Não há dúvidas: a maior preocupação entre os homens com os cuidados estéticos trouxe para o segmento da beleza uma nova oportunidade para investir e crescer no mercado. Antes visto como um negócio antiquado, ter uma barbearia moderna tornou-se algo lucrativo hoje.
O motivo para tanto sucesso é que, além de manter a barba impecável, o homem encontra um lugar onde pode relaxar, em um ambiente agradável e munido de uma boa cerveja. Quem não quer ter algumas horas em um lugar assim?
No entanto, para garantir o sucesso do negócio, é preciso estar atento a muitos detalhes que podem não ser notados. Pensando nisso, este post explica quais são as 8 melhores dicas para ser bem-sucedido em uma barbearia moderna, a exemplo de buscar se profissionalizar e conhecer profundamente o perfil dos clientes.
Tem interesse no tema, não é? Então, continue a leitura do post e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Por que se adaptar às novas tendências do mercado?
O mercado de trabalho é muito competitivo, e não seria diferente com o setor de salão de beleza e barbearia. Por isso, é importante que os empresários desse segmento estejam atentos às novidades para propor um catálogo de serviços que chame a atenção do público, aumentando não apenas as vendas, mas também a fidelização de clientes à sua marca.
Para ajudá-lo a modernizar a sua barbearia, também vale a pena ficar de olho em casos de sucesso ao redor do mundo, como o do Nariko Hair Style no Brasil e em Paris, o da Alain Maître Barbier, em Paris, e os do Rui’s Barber & Shop Co. e da Barbearia Casanova, ambas em Santa Catarina.
Essas e muitas outras barbearias comprovam que sempre existe um jeito novo de fazer algo, mantendo as raízes e as tradições importantes para o público desse setor.
Quais são as melhores dicas para uma barbearia moderna?
Você já sabe que ficar de olho nas tendências ajuda a ter êxito no segmento da estética e do cuidado voltados ao público masculino. Mas a dúvida que fica é: como ter uma barbearia moderna na prática?
1. Busque se profissionalizar
Fazer a barba como um barbeiro não é o mesmo que fazer a barba em casa. Existe uma série de métodos que fazem de você um profissional. Essas técnicas vão desde saber escolher o material certo até conhecer o tipo de barba ideal para cada formato de rosto.
Além disso, a profissionalização abre os horizontes para que você conheça o que está em alta e aumente as suas chances para atrair mais público para o salão masculino. Se você tiver uma equipe, deve se preocupar em contratar profissionais igualmente qualificados para que a demanda possa ser atendida corretamente e com qualidade.
2. Conheça o perfil dos seus clientes
Todo negócio tem um cliente ideal. Mesmo que existam milhares de barbearias no país, os frequentadores não pertencem ao mesmo perfil. Isso pode ter uma variação, de acordo com a região onde a barbearia está instalada, os preços praticados e também os objetivos de cada cliente.
É possível fazer um levantamento de dados usando uma ficha cadastral, pesquisas em redes sociais e na internet, ou até mesmo contando com a ajuda de uma empresa de marketing e publicidade. Ter o controle dessas informações é essencial para que as suas ações e campanhas sejam mais precisas e chamem a atenção das pessoas certas.
3. Invista em atendimento personalizado
Quando um nicho de mercado começa a fazer sucesso, a saturação de estabelecimentos abertos é inevitável. Por esse motivo, é essencial que você encontre diferenciais para o seu negócio, de forma que justifique a escolha dos seus clientes.
Uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer é pensando em formas de atendimento personalizado, que destaquem a sua barbearia das demais. Você pode investir em boas cervejas, em uma decoração original e relaxante, na facilidade na hora de reservar um horário ou em uma massagem estimulante para os fios.
4. Adquira apenas produtos de qualidade
Manter a qualidade dos produtos não deve ser encarado como um diferencial hoje em dia, afinal, esse é um requisito básico para qualquer negócio. Porém, é possível que você vá além e procure oferecer tratamentos com produtos que funcionem como verdadeiros diferenciais.
Esse é um ponto importante em uma barbearia, já que os itens são aplicados diretamente na pele do rosto. Isso pode causar irritações e espinhas caso não seja escolhido o produto certo, portanto, a qualidade não deve ser negociável.
5. Conte com bons fornecedores
A dica anterior nos traz a esta proposição: conte com os melhores fornecedores da região. Sabe por quê? O motivo é que trabalhar com empresas comprometidas com a qualidade da produção é crucial para ter uma eficiente gestão de estoque com produtos de qualidade, focados em proporcionar soluções para os problemas estéticos dos homens modernos.
Assim, a escolha de um bom fornecedor, sem dúvidas, pode fazer toda a diferença para a imagem que você quer construir da sua barbearia, não apenas com a venda de cosméticos exclusivos, mas também com a oferta de Equipamentos de Proteção Individual, que garantem a segurança para a equipe e para os clientes.
6. Use Equipamentos de Proteção Individual no dia a dia
Manter a higiene e a segurança no ambiente de trabalho é essencial, principalmente quando se trata de um espaço de cuidados pessoais, como uma barbearia moderna.
Nesse sentido, investir em Equipamentos de Proteção Individual demonstra que você preza pela segurança, pelo conforto e pelo bem-estar dos seus clientes, funcionando até mesmo como um diferencial, em comparação com os concorrentes diretos.
Por isso, não deixe de investir em luvas e aventais, além de outros materiais descartáveis que entrem em contato com o cliente e que possam levar a erros operacionais, caso as medidas de proteção sanitária não sejam atendidas pelo estabelecimento.
7. Construa autoridade nas redes sociais
Atualmente, as redes sociais são indispensáveis para uma marca que tem como objetivo despontar entre a concorrência e, claro, aparecer para o público. Por isso, é imprescindível que você construa autoridade na mídia digital, publicando posts, vídeos e imagens que ajudem os clientes, com a divulgação de tutoriais nos Stories e códigos promocionais, por exemplo.
8. Esteja atento aos feedbacks dos clientes
Esta é uma dica atemporal para quem tem negócios e precisa da participação direta do público: esteja sempre atento a sugestões e feedbacks dos clientes, pois esse é o meio que a clientela tem para demonstrar alguma insatisfação com o serviço. Se for o caso, veja como é possível resolver o problema, para não perder a freguesia e para demonstrar que você se preocupa com o bem-estar dela na sua barbearia.
Neste texto, você observou como é importante ficar de olho nas tendências do mercado para ter uma barbearia moderna. Mas não basta acompanhar as novidades, é preciso investir em bons fornecedores, utilizar EPIs, estar atento às sugestões dos clientes e comprar apenas produtos de qualidade, por exemplo.
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