A concorrência no mercado voltado a estética está cada vez mais acirrada. As opções disponíveis são variadas e, por isso, fidelizar clientes no salão é fundamental para o sucesso do negócio.
Muitos empreendedores sabem da importância de conquistar clientes fiéis, entretanto não sabem ao certo quais ações devem ser tomadas para que o consumidor continue frequentando o seu estabelecimento.
Pensando nisso, criamos este post em que mostraremos cinco dicas que devem ser colocadas em prática para fidelizar clientes no salão. Quer saber quais são elas? Então continue lendo!
1. Preze pelo bom atendimento
Todas as pessoas gostam de ser bem atendidas. Por isso, essa é a nossa primeira e mais barata dica para conseguir tornar o seu cliente fiel. Afinal, não custa nada ser simpático e manter o bom humor, certo?
Pense que ninguém voltará ao seu salão se tiver uma experiência ruim. Por isso, o bom atendimento é um fator fundamental na busca pela fidelização.
Não é preciso puxar saco do cliente. Pequenos gestos e demonstrações de interesse como um simples comprimento de bom dia, acompanhado de um questionamento de como a pessoa está, muitas vezes já é o suficiente.
2. Ofereça um ambiente limpo e organizado
Atenção para a bagunça! A aparência do salão também é um fator importante na hora de fidelizar um cliente. O local precisa ser limpo, organizado e, principalmente, agradável.
Quando a pessoa não se sente à vontade no salão o empreendedor deve acender um sinal de alerta, pois provavelmente aquele cliente não voltará.
Para que isso não aconteça, mantenha os materiais sempre no lugar, pinte as paredes de cores leves, limpe o local com frequência, compre fragrâncias delicadas e ofereça conforto.
3. Crie um diferencial
Por que o consumidor deve escolher o meu salão? Quem quer conquistar clientes fiéis deve se fazer essa pergunta com frequência, e ter variadas respostas.
Em outras palavras, o empreendedor deve encontrar diferenciais que façam uma pessoa optar pelo seu salão e não o da concorrência. Eles podem estar relacionados ao uso de produtos, a comodidades, a forma de pagamento etc.
4. Invista nas redes sociais
Com o avanço da tecnologia, o mundo dos negócios mudou. Atualmente, uma empresa que deseja ser encontrada e lembrada pelos clientes deve, obrigatoriamente, estar presente nas redes sociais.
O universo virtual precisa ser utilizado a favor da empresa. Por meio dele, é possível se aproximar dos clientes e criar uma relação de confiança e amizade. Portanto, se você ainda não tem uma página no Facebook ou no Instagram, faça agora mesmo!
5. Escute o cliente
Ouvir os clientes é fundamental para torná-los fiéis ao seu trabalho, principalmente quando o serviço oferecido envolve beleza e estética. Se uma pessoa deseja cortar o cabelo de um jeito, o profissional deve escutar e realizar o corte conforme o que foi pedido. Essa ação promove a confiança.
Além disso, ao ouvir o cliente, é possível saber exatamente o que ele está buscando. De nada adianta o salão oferecer o corte ou o esmalte X se o que a pessoa busca é o Y.
Fidelizar clientes no salão exige atenção, comprometimento e dedicação. Apesar do esforço, o empreendedor pode colher bons frutos, já que um consumidor satisfeito costuma dar relatos positivos sobre o local, trazendo amigos e familiares.
Gostou do post? Agora que você já sabe como fidelizar clientes no salão, que tal aprender um pouco mais sobre como oferecer qualidade no atendimento? Confiras as dicas neste post especial que preparamos para você!