Pular para o conteúdo
  • HOME
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • CONTATOS
Menu
  • HOME
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • CONTATOS
site volk do brasil
Facebook Instagram

Biossegurança na estética: legislação e cuidados para clientes e profissionais

  • Protection for Beauty
  • novembro 23, 2020

O trabalho realizado pelos profissionais esteticistas pode parecer simples e seguro à primeira vista. No entanto, assim como ocorre em qualquer outro ofício, esse é um campo que oferece alguns riscos. Por conta disso, a adoção de condutas de biossegurança na estética se torna indispensável para a saúde, higiene e proteção de quem atua e usufrui desse setor.

A biossegurança no ramo estético está ligada à ideia de prevenção de doenças ou contaminações no ambiente de trabalho, tendo como principal objetivo a adoção de determinadas medidas para eliminar os riscos à saúde e ao bem-estar. A importância dessas práticas de cuidado ficou ainda mais evidente após a pandemia de COVID-19, visto que a doença tem um alto potencial de contágio.

Devido à relevância cada vez maior desse tema, tanto para profissionais da área como para clientes, elaboramos o texto a seguir com as principais informações e dicas para manter a qualidade e segurança dos procedimentos estéticos. Com essas informações você garantirá que seu estabelecimento seja um local seguro e com propriedade para oferecer um serviço adequado a todos. Confira!

Saiba o que é biossegurança na estética

Antes de mais nada, é importante compreender o que é a biossegurança na estética e de que forma ela se aplica ao ambiente de um salão. De maneira geral, ela é o conjunto de instrumentos e procedimentos para garantir a saúde e higiene no ambiente de trabalho. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o conceito significa “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio amente.”

Ou seja, a biossegurança diz respeito a um conjunto de condutas e ferramentas que devem ser respeitadas e utilizadas em determinados ambientes para garantir boas condições sanitárias para quem promove o serviço e utiliza dele. Para estar de acordo com os procedimentos de segurança é preciso manter atenção a algumas questões que trataremos a seguir.

Entenda a diferença entre EPC e EPI

Como o próprio nome indica, os equipamentos de proteção coletiva (EPC) são aqueles que garantem a segurança e a proteção de todos. Muitas vezes, podem ser dispositivos coletivos que envolvem inclusive os clientes, mas, em regra, são compartilhados pelo grupo, tais como chuveiros de segurança ou kit de primeiros socorros.

Já os EPIs (equipamento de proteção individual), por outro lado, são os acessórios ou instrumentos utilizados exclusivamente pelo trabalhador, com o objetivo de protegê-lo contra possíveis riscos à sua saúde ou, ainda, diminuir as consequências de um acidente de trabalho ou procedimento mal feito. Apesar das diferenças entre os dois tipos de dispositivo, ambos são de suma importância para garantir a biossegurança na estética e em outros ambientes de trabalho.

Conheça os principais equipamentos de proteção coletiva (EPC)

Exaustor

Mesmo que o profissional da estética tenha todos os cuidados necessários ao lidar com substâncias químicas utilizadas para fazer alisamentos, tratamentos e coloração, por exemplo, ainda assim os compostos podem espalhar rapidamente pelo ar. É necessário tomar cuidado com essas situações, pois muitas vezes esses produtos são potencialmente tóxicos.

Nesses casos, o exaustor é uma opção viável de EPC para que não aconteçam contaminações ou alergias, que podem atingir os olhos, pele e sistema respiratório. Trata-se de um dispositivo que tem o objetivo de fazer a troca do ar interno com o externo. Ao fazer isso, ele reduz as possibilidades de que o ar acumule partículas de substâncias químicas prejudiciais.

Kit de primeiros socorros

Acidentes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, portanto, ter isso em mente é parte indispensável da biossegurança na área da estética — já que no ambiente podem ocorrer cortes, queimaduras, intoxicações, entre outras coisas. Por essa razão, o kit de primeiros socorros deve estar sempre por perto.

Essa é uma das ferramentas fundamentais de proteção coletiva, uma vez que auxilia não apenas na resolução de situações menos graves, como garante também a prestação de ajuda até a chegada de socorro nos casos mais sérios.

