Todo negócio deve ter como principal objetivo a satisfação do cliente, afinal, essa é a base para alcançar o sucesso como marca e se destacar no mercado.
Em um salão de beleza, isso não é diferente. Para isso, é essencial estudar alguns pontos do negócio e criar estratégias que funcionem de verdade para as pessoas que costumam frequentar seu salão.
Para ajudar, listamos 7 dicas essenciais para que você conquiste seu cliente e aumente sua satisfação com o serviço. Quer aprender? Então confira no post!
1. Trace o perfil do cliente
Toda empresa, independente do porte, precisa esclarecer quais são as preferências e expectativas que o cliente tem em relação ao produto ou serviço oferecido. Sendo assim, é essencial definir o perfil das pessoas que frequentam seu salão. Mas como fazer isso?
Em geral, é preciso basear-se em pesquisas para entender quais são as características mais marcantes do seu comprador.
Essa pesquisa pode ser feita por meio de questionários simples, respondidos pelos clientes, levantamento de dados na internet, fóruns, pesquisas do setor ou análise do banco de dados que você tem registrado.
A partir da obtenção desses dados, é possível seguir dois caminhos: traçar o perfil do público-alvo ou criar uma persona.
O público-alvo é mais abrangente, tendo como base o perfil comportamental, socioeconômico e demográfico de um grupo de pessoas. Já a persona é bem mais detalhada, simulando um cliente em potencial ideal para seu negócio.
A persona tem nome, idade, profissão, dificuldades e desejos, sendo a metodologia mais indicada hoje em dia na hora de tomar decisões e ações mais assertivas.
2. Invista em um atendimento de excelência
A satisfação de um cliente em relação a um salão de beleza está muito ligada ao atendimento, portanto, esse é um ponto que deve ser trabalhado constantemente, envolvendo toda a equipe.
Um cliente não pode sair do seu salão de beleza com a sensação de que foi mal atendido. Independentemente do resultado de seu tratamento, ele provavelmente não retornará e, sempre que possível, vai falar mal do seu espaço para outras pessoas.
Existem uma série de práticas que podem ser adotadas para que a experiência do cliente seja otimizada em relação ao atendimento. Veja alguns exemplos:
- oriente toda a equipe a ser educada, gentil e solícita;
- esteja disponível para tirar dúvidas e resolver problemas;
- não forme impressões precipitadas sobre nenhum cliente que chegar ao seu espaço;
- sempre que possível chame o cliente pelo nome;
- seja verdadeiro nas informações prestadas ao cliente.
3. Mantenha a agenda do salão organizada
Outro ponto que faz toda a diferença é a organização da agenda de atendimentos. É muito comum encontrar salões de beleza que não cumprem corretamente com a agenda, e esse “deslize” é capaz de acabar com a reputação do seu espaço.
Hoje, com uma rotina cada vez mais corrida e dinâmica, nenhuma pessoa fica feliz em passar horas aguardando, principalmente quando existe um horário agendado.
Para isso, você precisa adotar algumas medidas em relação à agenda do salão, como:
- ter um lugar apropriado para registrar os atendimentos, como uma agenda física ou até mesmo eletrônica;
- manter poucas pessoas cuidando dos atendimentos para evitar desencontros;
- procurar confirmar a presença dos clientes;
- avisar sobre qualquer imprevisto que possa acontecer;
- alinhar o tempo de atendimento para cada serviço;
- evitar agendar mais pessoas que pode atender de fato;
- dar prioridade para quem chegou no horário agendado.
Hoje em dia muitos salões oferecem um horário de atendimento mais flexível e isso funciona muito bem como um diferencial, mas é essencial que essa rotina esteja alinhada com a realidade do seu espaço.
4. Use equipamentos de segurança
A ANVISA determina que todo salão de beleza use equipamentos de segurança e adote medidas de higiene para que os clientes e profissionais compartilhem um ambiente seguro.
A adoção dessas medidas não é uma mera formalidade. Existem muitos riscos envolvidos na rotina de um salão de beleza, como:
- o compartilhamento de equipamentos que podem transmitir doenças graves por meio do contato com a corrente sanguínea, como hepatite, HIV e micoses;
- o contato com produtos químicos e sua administração no dia a dia, que podem causar queimaduras, problemas respiratórios e alergias.
Além disso, o uso de equipamentos como máscaras, luvas, toucas e descartáveis proporciona mais bem-estar e higiene. Seus clientes provavelmente estão bem informados sobre isso e vão exigir essas medidas em seu salão.
Embora essa seja uma medida obrigatória, você pode apresentar esses cuidados como um diferencial e conquistar ainda mais a confiança do seu público.
5. Ofereça produtos de qualidade
Quando o assunto envolve produtos de beleza, existe uma variedade enorme de linhas para escolher, principalmente quando eles se destinam aos salões de beleza.
A escolha dessas linhas vai depender do poder de compra dos clientes e do perfil do salão. Porém, independentemente da linha escolhida, é importante sempre eleger produtos de qualidade.
Um salão trabalha diretamente com a aparência, autoestima e até mesmo com a saúde das pessoas. Assim, é essencial garantir que os produtos usados por você sejam efetivamente seguros. Para isso, você deve:
- trabalhar com produtos liberados pela ANVISA;
- adquirir mercadoria com comprovante fiscal;
- se atentar ao prazo de validade dos produtos;
- seguir as orientações de uso do fabricante;
- procurar por fornecedores estáveis e experientes.
6. Invista em especialização constantemente
As mudanças nas tendências de beleza são cada vez mais rápidas e dinâmicas. Todos os dias surge uma nova técnica, um novo produto ou tratamento.
Para se manter competitivo no mercado e atingir as expectativas do novo consumidor, é importante acompanhar essas mudanças e oferecer soluções de qualidade.
Para isso, é essencial investir em especialização constantemente. Toda a equipe deve adotar essa premissa e muitos salões estimulam os colaboradores oferecendo participações em cursos e workshops.
Um profissional que não se recicla não consegue acompanhar as exigências do mercado e, consequentemente, não supre as necessidades dos clientes, portanto, a satisfação do seu público depende diretamente do que você é capaz de oferecer.
7. Crie experiência usando seu espaço
Uma pessoa procura um salão de beleza para dedicar um momento do seu dia à beleza, bem-estar, conforto e cuidados pessoais. Ter um momento assim é cada vez mais raro em nosso dia a dia, portanto, deve ser algo especial e revigorante.
Porém, para que essa experiência seja possível, é essencial estar em um ambiente agradável, calmo e relaxante.
Isso significa que você precisa investir na aparência do seu salão de beleza. A estrutura física é extremamente importante para criar uma experiência positiva ao ponto de vista dos clientes.
Independente do nível de simplicidade do espaço, mantenha alguns cuidados com a aparência das instalações, como:
- pintura das paredes;
- organização de fiação, instalação elétrica e hidráulica;
- organização geral do espaço, como caixas, produtos e equipamentos espalhados;
- organização de armários e prateleiras;
- higiene do ambiente em geral.
Nossa dica bônus para que você tenha sucesso nas estratégias de satisfação do cliente é acompanhar os resultados de cada ação lançada.
Um erro muito cometido por empreendedores de todos os ramos é não medir o quanto uma ação impacta seu negócio, por isso é essencial observar o que trouxe mais resultado.
Somando todas essas práticas — e ajustando a forma como cada uma delas funciona melhor para você — é possível ter mais segurança na hora de criar estratégias para aumentar a satisfação do cliente.
E você sabia que a formação de preço dos seus serviços também está muito ligada à satisfação dos seus clientes? Então veja só o que você pode fazer para precificar da maneira correta!