Um programa de fidelidade é uma estratégia de marketing que oferece benefícios sempre que um cliente compra algum serviço em seu salão. A ferramenta costuma oferecer bons frutos a qualquer tipo de negócio, pois é uma forma simples de fidelizar o público e fazer com que ele volte mais vezes ao seu espaço. Então, sim: vale a pena investir nessa estratégia!
Mas para dar certo, é preciso se planejar e levar algumas coisas em consideração antes de simplesmente implementar uma promoção. Quer descobrir o que você pode fazer para ter sucesso na sua estratégia? Então, acompanhe as dicas deste post!
Defina o objetivo da campanha
Toda campanha de marketing tem um objetivo e, com o programa de fidelidade, não é diferente. Você pode querer atrair mais pessoas em uma data específica, pode incentivar os clientes a trazer outros clientes, pode querer lançar um novo produto ou serviço e assim por diante.
Antes de lançar seu programa, pense um pouco sobre quais objetivos você quer atingir com ela e depois vá ao próximo passo.
Elabore as premiações da fidelidade
Definido o objetivo, é hora de escolher quais serão os benefícios oferecidos pela fidelidade. Você pode oferecer um desconto especial, um serviço gratuito ou, até mesmo, um brinde em produtos como esmaltes, shampoos, kits de beleza, entre outros.
Você também pode estabelecer que serviços mais caros valham mais pontos, para incentivar os clientes a gastarem um pouco mais. Lembre-se de que a promoção deve ser vantajosa para ambos os lados.
Crie regras para seu programa de fidelidade
Toda promoção deve ser regida por regras, mesmo que você tenha um espaço pequeno. Do contrário, as coisas podem sair do controle e o que era para ser uma solução pode se transformar em uma grande dor de cabeça.
Essas regras vão depender da rotina do salão, da agenda, da disponibilidade dos profissionais e assim por diante. Por isso, antes de implementar sua promoção, levante todos os pontos que podem interferir no bom funcionamento do salão.
Não crie programas difíceis de administrar
Programas muito complexos, que exigem uma mudança muito grande na rotina do espaço ou que requerem uma logística complicada, podem trazer muitos problemas. Pense simples: procure encaixar os benefícios da promoção na rotina do salão e não complicar muito as coisas.
As opções que melhor funcionam, nesse caso, são os descontos em serviços, brindes simples e a execução de alguns serviços menos complexos. Se quiser oferecer brindes maiores, estabeleça uma pontuação mais elevada para que você não tenha que dispor de tempo com frequência.
Defina um período de duração da promoção
Por mais vantajoso que um programa de fidelidade possa ser, é muito importante que você defina uma data de início e de término para ele. Isso ajuda a criar uma sensação de urgência nos clientes, como se eles tivessem que correr para aproveitar essas vantagens.
É interessante que ele seja duradouro, afinal, um salão de beleza é frequentado apenas uma vez ao mês pela maior parte das clientes.
E agora? Está mais confiante em adotar o programa de fidelidade em seu salão de beleza? Como você pode ver, essa técnica pode ser muito vantajosa para seu negócio. Basta que haja um pouco de organização e criatividade.
Já que estamos falando sobre como fidelizar o cliente, que tal conferir mais 5 dicas sobre esse assunto? Leia nosso outro artigo!