Extintor

Para garantir a biossegurança na estética é preciso levar em conta também as possibilidades de incêndios. Independentemente do motivo pelo qual eles podem acontecer, os incêndios costumam ter um impacto devastador.

O chuveiro de segurança — ou extintor, como é popularmente conhecido — é um dos mais importantes equipamentos de proteção coletiva que deve fazer parte dos estabelecimentos de estética e demais áreas de atuação.

Conheça os principais equipamentos de proteção individual e outros produtos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são “dispositivos de uso individual, destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho”, segundo o Ministério do Trabalho. Ou seja, qualquer ambiente de trabalho que ofereça algum risco para o profissional deve exigir o uso dos EPIs, como os citados abaixo.

Luvas

LUVA LÁTEX DESCARTÁVEL - PROTECTION FOR BEAUTY

A exposição direta ou indireta a sangue, secreções, excreções ou objetos visivelmente contaminados com fluidos corporais pode ser evitada pelo uso das luvas. Elas devem ser utilizadas em todos os procedimentos, sendo devidamente descartadas ao final de cada um deles. É importante notar que a utilização de luva não dispensa a lavagem ou higienização das mãos. Além disso, elas precisam ser calçadas de maneira a sobrepor os punhos do jaleco, pois uma vez colocadas não devem tocar em outros objetos.

Touca

TOUCA TNT - PROTECTION FOR BEAUTY

O emprego da touca pelo profissional previne a contaminação cruzada de microrganismos presentes no cabelo. A utilização desse EPI também é importante como forma de proteção contra uma possível contaminação por secreções que possam ocorrer ao longo do procedimento estético a ser realizado.

Jaleco

Esse é um dos EPIs mais comuns, o mais usual é o de cor branca, mangas longas e punhos. Existem aventais descartáveis para profissionais, porém, não são muito usados. Os jalecos de tecidos devem ser lavados e trocados diariamente, e seu uso deve ocorrer somente nos espaços de atendimento, tais como sala, cabine e consultório. É importante evitar a exposição desse acessório fora dos locais permitidos.

Toalhas

As toalhas usadas no momento da lavagem e do corte de cabelos também podem transmitir doenças, como micoses e dermatites. Dessa forma, é importante que elas estejam sempre limpas e esterilizadas. Além disso, devem ser de uso exclusivo e individual, sendo obrigatoriamente trocadas a cada cliente.

Óculos

ÓCULOS DE SOBREPOSIÇÃO - PROTECTION FOR BEAUTY

Os óculos são importantes equipamentos de proteção, pois fornecem uma barreira aos olhos dos profissionais, principalmente no momento de extração, quando não se utiliza a lupa. Dessa forma, eles evitam, por exemplo, que sangue, exsudatos (pus ou secreções como saliva), atinjam a região dos olhos durante o atendimento. Visto que os olhos são áreas de fácil contaminação, apresentando menor proteção do que a pele, essa região merece uma maior proteção.

Máscara

MASCARA TNT - PROTECTION FOR BEAUTY

Ambientes que ofereçam o risco de inalação de vapores ou gases químicos — como os salões de beleza que trabalham com tinturas, alisamentos e químicas em geral — devem oferecer máscaras de proteção. Áreas de mucosas, como boca e nariz, podem ser contaminadas facilmente, por isso, além da utilização constante, é necessário que as máscaras sejam descartadas ou trocadas periodicamente.

Manual de rotinas e procedimentos

Para garantir que todos os profissionais fiquem por dentro do passo a passo de suas atividades e uso dos EPCs e EPIs, é recomendado que todo estabelecimento disponibilize um manual de rotinas e procedimentos. Esse tipo de material fornece um roteiro que descreve cada serviço prestado, dando recomendações para cada atividade executada, abordando as rotinas de procedimento, cuidados com as ferramentas no dia a dia e treinamentos de como realizar a higienização adequada.

Invista em organização e limpeza

Outro ponto que merece destaque para a biossegurança nos estabelecimentos de beleza é a limpeza e esterilização do ambiente. Essas atividades precisam ser realizadas rotineiramente, intercalando os produtos aplicados para que os microrganismos não se proliferem e desenvolvam resistência.

LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO - PROTECTION FOR BEAUTY

Nesse sentido, cada estabelecimento deve elaborar e implantar seu próprio plano de limpeza e desinfecção, adequando os processos e produtos químicos ao cotidiano e atividade do estabelecimento. É válido lembrar que todo estabelecimento deve respeitar e se adequar à legislação pertinente. A seguir, listamos algumas regras sanitárias necessárias para manter o ambiente protegido e seguro. Confira:

  • ter paredes e pisos lisos e impermeáveis para não acumulação de microrganismos, poeira ou resquícios de secreções;
  • ter lixeira de pedal com saco plástico para descarte de material contaminado, lavatório com sabonete líquido e papel toalha;
  • maca impermeável de fácil esterilização;
  • mobiliário com superfície lisa e lavável, para acomodar os materiais;
  • utilizar instrumentos esterilizados ou descartáveis;
  • ter um bom fornecedor que ofereça materiais de qualidade.

Ofereça proteção e profissionalismo

Muitas pessoas mudaram seus pensamentos sobre procedimentos estéticos. Devido ao grande número de informação disponível, é cada vez mais comum a procura por conteúdos sobre determinado assunto e serviços antes que seja feita a decisão de um fazer um certo investimento ou, então, a visita a um estabelecimento estético.

Dessa forma, demonstrar profissionalismo — não apenas no serviço técnico prestado, mas também observando os cuidados pertinentes à legislação específica que envolve segurança — é um fator importante na hora de garantir a preferência dos clientes. Nesse sentido, é necessário oferecer proteção e seriedade, consequentemente, apresentando credibilidade ao cliente, o que facilita a fidelização de sua clientela.

Essa realidade ficou ainda mais evidente com a pandemia de COVID-19. Já que a doença se propaga muito facilmente, principalmente ao entrar em contato com as mucosas, os estabelecimentos de beleza, em especial os salões de beleza, precisam ficar ainda mais cuidadosos com os procedimentos de segurança e higiene. Cada cliente precisa ser tratado com cuidado e seguindo todas as medidas de segurança. Fazendo isso o estabelecimento demonstra, além de credibilidade e respeito à legislação, zelo e carinho com sua clientela.

ORGANIZAÇÃO E PROFISSIONALISMO - PROTECTION FOR BEAUTY.

Investir na biossegurança e nos cuidados de clientes e profissionais mostra que você respeita o seu consumidor, preocupa-se e tem um compromisso verdadeiro com a saúde e o bem-estar de todos. Esse, além de ser um posicionamento ético e sério, é também um aspecto favorável dentro do mercado. Investir na segurança dos serviços prestados é um importante diferencial para quem procura estabelecer uma posição de referência em um ambiente tão competitivo.

Como você pode perceber, a biossegurança na estética é um assunto delicado e que fica cada vez mais importante. É fundamental seguir à risca os procedimentos adotados pela legislação para evitar problemas e atuar com profissionalismo. Por meio das dicas e informações que trabalhamos neste texto, você tem todas as ferramentas para fazer de seu ambiente de trabalho um local seguro e adequado para seus colaboradores e clientes. Lembre-se que a qualidade no serviço também está relacionada à qualidade do ambiente.

Você conhecia essas informações sobre a biossegurança no ramo estético? Quer ficar por dentro de mais informações de qualidade sobre esse universo? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Mais posts como este

Artigos

Luva de vinil com amido: tire as suas dúvidas sobre o produto!

O Equipamento de Proteção Individual, também chamado EPI, é um item que garante a segurança do trabalhador, evitando riscos ocupacionais na empresa e melhorando a

Protection for Beauty 23/11/2020
Artigos

O que não pode faltar em um salão de beleza de sucesso?

O setor de beleza está em constante crescimento, sendo impulsionado pela crescente demanda por serviços estéticos e pela busca incessante por inovação. Nesse cenário, para

Protection for Beauty 23/11/2020

Posts recentes

  • Luva de vinil com amido: tire as suas dúvidas sobre o produto!
  • O que não pode faltar em um salão de beleza de sucesso?
  • Capacitação da equipe no salão: 6 formas de se manter atualizado
  • 5 cuidados ao manipular produtos químicos no salão de beleza
  • Como fazer o uso de EPIs corretamente? Descubra!

Copyright © 2021 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil