O mercado de estética e beleza, apesar de atrair um número significativo de consumidores, também enfrenta uma grande concorrência. Em meio às inúmeras opções, as empresas devem encontrar diferenciais que atraiam e mantenham os clientes.
Fazer promoções e investir em pacotes de salão de beleza, por exemplo, é uma excelente forma de atingir esses objetivos.
Apesar de entender a importância de apostar em estratégias que tragam bons resultados e que consigam fazer com que o salão se destaque no mercado, muitos empreendedores não têm ideias diferentes para aplicar. Se esse é o seu caso, não se preocupe: este post é para você.
Vamos mostrar algumas dicas de promoção para salão de beleza que você pode oferecer aos consumidores a fim de fazer muito sucesso, inclusive durante a pandemia. Quer saber quais são elas? Continue acompanhando.
Por que é importante fazer promoções no salão de beleza?
A realização de promoções e a aplicação de descontos e benefícios no seu salão de beleza é importantíssima por dois motivos: a captação e a fidelização de clientes.
Não se esqueça de que o mercado da beleza é extremamente competitivo e que é fundamental se destacar. Além de prestar serviços de qualidade, estar sempre estudando e tratar a clientela com respeito e carinho, é imprescindível que você foque em diferenciais nos valores sem desvalorizar o seu trabalho.
A seguir, veremos algumas dicas para tornar isso possível. Vamos lá?
Quais são as melhores ideias de promoção para os salões?
Agora, veremos um apanhado de dicas imperdíveis para que você entenda como trazer as promoções ao seu salão e agradar a sua clientela.
1. Faça um combo de serviços
Criar combos e pacotes de salão de beleza é uma excelente ideia para aumentar o consumo no salão e fazer com que os clientes experimentem serviços diferentes.
Pense na seguinte situação: você tem um cliente que vai ao salão somente para cortar o cabelo. Em um belo dia, ele chega lá e você oferece uma opção de combo como, por exemplo, corte de cabelo mais depilação por um valor mais em conta do que se os dois procedimentos fossem realizados separadamente.
Ele aceita e experimenta a sua depilação, que é um serviço que ele já faz em outro lugar. O serviço agrada e, agora, além de cortar o cabelo no seu salão, ele também faz a depilação.
Para que o combo tenha resultados positivos, no entanto, uma ação é muito importante: a qualidade do serviço. Lembre-se de que muitos clientes experimentarão seus outros serviços pela primeira vez. Sendo assim, é indispensável que eles adorem.
Algumas opções de combo que o salão pode oferecer são:
- corte e hidratação;
- corte e escova;
- depilação e sobrancelha;
- mão e pé;
- combo completo, com todos os serviços oferecidos no salão.
2. Adote um programa de fidelidade
Criar um programa de fidelidade é uma ótima maneira de incentivar que os clientes sejam frequentes e exclusivos do seu salão. O programa de fidelidade pode ser combinado com diversos serviços oferecidos no salão e, inclusive, premiar com o mesmo produto: a cada 10 cortes de cabelo, ganhe um grátis.
Essa promoção pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é oferecendo serviços gratuitos para consumidores que fizerem luzes nos cabelos a partir de um certo número de vezes. Nesse caso, o anúncio poderia ser, por exemplo: faça luzes nos cabelos 5 vezes e ganhe uma hidratação.
Essa promoção também pode estar relacionada ao valor gasto. Por exemplo, a cada 100 reais gastos no salão, ganhe 10 reais de desconto no próximo procedimento estético. Além de trazer benefícios para o cliente, essa promoção também faz com que ele queira voltar para utilizar o prêmio conquistado.
Não se esqueça de estipular prazos razoáveis para que o cliente consiga cumprir e para que ele se sinta estimulado a conquistar o prêmio oferecido no seu programa de fidelidade.
3. Incentive a indicação do salão
Outra forma de agradar os clientes e, principalmente, de captar novos é oferecer a quem já frequenta o salão alguma recompensa por indicação de amigos.
