Oferecer comissão para funcionários é uma estratégia adotada por muitos salões de beleza, buscando aumentar a produtividade e manter os profissionais motivados. Apesar de saberem disso, alguns empreendedores não sabem ao certo como proceder para calcular um valor justo e viável.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Criamos este post para ajudar, indicando diferentes opções de cálculos de comissão para colaboradores e ensinando o que deve ser feito para avaliar os resultados. Continue a leitura!
Defina o tipo de comissão para funcionários
Para delimitar a comissão para funcionários, o primeiro passo consiste em definir o cálculo, ou seja, qual o indicador mais relevante. O montante pode variar conforme a margem de lucro ou o faturamento ou ainda ser um percentual fixo, por exemplo.
Vale ressaltar que não existe uma maneira ideal de calcular. Tudo muda de acordo com cada empresa, por isso é preciso avaliar individualmente. Para acertar na escolha, conheça a seguir como funcionam os principais indicadores.
Percentual ou valor fixo
O cálculo do percentual ou valor fixo, como o nome já diz, não varia. Nesse caso, o funcionário recebe uma porcentagem ou um montante preestabelecido toda vez que atende um cliente.
Por exemplo: se o valor estipulado é 10 reais por cliente e o colaborador atende 12 pessoas durante um dia, o comissionamento é de 120 reais ao final do expediente.
Margem de lucro
A comissão baseada na margem de lucro é uma proposta interessante para empresas que estão começando, visto que o valor repassado aos funcionários varia conforme o lucro.
Ou seja, se em determinado mês o salão não obtiver lucro, a empresa não precisa ter uma despesa maior com o comissionamento dos colaboradores.
Em contrapartida, em meses bons os funcionários podem ganhar uma comissão maior do que a de um percentual fixo, por exemplo. Sendo assim, esse tipo de cálculo de comissão figura como um dos mais comuns.
Crie uma planilha
Depois de aprender a calcular a comissão, é necessário saber como controlar esse cálculo. O mais indicado é automatizá-lo, evitando uma nova conta sempre que um cliente recebe atendimento no salão.
Por isso, sugerimos que seja feita uma planilha simples no Excel ou em algum outro programa que tenha a mesma finalidade.
Se o cálculo do comissionamento é fixo, coloque a data, o nome do funcionário, o tipo de serviço prestado (hidratação, corte de cabelo, tintura, relaxamento capilar, unhas etc) e o valor total recebido. A partir daí, adicione uma fórmula para que o comissionamento seja calculado de modo automático.
Caso o cálculo considere a margem de lucro, deve-se investir em um bom fluxo de caixa, com todas as receitas e despesas mensais. Deixe uma fórmula pronta para definir a porcentagem de acordo com o lucro mensal do salão.
Faça relatórios frequentes
Com os dados alimentados na planilha, você consegue criar relatórios frequentes. Essa ação é importante porque, dependendo do resultado, é possível aprimorar as vendas e as formas de cálculo de comissionamento sempre que necessário.
Pensar em uma forma de comissionamento para funcionários do salão é essencial para quem busca aumentar as vendas e criar um bom ambiente de trabalho, com colaboradores felizes e motivados. Afinal, não há nada melhor do que empresa e funcionários crescendo juntos, verdade?
Agora que já sabe como calcular a comissão para funcionários do salão, deixe um comentário no post: conte suas experiências ou tire qualquer dúvida!