A crise provocada pelo novo coronavírus ataca, em cheio, empresas que lidam com o público. Com o indicativo para o distanciamento social, negócios fecharam as portas e passaram a operar remotamente. Mas nem sempre é possível comercializar online. Nesse caso, deve-se estabelecer um passo a passo para criar um programa de venda antecipada.
Neste post, entenda como salvar a sua marca com a venda antecipada de vouchers, que garantem um rendimento mínimo para empresas como salões de beleza, com dificuldade ou impossibilidade de funcionamento a distância.
O tema é interessante, não é? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
Por que salões de beleza devem buscar alternativas para reduzir os efeitos da crise?
No Brasil, o crescimento do setor de beleza é inegável. Segundo o Panorama de Salões de Beleza, são mais de 500 mil salões formais e mais de 1 milhão de empregos gerados.
A mesma pesquisa também projeta uma expansão de 4,5% desse mercado até 2021. Mas outro ponto precisa ser considerado: os efeitos da crise do coronavírus nesses empreendimentos.
As projeções de crescimento para o setor de beleza não contavam com a severa pandemia de coronavírus e a COVID-19, doença causada pelo novo vírus, que assola desde os países mais desenvolvidos até os mercados em desenvolvimento.
No início de 2020, o planeta transformou a forma de circulação das pessoas e mudou o funcionamento do comércio. De lá para cá, as cidades adotaram, em sua maioria, o distanciamento social — e os negócios que lidavam de forma direta com os clientes foram fechados, temporariamente.
O coronavírus — cujos sintomas mais comuns são febre, tosse e problemas respiratórios — se transmite facilmente por gotículas de saliva e superfícies contaminadas. A doença coloca em xeque, portanto, as diversas profissões que funcionam no salão de beleza, como cabeleireiro, manicure, pedicure, esteticista etc.
Diante do cenário crítico, deve-se pensar em estratégias para sobreviver (sem contas no vermelho e com faturamento mínimo) até a retomada e a abertura do negócio. Nesse sentido, a venda antecipada surge como uma forte opção para os empreendedores.
Com essa ação, é possível comercializar serviços remotamente e garantir o capital de giro (uma reserva de recursos) para os próximos meses. Porém, você sabe o que esse conceito significa para a gestão do salão de beleza?
Afinal, o que é a venda antecipada?
Administrar um salão de beleza é um trabalho árduo, que precisa equilibrar gastos e receitas, fidelizar os clientes, estimular os funcionários, garantir o estoque e manter o contato com fornecedores. Em meio à pandemia por coronavírus, cabe a esse ofício, também, pensar em estratégias para vencer a crise, sem abrir mão do negócio.
Por isso, a venda antecipada é opção para monetizar a sua empresa de beleza. Por definição, ela funciona com base na oferta de voucher, que garante, futuramente, a compra de produtos e serviços no seu negócio.
A ação pode permitir, também, uma porcentagem de desconto para o cliente, o qual pode usar o código promocional após a quarentena. A venda antecipada garante um rendimento mínimo para o salão de beleza, que ganha recursos e consegue colocar as contas em dia, pelo menos, momentaneamente.
Ao mesmo tempo, a ação demonstra a confiança do cliente na sua marca, que pode retribuir com alguma promoção e benefício para a clientela. Outra estratégia, que também se baseia na venda antecipada, é a oferta de gift cards (cartões de presente, em tradução literal).
Dessa forma, clientes satisfeitos podem presentear pessoas queridas e conhecidos, que ganham um voucher para trocar por produtos e serviços do seu salão de beleza, quando o empreendimento voltar à normalidade.
Qual o passo a passo para colocar essa estratégia em prática?
Como fazer para conseguir monetizar com venda antecipada? Adiante, veja como determinar público, estruturar atuação com colaboradores, definir pagamentos, organizar alternativas e escolher os canais de venda podem contribuir para manter o seu negócio lucrativo!
Defina o seu público-alvo e quais são os serviços ofertados
Não há dúvidas: identificar o público-alvo é o primeiro passo que você deve tomar para monetizar o salão durante a quarentena. Conhecer os seus possíveis clientes ajuda a determinar os serviços e os produtos de higiene e beleza a serem oferecidos, auxiliando, ainda, na precificação e na definição de vantagens para quem realizar a compra antecipada.
Estruture uma boa política de atuação para os colaboradores
Por outro lado, o seu negócio depende fortemente dos colaboradores, com quem você deve manter uma relação próxima e constante. Em tempos de pandemia, os funcionários podem se sentir aflitos com a falta de perspectiva, motivo pelo qual você deve tratá-los com a máxima transparência possível.
Ao reinventar o seu negócio, explique para os profissionais quais serão as novas funções a serem cumpridas dentro do quadro da empresa. É importante que os profissionais entendam como podem contribuir para movimentar o caixa do salão, seguindo o plano de gestão até a retomada das atividades no ponto físico.
Defina os meios de pagamento
Até aqui, já está claro o seu público-alvo e quais são as funções dos colaboradores nesse processo de venda. Agora, é preciso definir como operar o pagamento da compra antecipada, estabelecendo um valor para o público e a divisão do lucro para o salão e para a comissão do profissional de beleza.
Consolide a planilha de vendas da organização
Para ter êxito na reinvenção do negócio, organize uma planilha de vendas antecipadas. É necessário montar uma lista com todos os colaboradores que participam do processo. Se preferir, há opções de aplicativos (inclusive, entre as empresas e softwares de pagamento) que otimizam e detalham esse passo para as pessoas envolvidas na negociação.
Defina os seus canais de venda
Por fim, você deve se ater aos canais de comunicação para conseguir chegar a possíveis clientes. Primeiro, recomenda-se que você divulgue a opção de venda antecipada entre as pessoas mais fiéis à sua marca, criando nelas a sensação de confiança e proximidade.
Depois, você pode publicizar a ação nas redes sociais da empresa, seja no Instagram, seja no WhatsApp, no Facebook e em outras plataformas.
Não tenha dúvidas: seguindo o passo a passo para criar programa de venda antecipada, você consegue reestruturar o seu negócio. Definindo o seu público, sendo transparente com os colaboradores e seguindo o plano de gestão, você mantém o salão de beleza e consegue vencer a crise.
O post foi interessante para você, não é? Agora, conte para nós sobre a sua experiência e possíveis dúvidas a respeito da administração do salão de beleza em meio a incertezas econômicas. Deixe o seu comentário!