Essa promoção pode ser elaborada de muitas maneiras, de acordo com a necessidade do salão. Contudo, uma forma bem comum é oferecer uma porcentagem de desconto ao cliente sempre que ele indicar um amigo que não seja freguês ainda — desde que ele consuma algum serviço.
Além de deixar o cliente antigo satisfeito, essa promoção também é uma forma inteligente de se fazer marketing. Por meio dela, os consumidores vão comentando sobre o salão com outras pessoas sem que a empresa tenha um custo excessivo de divulgação.
Para que os clientes saibam da promoção é importante que eles sejam incentivados e relembrados constantemente. Por isso, ao final do atendimento, não se esqueça de perguntar se ele não tem um amigo para indicar.
4. Realize sorteios nas redes sociais
Outra dica muito importante que podemos dar é: não menospreze o poder da internet. As redes sociais, por exemplo, são grandes aliadas dos empreendedores. Por isso, considere incluí-las em sua rotina de marketing.
Por meio delas é possível realizar diversas promoções, como sorteios. Esse tipo de estratégia é interessante, pois, normalmente, envolve a divulgação da página, o que atrai diversos novos clientes.
Uma das formas mais comuns de realizar sorteios nas redes sociais é pedindo para que curtam a página, marquem amigos e compartilhem o post. É assim que outras pessoas podem conhecer o salão. Essa forma de divulgação também envolve um baixo custo e é vista como positiva pelos clientes.
As redes sociais mais utilizadas para esse tipo de promoção são o Facebook e o Instagram. Portanto, mantenha-se ligado nelas e proponha sorteios agora mesmo. Não se esqueça de postar um vídeo da pessoa sorteada para que o processo fique supertransparente.
5. Faça promoções sazonais
Essa dica trata das promoções que variam conforme o calendário, dependendo, por exemplo, do ano novo, da páscoa e do dia das mães. Explorar a sazonalidade das épocas comemorativas é uma ótima alternativa para criar estratégias de venda e, claro, promoções.
Como essas datas são concorridas e, provavelmente, o salão estará cheio mesmo sem a promoção, é possível pensar em estratégias que sejam atrativas para ambos os lados.
Uma delas é oferecer um desconto para quem realizar o pagamento antecipado ou para aqueles que agendarem horário um dia antes ou em períodos do dia nos quais não há tanta procura. Se o seu salão costuma ficar cheio pela tarde e mais vazio pela manhã, direcione o desconto para os agendamentos no primeiro turno.
Aproveite também períodos de grande movimento para gerar organização e mais espaço em sua agenda. Maio, o mês das noivas, é um bom exemplo de época em que essa estratégia pode ser bem útil.
6. Aproveite datas relacionadas à beleza
Por fim, uma ideia muito interessante é usar o calendário ao seu favor, trazendo promoções que tenham a ver com os “dias da beleza” ou dias de exaltação ao cliente.
Alguns exemplos são:
- 19/01 – Dia do Profissional da Beleza;
- 15/03 – Dia do Consumidor;
- 14/06 – Dia da Manicure;
- 15/09 – Dia do Cliente.
Essa é uma ótima adição às promoções sazonais.
Aproveite e também relacione os brindes oferecidos às épocas do ano, seja com produtos sazonais ou cuja estética remeta ao período. Por exemplo: produtos vermelhos no Natal, itens com chocolate na composição durante a Páscoa, entre outros.
7. Se lembre do cliente no dia do aniversário dele
Esta dica é uma das melhores. A data de aniversário costuma ser um dia especial na vida de cada um, certo? Que tal oferecer alguma promoção especial para o cliente bem nesse dia?
Uma boa ideia é fazer um combo de aniversário, com serviços diferenciados e um preço mais acessível. Como é aniversário, não pode faltar um presente, certo?
Então, ao final do atendimento, para marcar presença em uma data tão significativa, ofereça uma surpresa e faça com que o dia do aniversariante seja, de fato, inesquecível.
