alguns salões preferem contar com profissionais de make e penteado apenas no regime freelancer. Isso pode ser muito vantajosos para o salão.
Geralmente, esses profissionais já têm clientes fixos, que agora usarão o seu espaço. Logo, essa é uma ótima oportunidade para atrair mais pessoas e fazer com que elas conheçam outros serviços que você tem a oferecer no salão de beleza.
Para conseguir novos clientes, porém, é preciso estar preparado e bem-planejado. Mantenha o seu salão convidativo, organizado e confortável. Afinal, é a experiência do cliente que faz com que ele volte no futuro para aproveitar os seus serviços novamente.
Esses serviços geram mais indicações de outros clientes
Nós já dissemos que o serviço de penteado e maquiagem é procurado no ano todo, uma vez que existem várias festas e datas comemorativas ao longo dos meses que necessitam de um trabalho mais profissional.
Bom, uma vez que esse serviço é procurado, ele também passa a ser muito indicado — ainda mais nesse caso, em que é preciso procurar profissionais de confiança para que não haja contratempos fora de hora. Ou seja, mais um motivo para oferecer esses serviços em seu salão e conquistar a atenção de muitos clientes!
Você poderá investir na venda casada
Você costuma vender produtos para os clientes no próprio salão? Então, por que não aproveitar as makes e penteados para fazer o mesmo?
É muito comum que os clientes fiquem encantadas com os produtos usados nesses serviços, como batons, sombras, acessórios, entre outros. Então, você pode fazer uma parceria com a marca fornecedora e passar a vendê-los também! Serão bem grandes as suas chances de concretizar essas vendas, aliando a beleza do seu trabalho ao marketing de oportunidade.
O que fazer antes de oferecer esse serviço de forma estratégica?
Até aqui, você entendeu que maquiagem e penteado são indispensáveis para ampliar o seu portfólio com sucesso. Porém, é preciso se preparar para conseguir oferecer bons serviços no salão de beleza. Para isso, a recomendação é busca ajuda especializada, apostar em ações de marketing para divulgar as novidades e criar parcerias rentáveis.
Busque se especializar
Antes de tudo, saiba que não adianta ampliar o leque de serviços oferecidos pela sua empresa se você ou a sua equipe não dominarem as novas técnicas. Nesse sentido, a primeira dica é buscar ajuda especializada, que consiga expandir os conhecimentos dos seus colaboradores em maquiagem e penteado. Afinal, um resultado profissional garantirá a satisfação e, por consequência, a fidelização dos clientes.
Crie parcerias
Criar parcerias é outra dica valiosa para quem deseja apostar em maquiagem e penteado, itens muito requisitados pelas noivas, por exemplo. Assim, você pode unir forças com uma equipe profissional, especializada nessas técnicas, ou uma empresa do setor, ampliando os seus serviços sem perder a qualidade!
Conheça a clientela
O planejamento estratégico deve estar por trás de qualquer decisão na sua empresa e isso é válido para a ampliação de serviços oferecidos ao público, como a maquiagem e o penteado, dos quais estamos falando neste post.
Além de criar parcerias sólidas com empresas e profissionais, pesquisar sobre a sua clientela, entendendo as demandas do público, ajuda a ter certeza sobre o novo portfólio e serve para embasar as ações de marketing.
Dessa forma, faça pesquisas com os seus clientes e veja quais seriam os tipos de penteado e maquiagem mais desejados pelas pessoas que frequentam o estabelecimento.
Invista em uma boa ação de marketing
O marketing é uma ferramenta crucial para que a prática de gestão seja eficaz e a empresa possa aparecer, de forma competitiva, no mercado da beleza. Com o devido treinamento da equipe de colaboradores, é hora, então, de apostar em ações de divulgação, mostrando para o público quais são as novas opções de tratamento (seja a maquiagem, seja o penteado) na sua empresa.
Enfim, como vimos, diversificar o portfólio é a maneira mais fácil de tornar o seu salão de beleza relevante no mercado. Atualmente, os serviços de maquiagem e penteado são uma das melhores opções para isso! Então, se você está em busca de mais clientes ou mesmo de uma visibilidade maior no setor, essa é uma dica imperdível!
E aí, gostou da leitura, não é? Então, conte para nós a experiência com os serviços oferecidos no seu salão de beleza. Deixe um comentário neste post agora mesmo e, caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, aproveite para esclarecê-las com a nossa comunidade de profissionais!