Isso mostrará à sua clientela que você realmente se preocupa e está sempre empenhada em tratar cada um deles de maneira especial — e isso é bem fácil. Basta sugerir um cadastro para os clientes e adicionar o seu aniversário em agendas que te avisem do momento quando ele chegar.
8. Realize a venda antecipada de voucher de serviços
Uma das formas de garantir alguma receita para o seu salão de beleza, mesmo em situações difíceis, como é o caso da pandemia do coronavírus, é realizar a venda antecipada dos serviços por meio de vouchers.
Funciona assim: você vende para os seus clientes vouchers que dão direito a utilizar, em alguma data futura, um serviço oferecido pelo salão de beleza. É possível oferecer vouchers específicos para cada serviço, como corte, escova ou depilação. Você também pode vender combos ou até mesmo vouchers apenas com valores.
Para que o cliente compre de forma antecipada, é importante oferecer alguma vantagem, como o desconto no valor do serviço: compre um voucher para corte de cabelo e pague X a menos. Ou compre ou voucher de R$ 50 e gaste R$ 70.
A principal vantagem para o estabelecimento é a entrada de dinheiro em épocas de redução de lucro. Isso pode fazer toda a diferença para manter o salão forte e com as finanças em dia.
9. Faça a venda de produtos de beleza pela internet
A venda online é uma das melhores maneiras de promover e manter o negócio forte em diversas situações. Atualmente, com a pandemia do coronavírus, essa opção se tornou uma das formas mais viáveis de garantir alguma renda.
Se você não tem muito capital de giro para investir, não tem problema. Não é preciso de um supersite para iniciar as vendas online. É possível começar a oferecer os produtos por meio das redes sociais já existentes, como Facebook ou Instagram.
Além de disponibilizar aos clientes produtos de beleza de qualidade, você também promoverá o seu salão, fazendo com que ele seja lembrado constantemente. É uma forma de marketing que traz lucro enquanto o estabelecimento é divulgado.
Por isso, prepare um catálogo de produtos, faça uma boa descrição deles e capriche na divulgação.
10. Ofereça cursos online
Além de vender produtos pela internet, outra forma de utilizar a tecnologia para conquistar clientes e mantê-los usufruindo dos serviços oferecidos pelo seu salão é oferecer cursos online.
Eles podem ser disponibilizados por meio de vídeos ou e-books. Os assuntos podem incluir dicas para ensinar clientes a realizar sozinhos os serviços básicos oferecidos pelo salão, como se depilar, fazer as unhas, realizar uma hidratação nos cabelos ou uma maquiagem simples.
Lembre-se de que é pouco provável perder um cliente em razão do curso. O serviço feito em casa não se compara ao realizado no salão, já que faltam os equipamentos profissionais e, principalmente, o atendimento de uma pessoa qualificada.
Sendo assim, os cursos servem para conseguir uma renda extra e atender de alguma forma os clientes em momentos de distanciamento social ou quando eles não podem comparecer ao salão por qualquer motivo como doença ou viagens
11. Crie ações exclusivas para quem não frequenta o salão há algum tempo
Algumas vezes, as pessoas frequentam o salão apenas em uma data específica e depois não voltam a fazer o uso do serviço. Isso pode acontecer por uma grande variedade de motivos, mas uma coisa é certa: essa é uma captação de clientes muito mais simples de ser feita. Então, vale a pena investir.
A dica é manter um cadastro dos clientes e buscar aqueles que não fazem uso de seus serviços já há algum tempo. Ao identificá-los, é hora de fazer a abordagem de maneira leve, oferecendo benefícios para que eles voltem a fazer uso de seu salão.
Aqui, você escolhe: pode ser um brinde, um desconto, um combo para que a cliente traga uma indicação e ganhe um preço bacana em algum procedimento, entre outros.
12. Faça sorteios e ofereça brindes
Outra maneira de fazer com que seu salão fique sempre lotado e seus clientes satisfeitos é investir em sorteios e brindes de itens variados. Os brindes podem ser oferecidos apenas em alguns tipos de procedimento ou após o cliente gastar uma certa quantia em seu salão.
O mesmo é válido para os sorteios. Eles podem ser destinados a todos os clientes dentro de um período ou contemplar apenas aqueles que atingirem alguns requisitos dentro do salão.
Monte brindes e sorteios bacanas, que realmente interessem à clientela. Eles podem ou não estar relacionados com o tema de seus serviços, ok? Tente entender o que seus clientes querem e ofereça isso a eles.
13. Crie parcerias com empresas vizinhas em sua região
Outra dica muito bacana para fazer promoções em um salão é investir em parcerias com empresas próximas de seu estabelecimento.
Um exemplo é oferecer descontos em certos procedimentos e tratamentos para os colaboradores de uma determinada empresa, por exemplo.
Não se esqueça, é claro, de obter algo em troca. No caso de uma empresa com muitos funcionários, o retorno será financeiro e de divulgação de seus serviços. Em empresas menores, você pode chegar a outro acordo com o dono do estabelecimento.
De qualquer maneira, essa é uma estratégia que costuma ser benéfica para todos os envolvidos. Por isso, não se esqueça de considerá-la.
14. Fique próximo de seus clientes
Nossa última dica de promoção para salão de beleza é, talvez, uma das mais simples e mais efetivas: esteja sempre próximo dos seus clientes. Conheça-os, saiba do que gostam e do que não gostam, descubra o que precisam e mantenham uma relação amigável.
O tratamento especial oferecido a um cliente não custa mais caro. O tempo utilizado durante o atendimento é o mesmo. Por isso, sempre ofereça a melhor experiência possível enquanto estiver com você.
Esse é um trabalho que exige uma boa capacidade de comunicação, inclusive para que eles possam também entender o seu lado quando você precisar tirar uma folga ou se ausentar por qualquer motivo.
A construção de uma relação de amizade é uma via de mão dupla, mas que traz benefícios para todos os envolvidos e faz com que o seu estabelecimento ganhe respeito e qualidade.
15. Oriente as clientes a trazerem suas amigas
Outra promoção que costuma dar muito certo é a “traga a sua amiga”. Ela consiste em orientar as clientes a trazerem uma amiga (ou amigo.) para fazer procedimentos no salão e, assim, ambos terem direito a preços mais em conta ou até mesmo brindes.
Caso seja necessário, limite os serviços que têm relação com essa promoção, mas lembre-se: deixe sempre tudo bem explicado, tanto na hora da contratação do benefício quanto antes.
Uma dica legal é colocar panfletos colados em locais estratégicos do seu salão ou fazer uma postagem específica sobre a promoção em seu Instagram. Assim, as regras podem ser consultadas sempre que os clientes quiserem.
Quais são as consequências de não fazer promoções?
Gostou de conhecer todas essas dicas? Agora, é hora de implementá-las no seu negócio. Não faz promoções de vez em quando pode passar uma ideia de inacessibilidade aos seus clientes, fazendo com que eles busquem outros serviços para contratar.
Lembrando que as promoções devem ser benéficas para ambos os lados. Jamais desvalorize o seu trabalho. O objetivo é agradar aos clientes, trazer mais gente para o seu salão e, ainda assim, lucrar. Faça um bom estudo dos valores e seja justo consigo mesmo e com a sua clientela.
Manter uma empresa em meio à grande concorrência e às dificuldades na economia não é uma tarefa fácil. É preciso, portanto, reinventar-se constantemente, buscando satisfazer o cliente a cada dia. O pacote de salão de beleza e as ideias de promoção são formas eficazes e de custo relativamente baixo para conseguir manter a empresa em alta no mercado, mesmo em tempos difíceis.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Gostou das dicas e vai aplicá-las em seu salão? Então, aproveite e nos siga nas redes sociais para continuar acompanhando as novidades. Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.